/

“Em vez de marcharem contra as armas, jovens devem aprender primeiros-socorros”

gageskidmore / Flickr

Ex-senador Rick Santorum

Rick Santorum, antigo membro do senado norte-americano e candidato presidencial, criticou os participantes das marchas contra a lei das armas nos EUA, ‘March for our Lives’.

Durante um programa de debate da CNN, Rick Santorum criticou quem participou nas marchas deste sábado, em várias cidades dos EUA. Entre os participantes, havia vários jovens que diziam ter medo de ir a escola, por não saberem se seriam vítimas de um tiroteio.

O ex-senador republicano e candidato à nomeação do partido às últimas presidenciais, afirmou que em vez de marcharem contra a legislação sobre o porte de armas, os jovens deviam aprender primeiros-socorros e técnicas de reanimação.

“E porque é que estes miúdos, em vez de esperarem que venha outra pessoa resolver o seu problema, não têm a iniciativa de, por exemplo, fazer cursos de primeiros-socorros e aprender técnicas de reanimação, para saber responder melhor a situações em que exista um atirador violento”, questionou Santorum, citado pelo Observador.

Rick Santorum referiu ainda que os protestantes querem aplicar “leis de treta” que nunca irão dar resultado, acrescentando que estas manifestações, como a ‘March for our Lives’, são um mau exemplo de pessoas que “se mobilizam para pedir a alguém que aprove uma lei”.

“Porque é que não se mobilizam para perguntar: ‘como é que eu, enquanto indivíduo, posso lidar com este problema?’, questionou no programa da CNN.

Esta intervenção do ex-senador gerou polémica nas redes sociais. Eugene Gu, um médico cirurgião, também se pronunciou no Twitter, afirmando que “ver Rick Santorum a dizer aos jovens para se calarem e tirarem cursos de reanimação é, simplesmente, inconsciente”.

A onda de protesto nacional surgiu após o massacre de 14 de fevereiro, quando 17 pessoas foram mortas num liceu na Florida. De acordo com os dados da Everytown for Gun Safety, foram registados, desde o início do ano, 33 incidentes com armas em centros educativos nos Estados Unidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.