Jovem saudita detido por se manifestar aos 10 anos poupado à pena de morte

(dr) Murtaja Qureiris

Murtaja Qureiris

 

O jovem de 18 anos Murtaja Qureiris que havia sido condenado à pena de morte na Arábia Saudita foi poupado à execução e acabou por ser sentenciado a 12 anos de prisão.

O caso é revelado pela CNN que conta que o adolescente foi preso aos treze anos por motivos políticos. Deverá ser libertado em 2022 porque já cumpriu uma parte da pena e ficará provavelmente ainda com três anos de liberdade condicional. Desde que o canal norte-americano revelou este caso tem havido grande pressão internacional sobre o governo saudita para evitar a pena de morte.

Qureiris tinha dez anos quando cometeu um dos crimes de que é acusado. O caso é relativo a 2011, quando Murtaja Qureiris, juntamente com mais um grupo de crianças, andava pelas ruas de uma cidade saudita de bicicleta. Poderia parecer uma mera brincadeira de crianças, mas tudo mudou quando Murtaja pegou num megafone e gritou “As pessoas exigem direitos humanos!“.

Murtaja também é acusado de juntamente com o seu irmão ter incendiado um quartel da polícia de Awamiya ao arremessar um cocktail Molotov. A idade de responsabilidade criminal na Arábia Saudita não é clara, mas em 2006, o país defende que não executa pessoas que tenham cometido crimes abaixo da idade de 12 anos. Também o acusam de ter participado no funeral do irmão, que se transformou num comício contra o governo.

Murtaja foi julgado pelo Ministério Público, que o acusa de “pertencer a um grupo terrorista extremista”. Além disso, querem que seja executado da maneira mais penosa possível, que pode incluir crucificação e até mesmo desmembramento depois da execução.

O jovem sempre negou as acusações de que foi alvo e alega que as confissões, nas quais se baseia o Ministério Público, foram obtidas sob coação. Quando foi detido há cinco anos, Qureiris foi considerado como o mais jovem preso político do país. Nada fazia prever que aos 18 anos de idade enfrentasse pena de morte e corresse o risco de ser executado.

A Arábia Saudita é um dos países com uma das maiores taxas de execução e é frequentemente criticada por executar pessoas que eram menores de idade na altura em que cometeram os crimes. O país executou 37 pessoas em abril.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.