Jovem raptado há 11 anos reencontra a família graças ao Google Maps

Um adolescente indonésio, de 17 anos, reencontrou-se com a família graças ao Google Maps, 11 anos depois de ter sido raptado.

Ervan Wahyu Anjasworo, da localidade de Sragen, na ilha indonésia de Java, estava a frequentar um curso num centro de reabilitação para menores quando decidiu “passear” no Google Maps para tentar encontrar o mercado onde a sua avó o tinha levado quando era criança, conta o canal estatal russo RT.

O jovem, de 17 anos, começou por procurar a cidade de Surakarta e, de seguida, procurou todos os mercados daquela zona, um por um, até encontrar um mercado tradicional em Sragen que lhe lembrava o da sua infância.

O adolescente deu a morada a um assistente social, que contactou os serviços sociais de Sragen, que conseguiram localizar os seus familiares. Uns dias depois, Ervan recebeu uma encomenda com fotografias dele e da sua família.

Ervan foi levado a Sragen, onde se reencontrou finalmente com a sua família, que já não via há mais de uma década. O indonésio foi raptado, quando tinha cinco anos, por um artista de rua que o obrigou a andar com ele.

Durante cerca de dois anos, o rapaz viveu nas ruas de diferentes cidades do país, até que, um dia, o seu sequestrador o abandonou quando, ao ouvir sirenes da polícia, fugiu com medo.

O jovem acabou por ser transferido para um centro para mulheres e crianças. Daí, foi mais tarde redirecionado para um internato islâmico, onde viveu durante oito anos antes de se reunir outra vez com a família.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …

Estudo revela: adeptos no estádio fazem diferença nos resultados e... nos árbitros

A vantagem de jogar em casa caiu significativamente durante o confinamento. E até os árbitros alteraram os seus comportamentos. "Animal Spirits in the Beautiful Game - Testing social pressure in professional football during the COVID-19 lockdown" …

Toupeiras fêmeas desenvolvem testículos para lutar pela sobrevivência subterrânea

A evolução concedeu à toupeira fêmea uma dose de "fúria por esteróides" para a ajudar a lutar pela sobrevivência subterrânea, colocando alguns testículos nos ovários – um exemplo único de anatomia chamado ovotestis. "O desenvolvimento sexual …

"A situação está caótica": Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse esta terça-feira a administração daquela unidade, sem precisar o número de casos. "Tal como em …