Jovem “possuída” queimada em fogueira choca Nicarágua

(dr) Canal 4 Nicaragua

Vilma Trujillo esteve internada em estado grave durante vários dias, antes de morrer

Vilma Trujillo esteve internada em estado grave durante vários dias, antes de morrer

Uma “revelação divina” fez com que uma mulher de 25 anos fosse amarrada e queimada viva numa fogueira, na Nicarágua, para ser “curada” numa suposta tentativa de exorcismo.

Vilma Trujillo, que sofreu queimaduras em 80% do corpo, não resistiu e morreu na terça-feira, depois de uma semana de agonia.

A morte da jovem comoveu a Nicarágua. De acordo com as autoridades, a mulher terá sido levada para “uma oração de cura” no dia 15 de fevereiro, na igreja evangélica Visão Celestial das Assembleias de Deus, em El Cortezal, no noroeste do país.

A mulher teve os pés e mãos amarrados e ficou sob a supervisão do pastor da igreja, identificado pelas autoridades locais como Juan Gregorio Rocha – um homem que a Assembleia de Deus nega reconhecer como pastor.

Seis dias depois, no dia 21 de fevereiro, depois da meia-noite, Trujillo foi queimada na fogueira. A jovem sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus em 80% do corpo e, apesar de ter sido levada para um hospital em Manágua, acabou por falecer.

Segundo a Polícia Nacional, a diaconisa da igreja, Esneyda del Socorro Orozco, tinha dito que “por revelação divina, deveria ser feita uma fogueira no pátio do templo para curar a vítima através do fogo”.

O marido da vítima, Reynaldo Peralta, afirmou que Vilma Trujillo, mãe de duas crianças, foi levada à força por pessoas que a acusavam de ter tentado atacar pessoas com uma faca.

Ela tomava um remédio oferecido por um homem que, pelo que fiquei a saber agora pela família dela, a tinha violado. Desde que começou a tomar o remédio, ela mudou”, disse o marido ao jornal “La Prensa”.

Gregorio Rocha, o pastor da igreja, afirmou ao mesmo jornal que a mulher caiu no fogo quando “o espírito do demónio saiu do corpo dela”, e nega que alguém a tenha empurrado.

Já foram detidas cinco pessoas, por suspeita de terem participado do crime, entre elas o pastor Gregório Rocha e a diaconisa Esneyda Orozco.

A morte de Vilma Trujillo gerou polémica na Nicarágua, onde a proporção de católicos está a diminuir há 20 anos – hoje são menos de 50% da população, enquanto que os evangélicos chegam a quase 40%.

O porta-voz da Comissão de Direitos Humanos da Nicarágua, Pablo Cuevas, pediu ao governo um controlo mais firme dos grupos religiosos no país.

“É impressionante que, neste momento, isso aconteça. As autoridades têm de avaliar diferentes denominações e religiões. Não podemos deixar que aconteçam coisas como esta”, afirmou Cuevas.

A vice-presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, lamentou a morte da jovem e disse que o episódio é “condenável”.

“É realmente lamentável, uma irmã a ser martirizada pelos membros da sua comunidade. É algo que não pode e não se deve repetir”, concluiu Murillo.

ZAP // Rede GNI

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sismo de magnitude 5 atinge a cidade de Atenas

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Tribunal de Contas deteta falta de controlo na gestão de donativos de Pedrógão Grande

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …

Bloco defende fim das propinas na próxima legislatura

O Bloco de Esquerda vai propor o fim das propinas durante a próxima legislatura, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, que defendeu também o financiamento plurianual para as universidades. “O …