Xiaomi

Xiaomi YU7
Em apenas 3 minutos após o seu lançamento, esta quinta-feira, em Pequim, o novo YU7 da Xiaomi recebeu mais de 200 mil encomendas, revelou a empresa. Com um preço na ordem dos 32.600 euos, o elétrico da marca chinesa tem como objetivo competir com o Model Y da Tesla.
A Xiaomi lançou esta quinta-feira o seu novo elétrico YU7, ligeiramente mais barato que o Model Y da Tesla — que já atraiu centenas de milhares de compradores.
Numa publicação no Weibo, a fabricante chinesa de smartphones e veículos elétricos revelou ter recebido mais de 200.000 encomendas do veículo em apenas três minutos após o seu lançamento.
Segundo o Business Insider, uma hora após o início das vendas, havia já mais de 289.000 encomendas para o novo modelo Xiaomi.
Com um preço que começa nos 32.600 euros e autonomias entre os 750 km e os 835 km, o YU7 é um concorrente do Model Y da Tesla , o SUV mais popular na China, cujo preço base ronda os 34.200 euros.
Durante o evento de lançamento, o fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun, fez repetidas críticas à Tesla, nota o Insider.
“A Tesla disse antes: ‘vá lá, comparem‘, e nós na Xiaomi simplesmente não aceitamos a derrota. Hoje aceitamos oficialmente o convite da Tesla para comparar”, disse Lei.
Na sexta-feira, as ações da Xiaomi subiram 8% para um máximo histórico na bolsa de Hong Kong, após a forte procura de encomendas. A cotação da marca chinesa terminou o dia com uma subida de cerca de 3,6% para quase 59 dólares.
“O YU7 parece estar a vender-se como pãezinhos quentes, apesar do preço ligeiramente mais alto do que o estimado”, nota o analista Edison Lee, citado pelo Insider. “O preço do YU7 está ligeiramente abaixo do Tesla Model Y, mas oferece especificações/desempenho muito melhores“.
“O Model Y é o principal alvo do YU7, e assim é de esperar que o YU7 seja capaz de tirar quota de mercado ao Model Y”, conclui o analista.
As fabricantes chinesas, incluindo a Xiaomi, a BYD (a maior empresa de veículos elétricos do mundo por volume de vendas), a Nio e a Xpeng, têm vindo a baixar os os preços e a ganhar quota de mercado na China e Europa.
O YU7 é o segundo carro da Xiaomi desde que a empresa entrou no setor dos elétricos, no ano passado, com o seu SU7 — que, na altura do seu lançamento, fez também um brilharete: 50 mil vendas em 27 minutos.
Com um preço abaixo do Model 3, o SU7 vendeu an China, todos os meses, desde dezembro, mais do que o modelo da Tesla.