/

Jovem de 18 anos morre em despiste de autocarro em Portalegre

Nuno Veiga / Lusa

Um jovem de 18 anos morreu, este domingo, num despiste de autocarro no IP2, no concelho de Nisa, Portalegre. O acidente provocou ainda 29 feridos ligeiros.

O autocarro, que pertence à empresa Turicorvo, transportava, além do motorista, 48 passageiros, sobretudo jovens entre os 18 e os 23 anos provenientes da Covilhã e de Belmonte, que estavam a regressar de uma viagem de finalistas.

O despiste ocorreu no Itinerário Principal 2 (IP2), entre o nó de Arez e a Barragem de Fratel, no concelho de Nisa, e provocou a morte a um rapaz de 18 anos, residente em Tortosendo, concelho da Covilhã.

Inicialmente, as autoridades referiram ainda quatro feridos graves e 29 ligeiros que, na sua maioria, foram transferidos para o Hospital de Abrantes. No entanto, segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, que se deslocou até esta unidade hospitalar para acompanhar a situação, não há feridos graves.

Os restantes 15 ocupantes “foram transportados para Nisa para serem acolhidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e foram deslocados em autocarro”, precisou o comandante distrital de operações de socorro de Portalegre da Proteção Civil, Rui Conchinha.

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre disse à Lusa que o motorista da viatura é um dos feridos ligeiros. A mesma fonte acrescentou que foi, entretanto, ativada uma equipa de apoio psicossocial para prestar apoio às vítimas e seus familiares.

De acordo com a página oficial da Proteção Civil, o acidente ocorreu pelas 17h56, na freguesia de Arez e Amieira do Tejo, concelho de Nisa, e no local estiveram 41 veículos, 99 operacionais e um meio aéreo.

O IP2 foi cortado nos dois sentidos e, segundo fonte da GNR de Portalegre, o acidente está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação de Crimes de Acidentes de Viação da GNR (NICAV).

Segundo Rui Conchinha, o acidente ocorreu numa estrada “sempre perigosa e numa zona já com muita sinistralidade”. “Com condições adversas, com muita chuva”, descreveu.

A secretária de Estado da Saúde, Rosa Matos, esteve no local do acidente e o

O Presidente da República, que se encontra em França, já lamentou “profundamente o acidente de autocarro com jovens estudantes ocorrido perto de Nisa”, dizendo-se “desolado”.

Numa mensagem publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa enviou “as mais sinceras condolências à família enlutada e aos amigos do jovem tão tragicamente desaparecido”, desejando “rápida recuperação a todos os feridos”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.