Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Tiago Petinga / Lusa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira.

A mulher, de 23 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira no seguimento de um tiroteio em São João da Madeira. A jovem foi atingida durante a operação policial naquela cidade do distrito de Aveiro, onde os moradores se têm queixado de vários assaltos a carros.

O incidente foi dado a conhecer pela própria PSP, numa nota enviada às redações que dá conta de que a equipa de agentes estava a investigar a “existência de vários furtos em viaturas num local concreto da cidade” e por volta da meia-noite, na zona da Avenida do Vale, deparou-se com “uma viatura suspeita a circular na área de ocorrência dos furtos, com as luzes desligadas, parando junto dos veículos estacionados”.

A dada altura, “foi audível o ruído correspondente à quebra de um vidro de uma viatura” estacionada e, como tal, “os polícias abordaram os ocupantes“. Terá sido no seguimento desta abordagem que surgiram os disparos “em circunstâncias que serão apuradas”, ainda antes dos suspeitos fugiram do local na viatura.

Ao Observador, fonte oficial disse que os disparos terão ocorrido quando os alegados assaltantes começaram fugir da polícia, tentando atropelar dois agentes da PSP. Na sequência dessas duas tentativas, foram efetuados “vários disparos” por parte dos agentes policiais.

Segundo a fonte policial, os disparos foram feitos para os pneus do carro e a bala que atingiu a jovem terá feito ricochete.

De acordo com o Público, os três polícias suspeitos de terem baleado mortalmente a jovem de 23 anos vão alegar que dispararam as armas de serviço em legítima defesa.

A jovem deu entrada no Hospital de São João da Madeira com ferimentos provocados por uma arma de fogo. Pouco depois, terá entrado em paragem respiratória e terá sido essa a causa da morte.

Ao Observador, fonte da PSP disse que o condutor, que seria namorado da mulher, a abandonou à porta do hospital após o tiroteio e fugiu de seguida.

A Polícia Judiciária e a Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) estão a investigar o caso, sendo que dois inspetores da Inspeção da PSP já estão a conduzir uma análise e avaliação inicial. A mesma polícia já instaurou também um inquérito de âmbito disciplinar.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. …esta “malta” continua a achar que pode roubar e arriscar de forma impune, porque as consequências são sempre graves para os agentes envolvidos.
    O facto da moça não ser de raça negra ou pertencer a alguma minoria étnica já deve dar alguma esperança em que exista algum bom senso na justiça e na (des)opinião publica no julgamento deste caso.

RESPONDER

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …

Beber chá e falar sobre o fim da vida. Nem a pandemia acabou com os Cafés da Morte

Os Cafés da Morte são locais especialmente criados para beber chá, comer bolos e falar sobre o fim da vida. Porém, com a pandemia e a morte a ocupar os pensamentos de todos, será que …

Privados sem disponibilidade para receber doentes covid em Lisboa

Os hospitais privados da região de Lisboa e Vale do Tejo garantem não ter disponibilidade para receber doentes covid do Serviço Nacional de Saúde. Em causa estariam entre 20 a 30 camas que poderiam vir …