Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Tiago Petinga / Lusa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira.

A mulher, de 23 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira no seguimento de um tiroteio em São João da Madeira. A jovem foi atingida durante a operação policial naquela cidade do distrito de Aveiro, onde os moradores se têm queixado de vários assaltos a carros.

O incidente foi dado a conhecer pela própria PSP, numa nota enviada às redações que dá conta de que a equipa de agentes estava a investigar a “existência de vários furtos em viaturas num local concreto da cidade” e por volta da meia-noite, na zona da Avenida do Vale, deparou-se com “uma viatura suspeita a circular na área de ocorrência dos furtos, com as luzes desligadas, parando junto dos veículos estacionados”.

A dada altura, “foi audível o ruído correspondente à quebra de um vidro de uma viatura” estacionada e, como tal, “os polícias abordaram os ocupantes“. Terá sido no seguimento desta abordagem que surgiram os disparos “em circunstâncias que serão apuradas”, ainda antes dos suspeitos fugiram do local na viatura.

Ao Observador, fonte oficial disse que os disparos terão ocorrido quando os alegados assaltantes começaram fugir da polícia, tentando atropelar dois agentes da PSP. Na sequência dessas duas tentativas, foram efetuados “vários disparos” por parte dos agentes policiais.

Segundo a fonte policial, os disparos foram feitos para os pneus do carro e a bala que atingiu a jovem terá feito ricochete.

De acordo com o Público, os três polícias suspeitos de terem baleado mortalmente a jovem de 23 anos vão alegar que dispararam as armas de serviço em legítima defesa.

A jovem deu entrada no Hospital de São João da Madeira com ferimentos provocados por uma arma de fogo. Pouco depois, terá entrado em paragem respiratória e terá sido essa a causa da morte.

Ao Observador, fonte da PSP disse que o condutor, que seria namorado da mulher, a abandonou à porta do hospital após o tiroteio e fugiu de seguida.

A Polícia Judiciária e a Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) estão a investigar o caso, sendo que dois inspetores da Inspeção da PSP já estão a conduzir uma análise e avaliação inicial. A mesma polícia já instaurou também um inquérito de âmbito disciplinar.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. …esta “malta” continua a achar que pode roubar e arriscar de forma impune, porque as consequências são sempre graves para os agentes envolvidos.
    O facto da moça não ser de raça negra ou pertencer a alguma minoria étnica já deve dar alguma esperança em que exista algum bom senso na justiça e na (des)opinião publica no julgamento deste caso.

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …