Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Tiago Petinga / Lusa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira.

A mulher, de 23 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira no seguimento de um tiroteio em São João da Madeira. A jovem foi atingida durante a operação policial naquela cidade do distrito de Aveiro, onde os moradores se têm queixado de vários assaltos a carros.

O incidente foi dado a conhecer pela própria PSP, numa nota enviada às redações que dá conta de que a equipa de agentes estava a investigar a “existência de vários furtos em viaturas num local concreto da cidade” e por volta da meia-noite, na zona da Avenida do Vale, deparou-se com “uma viatura suspeita a circular na área de ocorrência dos furtos, com as luzes desligadas, parando junto dos veículos estacionados”.

A dada altura, “foi audível o ruído correspondente à quebra de um vidro de uma viatura” estacionada e, como tal, “os polícias abordaram os ocupantes“. Terá sido no seguimento desta abordagem que surgiram os disparos “em circunstâncias que serão apuradas”, ainda antes dos suspeitos fugiram do local na viatura.

Ao Observador, fonte oficial disse que os disparos terão ocorrido quando os alegados assaltantes começaram fugir da polícia, tentando atropelar dois agentes da PSP. Na sequência dessas duas tentativas, foram efetuados “vários disparos” por parte dos agentes policiais.

Segundo a fonte policial, os disparos foram feitos para os pneus do carro e a bala que atingiu a jovem terá feito ricochete.

De acordo com o Público, os três polícias suspeitos de terem baleado mortalmente a jovem de 23 anos vão alegar que dispararam as armas de serviço em legítima defesa.

A jovem deu entrada no Hospital de São João da Madeira com ferimentos provocados por uma arma de fogo. Pouco depois, terá entrado em paragem respiratória e terá sido essa a causa da morte.

Ao Observador, fonte da PSP disse que o condutor, que seria namorado da mulher, a abandonou à porta do hospital após o tiroteio e fugiu de seguida.

A Polícia Judiciária e a Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) estão a investigar o caso, sendo que dois inspetores da Inspeção da PSP já estão a conduzir uma análise e avaliação inicial. A mesma polícia já instaurou também um inquérito de âmbito disciplinar.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. …esta “malta” continua a achar que pode roubar e arriscar de forma impune, porque as consequências são sempre graves para os agentes envolvidos.
    O facto da moça não ser de raça negra ou pertencer a alguma minoria étnica já deve dar alguma esperança em que exista algum bom senso na justiça e na (des)opinião publica no julgamento deste caso.

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …