Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Tiago Petinga / Lusa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira.

A mulher, de 23 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira no seguimento de um tiroteio em São João da Madeira. A jovem foi atingida durante a operação policial naquela cidade do distrito de Aveiro, onde os moradores se têm queixado de vários assaltos a carros.

O incidente foi dado a conhecer pela própria PSP, numa nota enviada às redações que dá conta de que a equipa de agentes estava a investigar a “existência de vários furtos em viaturas num local concreto da cidade” e por volta da meia-noite, na zona da Avenida do Vale, deparou-se com “uma viatura suspeita a circular na área de ocorrência dos furtos, com as luzes desligadas, parando junto dos veículos estacionados”.

A dada altura, “foi audível o ruído correspondente à quebra de um vidro de uma viatura” estacionada e, como tal, “os polícias abordaram os ocupantes“. Terá sido no seguimento desta abordagem que surgiram os disparos “em circunstâncias que serão apuradas”, ainda antes dos suspeitos fugiram do local na viatura.

Ao Observador, fonte oficial disse que os disparos terão ocorrido quando os alegados assaltantes começaram fugir da polícia, tentando atropelar dois agentes da PSP. Na sequência dessas duas tentativas, foram efetuados “vários disparos” por parte dos agentes policiais.

Segundo a fonte policial, os disparos foram feitos para os pneus do carro e a bala que atingiu a jovem terá feito ricochete.

De acordo com o Público, os três polícias suspeitos de terem baleado mortalmente a jovem de 23 anos vão alegar que dispararam as armas de serviço em legítima defesa.

A jovem deu entrada no Hospital de São João da Madeira com ferimentos provocados por uma arma de fogo. Pouco depois, terá entrado em paragem respiratória e terá sido essa a causa da morte.

Ao Observador, fonte da PSP disse que o condutor, que seria namorado da mulher, a abandonou à porta do hospital após o tiroteio e fugiu de seguida.

A Polícia Judiciária e a Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) estão a investigar o caso, sendo que dois inspetores da Inspeção da PSP já estão a conduzir uma análise e avaliação inicial. A mesma polícia já instaurou também um inquérito de âmbito disciplinar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. …esta “malta” continua a achar que pode roubar e arriscar de forma impune, porque as consequências são sempre graves para os agentes envolvidos.
    O facto da moça não ser de raça negra ou pertencer a alguma minoria étnica já deve dar alguma esperança em que exista algum bom senso na justiça e na (des)opinião publica no julgamento deste caso.

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …