Jovem detido por caçar Pokémons no interior de igreja na Rússia

(cv) Sokolovsky! / YouTube

-

Ruslan Sokolovksi detido pela polícia de Ekaterinboug, na Rússia

Um jovem foi detido na Rússia por ter entrado numa igreja ortodoxa para caçar Pokémons e colocado na internet um registo do ato em vídeo. Arrisca agora cinco anos de prisão, indicam as autoridades locais.

Acusado de apelar ao ódio, e por atentado à liberdade religiosa, o jovem de 20 anos, residente em Ekaterinboug, na região dos Montes Urais, vai estar detido por dois meses para um eventual processo judicial.

De acordo com as autoridades russas responsáveis pelo inquérito, no vídeo difundido em agosto na plataforma de filmes YouTube, com 500.000 visualizações, Ruslan Sokolovksi insurge-se contra a proibição de jogar Pokemon Go – jogo de realidade aumentada de grande sucesso mundial – em igrejas.

Quem vamos ofender só por estar a usar um smartphone numa igreja?”, interroga-se o jovem antes de se dirigir a uma das principais igrejas de Ekatérinboug.

Em seguida, surge dentro da igreja a procurar Pokémons durante um serviço religioso, e a caçar várias das criaturas virtuais multicoloridas, ao mesmo tempo que ironiza sobre a existência de Jesus, e faz passar em fundo uma música com falsas orações.

As autoridades revistaram a residência do jovem, e descobriram vários vídeos que apresentam “sinais de apelos ao ódio” e num deles “atentados à liberdade de consciência ou credo”.

Muitos dos vídeos são fortemente críticos do poder da igreja ortodoxa, defensora dos valores conservadores face à suposta perda de valores no Ocidente.

O advogado do jovem sustenta que as autoridades estão a exercer “pressão psicológica” e procuram fazer deste um caso “exemplar” para o futuro.

Oficialmente o jogo Pokemon Go não está disponível para ser usado na Rússia, mas muitos fãs conseguiram adquiri-lo por outros meios.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …

"Ou o Governo nos recebe ou levam-nos de ambulância ou caixão". Ljubomir e mais 8 em greve de fome

Nove elementos do movimento "A pão e a água" estão em greve de fome desde a passada sexta-feira, 27 de Novembro. São empresários da restauração e da animação nocturna, entre os quais se encontra o …

Bombeiros "em falência" exigem que Estado pague dívidas de 44 milhões de euros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, diz que as corporações de bombeiros estão "em falência técnica" e reclama ao Estado o pagamento de 44 milhões de euros em dívidas. A Liga dos …

Médico de Maradona investigado por suspeitas de homicídio por negligência

O médico de Diego Maradona está sob investigação por suspeitas de homicídio por negligência. Leopoldo Luque desmente e diz que não tem nada a esconder. A casa e o consultório do médico de Diego Maradona, em …

Sporting acusado de pagar mais por Mattheus Oliveira para influenciar resultado

A Procuradoria-Geral da República está a investigar a transferência de Mattheus Oliveira, do Estoril para o Sporting CP, em 2017. Há suspeitas de influência de resultados. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que esclarece …

BPP apresenta novas provas de alegado desvio de 11,6 milhões. João Rendeiro é um dos acusados

O Banco Privado Português alega que tem novas provas sobre como é que 11,6 milhões de euros do banco foram parar à esfera pessoal de João Rendeiro, Salvador Fezas Vital, António Guichard Alves e Fernando …