Jovem de 14 anos violada na Índia por ordem das autoridades

Chethan Cee / flickr

-

Uma jovem de 14 anos foi violada na Índia por ordem de um conselho local porque o seu irmão tinha abusado de outra mulher no Estado de Jharkhand, no leste do país, informou esta quarta-feira uma fonte policial.

Os factos ocorreram no passado domingo quando um homem violou uma mulher na localidade de Gulgulia Dhoram, algo que foi denunciado ao conselho local pela família da vítima, disse o comissário Virender Kumar.

O conselho – denominado “panchayat”, um sistema de justiça paralela – decidiu que a irmã do agressor fosse violada pelo marido da mulher agredida, de acordo com a fonte citada pela agência espanhola EFE.

A Polícia deteve o irmão da jovem violada, o marido da mulher agredida e o dirigente do conselho local.

Muitas localidades da Índia mantêm um sistema de conselhos rurais que fazem justiça nas costas da polícia e dos tribunais, e que reivindicam legitimidade paralela.

As suas decisões baseiam-se em tradições que são incompatíveis com a justiça indiana, como os “crimes de honra”, a proibição de matrimónios entre pessoas da mesma localidade ou sentenças de exílio.

As denúncias por violação na Índia aumentaram 35% em 2013 relativamente ao ano anterior, um incremento desencadeado pela violação e assassínio de uma estudante de 23 anos em Nova Deli, em dezembro de 2012.

Essa agressão provocou protestos e um debate sem precedentes pela situação da mulher e desde então a imprensa indiana informa continuamente acerca de delitos sexuais contra as mulheres.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Desde que eu era piqueno, os nossos pindéricos “jornalistas”, e alguns ainda, continuam a chamar “aquilo, a maior democracia do mundo”, Quando a Índia é apenas o maior caixote do lixo do mundo! E, ao que parece, têm para aí mais de trezentos mil deuses …

  2. Ó AHAHAH, se fosse olho por olho, quem tinha que ser violado era o violador, pá!
    A irmã dele não tem culpa nenhuma.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …