Jovem de 13 anos ferido em jogo de paintball recebe indemnização de 25 mil euros

Leonid Mamchenkov / Flickr

Leonid Mamchenkov / Flickr

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a sentença de primeira instância que condenou os organizadores de um jogo de paintball a pagar 25 mil euros a um jogador de 13 anos que ficou ferido num olho.

Os factos remontam a 27 de maio de 2006, quando o rapaz participava num jogo de paintball com alguns amigos, num logradouro e anexos de uma casa desabitada, situada em Aveiro.

A certa altura, o jovem deixou de jogar, entregando as proteções que usava (máscara, proteção de pescoço e colete), e sentou-se num alpendre destinado aos jogadores quando não estavam a jogar.

Face à proximidade entre o local onde se encontrava sentado e o recinto de jogos, um dos jogadores disparou um tiro, que atingiu o rapaz no olho direito.

O jovem foi conduzido ao Hospital de Aveiro, sendo posteriormente levado para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde ficou internado para tratamento médico.

Devido ao acidente, o jovem, que atualmente tem 20 anos, passou a ter que usar permanentemente óculos de proteção e correção à presbiopia, que substituiu, entretanto, por lentes de contacto.

Os pais do rapaz instauraram uma ação no Juízo de Grande Instância Cível de Aveiro contra os três organizadores do evento que foram condenados no pagamento de 25 mil euros.

Inconformado com a decisão, um dos réus recorreu para a Relação de Coimbra entendendo que “é muito forçado” incluir a atividade de paintball no leque das atividades perigosas, ao contrário do que entendeu o tribunal.

Os juízes da Relação consideraram, no entanto, que “devido à força com que as munições são projetadas, não pode deixar de se entender que tal atividade configura uma atividade perigosa”, confirmando a decisão recorrida.

O jogo de paintball consiste, em termos gerais, na simulação de “jogos de guerra”, cuja finalidade última é a eliminação dos jogadores da equipa adversária.

Os jogadores estão equipados com máscaras e coletes de proteção e usam armas de ar comprimido que servem para atirar as bolas a grande velocidade que, ao atingirem o adversário, rebentam e libertam a tinta.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …