Joseph foi sentenciado à morte e só o GitHub o pode salvar. A empresa recusa fazê-lo

Condenado à morte nos EUA, Joseph Colone precisa de código armazenado no GitHub para salvar a sua vida. No entanto, plataforma recusa ajudá-lo.

Joseph Colone é um norte-americano acusado de homicídio e condenado à morte no Texas, em 2017. Um perito da acusação testemunhou em tribunal que o sangue da vítima foi encontrado no carro de Colone, bem como uma mistura do seu ADN e do da vítima numa luva perto da cena do crime.

A acusação baseou-se num programa de genotipagem probabilística, STRmix, porque as autoridades foram incapazes de chegar a uma conclusão usando técnicas tradicionais. A genotipagem probabilística é o uso de métodos estatísticos e algoritmos matemáticos num perfil de ADN.

A fiabilidade do método é questionada por alguns advogados de defesa porque o código-fonte de alguns programas de genotipagem probabilística não é de acesso público.

Por isso, Joseph está à procura do código armazenado no GitHub, que poderia mostrar que as principais evidências no seu caso podiam ser um erro, escreve o Gizmodo. O problema é que o GitHub, a principal plataforma de hospedagem de código-fonte, recusa-se a partilhar a informação.

A última esperança de Joseph está no Supremo Tribunal dos Estados Unidos, se este decidir ouvir o seu caso.

“Este é um caso difícil para todos os envolvidos, mas a lei federal proíbe plataformas como o GitHub de entregar o conteúdo do cliente. Mais uma vez, pedimos aos consultores do Sr. Colone que cheguem a um acordo diretamente com o proprietário do software para revisão do código neste caso”, disse um porta-voz do GitHub ao Gizmodo.

A sugestão do GitHub foi, de facto, seguida pela equipa de advogados de Joseph. No entanto, nas negociações com o proprietário do software, as questões do termo de confidencialidade geraram conflitos.

A defesa de Joseph argumenta que foram feitas exigências “injustas e irracionais” que os impediam de rever adequadamente o código e produzir evidências.

Embora esteja uma vida em jogo, o GitHub não quer abdicar da confiança de um grande cliente ao partilhar o seu código-fonte. Isto poderia levar outras empresas e programadores a deixarem de usar a plataforma, com medo de verem o seu código revelado.

Se o Supremo Tribunal dos EUA decidir ouvir o caso e decidir a favor de Joseph, poderá não apenas potencialmente salvar a sua vida, mas poupar incontáveis anos de encarceramento injusto de outras pessoas em situações semelhantes.

Em julho do ano passado, a plataforma de hospedagem de código GitHub guardou todo o seu arquivo de software de código aberto no “Cofre do Apocalipse”, para que as gerações futuras possam aceder-lhe mesmo que a civilização entre em colapso nos próximos 1.000 anos.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …