José Gomes despedido: surpresa e reunião até às 5h da madrugada

1

UD Almería / Twitter

José Gomes, treinador

Treinador português abandona o Almería, quando faltam seis jornadas para o fim do campeonato. Deixa o clube no terceiro lugar, a seis pontos da subida direta à primeira divisão.

Terminou mais um capítulo português no comando técnico do Almería: José Gomes, sucessor de Mário Silva, deixou de ser treinador do emblema espanhol. A saída foi anunciada nesta terça-feira, pelo próprio clube.

Esta demissão surge a apenas seis jornadas do final da segunda divisão espanhola, onde o Almería ocupa o terceiro lugar, que dá acesso ao play-off de subida à primeira divisão. Está a seis pontos do Maiorca, segundo classificado (os dois primeiros sobem diretamente).

Apesar de estar no pódio, José Gomes não conseguiu manter-se no comando técnico do Almería depois dos resultados recentes: nas últimas oito jornadas, só venceu uma vez. Antes desta sequência negativa, o Almería estava no segundo lugar a cinco pontos da liderança.

Já conseguiu 62 pontos, a seis rondas do fim; e ao longo de toda a temporada anterior, o Almería somou 64 pontos. Na Taça do Rei, conseguiu um bom percurso, eliminando duas equipas da primeira divisão (Alavés e Osasuna), e chegando aos quartos-de-final, onde perdeu com o Sevilha.

José Gomes chegou ao clube no final da época passada. Assumiu a equipa também num momento crucial: antes do play-off de subida de divisão, no qual foi derrotado logo nas meias-finais, contra o Girona.

As negociações à volta da rescisão do contrato prolongaram-se atè às 5h desta madrugada, de acordo com o jornal As, que acrescenta que vários futebolistas do plantel (que conta com os portugueses João Carvalho, Ivanildo Fernandes e Samuel Costa) pediram à direção do Almería a permanência do luso.

O técnico português ficou surpreendido com este desfecho. Primeiro, em declarações à rádio Cadena SER, afirmou: “Não me parece bem. Estamos no terceiro lugar, somos a segunda equipa com mais golos marcados, ajudámos muitos jovens a crescer”.

Mais tarde, em comunicado oficial, agradeceu o carinho que sentiu por parte de muita gente ligada ao futebol espanhol, deixando a ideia de que quer voltar em breve a um clube espanhol.

José Gomes acrescentou que, além de ser a segunda equipa com mais golos marcados na segunda divisão espanhola, o Almería é visto como muitos especialistas como a equipa que joga melhor no seu campeonato: “Gostaria de ficar até ao final, mas o futebol é assim”.

Além do estilo de jogo apreciado em Espanha, José Gomes surpreendeu nas rotações que fez no plantel: de um jogo para o outro, alterou completamente o 11 inicial…oito vezes.

O seu sucessor deverá ser Miroslav Đukić.

Nuno Teixeira, ZAP //

1 Comment

  1. Grande José Gomes, volta para o Marítimo que fazes muita falta. Depois de ti só tivemos treinadores que não respeitaram minimamente a história do clube e os seus adeptos como eu. Precisamos de alguém com competência e carácter para voltarmos a ser o grande C.S. Marítimo carismático das ultimas décadas. Todos os que ganhassem no Caldeirão inclusive os ditos “Grandes” faziam enorme festa. Hoje em dia qualquer um sai de lá com 3 pontos. Mas o que é isto? O que fizeram ao meu Super Marítimo?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.