José Carlos Sítima é o novo presidente do conselho de administração do Santander Portugal

Banco Santander Totta

José Carlos Sítima é o novo presidente do Conselho de Administração do Santander em Portugal. O Banco de Portugal (BdP) já deu luz verde ao pedido de alteração do seu registo de funções.

A informação foi confirmada esta segunda-feira pelo banco.

José Carlos Sítima fazia parte do conselho de administração do Santander, desde 2019, como vice-presidente, quando António Vieira Monteiro subiu a presidente.

Com 74 anos, José Carlos Sítima nasceu em Viana do Castelo e licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa. Segundo comunicado do banco, citado pelo semanário Expresso, José Carlos Sítima foi, desde 1995, administrador dos bancos do Grupo Champalimaud (Sottomayor, Totta, Crédito Predial e Chemical), tendo transitado para o Santander com a operação de venda de parte dos bancos no ano 2000.

José Carlos Sítima integrou a comissão executiva do Santander durante 19 anos, entre 2000 e 2019, ano em que passou para a vice-presidência do banco.

O agora chairman vai substituir António Vieira Monteiro, que morreu em março no seguimento da infeção pelo novo coronavírus, que contraiu em Itália, um dos países da Europa mais afetados, durante umas férias numa estância de inverno. Foi a segunda vítima mortal de covid-19 em Portugal.

O presidente do Santander Portugal tinha 73 anos e liderava o conselho de administração desde 2019, depois de ter sido CEO entre 2012 e 2018.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.