Jornalista presa por acusar Tribunal Penal Internacional de esconder informações

(dr) Dragan Matić / EPH

Florence Hartmann, jornalista francesa que revelou que o Tribunal dos Crimes de Guerra da ex-Jugoslávia escondeu informação ao Tribunal de Justiça

O Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia anunciou esta terça-feira que Florence Hartmann, acusada de revelar que a instância escondeu informações ao Tribunal Internacional de Justiça, sairá em liberdade condicional “assim que possível”.

A jornalista francesa, de 53 anos, foi detida em Haia na quinta-feira, quando esperava pela sentença de Radovan Karadžic, sendo levada para o centro de detenção do TPIJ. O advogado da jornalista, Guénaël Mettraux, denunciou que esta se encontrava em isolamento, numa sala com as luzes acesas permanentemente e a ser continuamente monitorizada.

“Penso que vão deixar cair a sentença de sete dias e libertá-la logo que possível, provavelmente amanhã”, afirmou o advogado, de acordo com o jornal francês Libération.

Antiga correspondente do Le Monde nos Balcãs, Florence Hartmann foi porta-voz da procuradora-geral do TPIJ Carla Del Ponte entre 2000 e 2006.

A jornalista foi condenada em 2009 por desrespeito ao Tribunal por ter revelado no seu livro “Paix et Châtiment” (Paz e Castigo, de 2007) que o TPIJ tinha escondido informações cruciais sobre o massacre de Srebrenica, que matou cerca de oito mil bósnios em 1995.

Florence Hartmann mencionava duas decisões confidenciais proferidas pelo tribunal de recurso do TPIJ no julgamento do ex-presidente jugoslavo Slobodan Milosevic, que teria permitido provar o envolvimento do Estado sérvio no genocídio de Srebrenica.

A sentença proferida em 2009 foi confirmada em 2011, mas Florence Hartmann alegadamente recusou pagar a multa de sete mil euros, levando os juízes a decretar a sentença de sete dias de prisão.

ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

RESPONDER

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …