Jornalista norte-americano David Gilkey morto em ataque

(dr) Ivan Watson / CNN

O jornalista norte-americano David Gilkey e o seu guia afegão, Zabihullah Tamanna

O jornalista norte-americano David Gilkey e o seu guia afegão, Zabihullah Tamanna

O jornalista norte-americano David Gilkey e o seu tradutor afegão foram este domingo mortos quando viajavam com uma unidade militar afegã que foi atacada na província de Helmand, anunciou a National Public Radio, NPR.

O fotojornalista David Gilkey, conhecido por conjugar invariavelmente a dor e a beleza nos seus trabalhos para a NPR, e o seu tradutor afegão, Zabihullah Tamanna, perderam a vida este domingo, num ataque a uma coluna militar afegã.

Dois outros jornalistas que viajavam com Gilkey, Tom Bowman e Monika Evstatieva, escaparam ilesos.

“O David estava a cobrir a guerra e o conflito no Iraque e no Afeganistão desde o 11 de Setembro. Estava comprometido em ajudar o público a ver estas guerras e as pessoas nelas envolvidas. Morreu por esse compromisso”, afirmou Michael Oreskes, vice-presidente e diretor editorial da NPR.

“Como homem e como fotojornalista, David revelou a humanidade de todos à sua volta. Deixou-nos ver o mundo e cada um de nós através dos seus olhos”, concluiu.

Fotógrafo e editor de vídeo da NPR, Gilkey foi um dos primeiros jornalistas a ir para o Afeganistão e o primeiro a atravessar a fronteira do Iraque, incorporado no exército norte-americano.

Fazia a cobertura da guerra ao terrorismo desde os ataques às torres gémeas dos Estados Unidos, a 11 de setembro de 2001.

O jornalista ganhou várias distinções pelos seus trabalhos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.