Jornalista da BBC investigado pela entrevista a Diana também terá manipulado Michael Jackson

Nick Parfjonov / wikimedia

Diana de Gales, a Princesa do Povo

A BBC escolheu um dos mais respeitados juízes do Reino Unido para investigar as circunstâncias em que ocorreu a entrevista do jornalista Martin Bashir à Princesa Diana, em 1995. Há suspeitas de que Bashir enganou Diana e também pode ter feito o mesmo para gravar um documentário com Michael Jackson.

Lord Dyson, um dos juízes mais conceituados do Reino Unido, antiga figura do Supremo Tribunal e já reformado, está a conduzir a “investigação independente” lançada pela BBC à entrevista de Diana, em 1995, ao programa “Panorama”.

Conduzida por Martin Bashir, a entrevista da Princesa foi vista como uma espécie de “vingança” contra a Família Real, uma vez que Diana fez várias revelações, dizendo, nomeadamente, que no seu casamento havia “três pessoas”, numa referência a Camilla Parker Bowles, a actual esposa do Príncipe Carlos que terá sido sua amante.

Também contou que passou por um período em que “cortava os braços e as pernas”, além de ter assumido que sofreu de bulimia.

Cerca de um ano depois, Diana divorciou-se de Carlos e, em 1997, acabou por falecer num acidente de viação em Paris. Carlos casou com Camilla Parker-Bowles em 2005.

“BBC determinada em chegar à verdade”

As suspeitas em torno da entrevista prendem-se com o alegado facto de Martin Bashir ter manipulado Diana, mostrando-lhe alegados documentos falsos que pretendiam provar que havia pessoas da Família Real a passarem informações sobre a sua vida pessoal para os media.

Ela ter-se-á sentido traída e terá resolvido contar tudo na televisão.

“A BBC está determinada em chegar à verdade sobre estes eventos e é por isso, que encomendamos uma investigação independente”, refere o director-geral da estação, Tim Davie, num comunicado onde anuncia a escolha de Lord Dyson para conduzir o inquérito.

“Lord Dyson é uma figura altamente respeitada e eminente que conduzirá um processo completo”, frisa Davie.

“Vou garantir que [a investigação] é tanto completa como justa“, promete, por seu turno, o juiz.

O Príncipe William, filho de Diana, já veio salientar que considera que a investigação da BBC é “um passo na direcção certa”. “Deve ajudar a confirmar a verdade por trás das acções que levaram à entrevista ao Panorama e às decisões subsequentes”, salienta em comunicado.

Bashir ganhou a “confiança” de Michael Jackson

Entretanto, nos EUA, o advogado de Michael Jackson, Tom Mesereau, acusa Bashir de também ter enganado o cantor.

O jornalista conduziu o documentário “Living with Michael Jackson” que mostra o “Rei da Pop” na sua intimidade, no rancho “Neverland”, revelando detalhes muito íntimos sobre a sua vida pessoal.

Bashir terá prometido ao cantor que “pintaria” um retrato muito positivo da sua pessoa no documentário que é anunciado como mostrando “Michael Jackson como nunca se viu”, dentro da sua “perturbadora realidade”.

“O que Michael me disse foi que Martin Bashir tinha ganho a sua confiança e ficou muito impressionado com a sua professada relação com a Princesa Diana”, refere Tom Mesereau, apontando que o jornalista até terá dito ao cantor que seria o confidente “de maior confiança” da Princesa.

O advogado de Michael Jackson também alega, citado pelos tablóides britânicos, que o documentário acabou por contribuir para a morte do cantor em 2009, realçando que despoletou “uma série de eventos muito trágicos”.

Após a exibição do documentário, Michael Jackson foi acusado de abuso sexual de vários menores.

Jornalista de baixa por complicações devido à covid-19

Bashir, de 57 anos, ainda não se pronunciou sobre estas suspeitas.

O actual editor de Religião da BBC está de baixa por doença após uma cirurgia ao coração e devido a complicações associadas à covid-19 que contraiu.

O The Telegraph alega que fica “mais barato” à BBC mantê-lo de licença por doença do que suspendê-lo de funções devido à investigação no âmbito da entrevista de Diana.

  SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Erdogan ameaça expulsar dez embaixadores que pediram libertação de Osaman Kavala

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pediu a libertação de Osaman Kavala em 2019 e o Conselho da Europa declarou que a Turquia tem até novembro para libertar o opositor do regime, sob pena …

PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022

A dois dias da votação na generalidade, Jerónimo de Sousa anuncia que o PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 na generalidade. Com o Bloco de Esquerda a votar contra, o PS …

Domingo "gordo": os 18 resultados de um dia agitado no futebol

Muitos golos, muitos empates. Barcelona-Real estranho, José Mourinho expulso e Rui Vitória a sofrer uma goleada nunca vista. Tínhamos deixado aqui o aviso: o dia 24 de Outubro iria ser um "domingo gordo" no futebol. Foram …

Luis Marques Mendes

Não viabilizar o OE2022 seria "suicídio eleitoral" para o PCP

O Orçamento do Estado não parece ter a aprovação garantida e foi um tema inevitável no comentário de Luís Marques Mendes neste domingo à noite, na SIC. O comentador político considera que a intenção de o …

Ricciardi quer criar banco para regenerar nome da família Espírito Santo

José Maria Ricciardi diz que vai tentar criar um novo banco para "regenerar o nome da família Espírito Santo", baseado num conceito diferente dos bancos clássicos. Em entrevista ao jornal Público, José Maria Ricciardi, ex-administrador do …

Manchester United 0-5 Liverpool: o "mimado" Cristiano deveria ter sido expulso

Resultado histórico, mesmo raro em vários aspectos. "Batemos no fundo", admitiu Solskjær. Pogba foi expulso, Cristiano Ronaldo quase. O resultado deste jogo chegava para escrever uma notícia. O jogo de futebol mais aguardado no Reino Unido, …

O avançado Beto na sua apresentação na Udinese.

De trabalhador do KFC a "Haaland português". Pelo meio, Beto esteve para desistir do futebol

Agora a fazer tremer os defesas adversários em Itália, Beto teve uma vida e carreira atribuladas. Chegou a trabalhar no KFC e "por sorte" não deixou o futebol. Foi um salto gigante, mas não maior do …

Abdalla Hamdok, primeiro-ministro do Sudão

Golpe de Estado no Sudão. Primeiro-ministro e outros líderes detidos e internet cortada em todo o país

A internet e a rede telefónica estão a sofrer cortes no Sudão, que já sofreu uma tentativa de golpe de Estado há poucas semanas. Vários ministros, incluindo o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, foram detidos. Depois de semanas …

Rui Rio, presidente do PSD

Entre risco e recompensa, direita mantém-se incerta perante chumbo do Orçamento

A esquerda arrisca perder votos caso suceda um cenário de eleições antecipadas com um eventual chumbo do OE. À direita, por sua vez, paira a incerteza. O cenário tem sido equacionado frequentemente nos últimos tempos. Anda …

Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica à porta)

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º. O Observatório do Futebol …