/

Jorge Mendes acusado de fraude fiscal em doação milionária à mulher

Doação simulada terá causado um prejuízo de 18 milhões de euros ao Estado. Caso não envolve transferências de jogadores.

O empresário Jorge Mendes, juntamente com a sua esposa, Sandra Mendes, foram acusados pelo Ministério Público por um alegado crime de fraude fiscal, no âmbito da Operação Fora de Jogo, avança o Correio da Manhã esta terça-feira.

Em causa estará a transferência de quase metade do capital de uma empresa para Sandra Mendes — uma doação que o MP considera fictícia e que terá causado um prejuízo fiscal de 18 milhões de euros ao Estado.

Segundo o mesmo jornal, a empresa em questão foi mais tarde adquirida por outra sociedade ligada ao empresário, bem conhecido no mundo do futebol por representar grandes nomes, nomeadamente o de Cristiano Ronaldo — que só deixou de representar em 2023, aquando da saída do capitão da Seleção Nacional do Manchester United.

Jorge Mendes nega qualquer ilegalidade no caso. Garante que a doação foi legítima e feita por um valor justo, e que a Autoridade Tributária estava informada da operação desde 2014.

Apesar de contestar a acusação, o empresário já disse que irá pagar os impostos exigidos pelo Ministério Público.

“Sempre pautei e continuo a pautar a minha vida profissional e pessoal no absoluto respeito pela legalidade”, diz Jorge Mendes em comunicado esta terça-feira. Vai liquidar “qualquer montante alegadamente em dívida” por questões de defesa da sua família, explica, apesar de “refutar por completo qualquer acusação de fraude fiscal”.

Na sua ascensão ao poder, de DJ a um dos empresários mais influentes do mundo do futebol, o empresário natural da Maia já se deparou com outros problemas com a justiça. Na mesma operação, Fora de Jogo, foi suspeito de estar envolvido num esquema de comissões-fantasma milionárias em 2021; Em Espanha, foi investigado no caso de Radamel Falcao, acusado de lesar o fisco espanhol em 5,66 milhões de euros através da criação de sociedades offshore para ocultar receitas de direitos de imagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.