/

“Joker” ovacionado durante oito minutos em Veneza (e já se fala em Óscares)

O filme “Joker”, do cineasta Todd Phillips, foi este fim-de-semana apresentado aos críticos no Festival Internacional de Cinema de Veneza, tendo a plateia ovacionado o trabalho, em pé, durante oito minutos, escreve o Page Six.

É Joaquin Phoenix que dá nova vida à personagem Joker no novo filme que só vai estrear em Portugal a 3 de outubro. Em declarações aos jornalistas em Veneza, o ator disse que não foi influenciado por interpretações anteriores do vilão da DC.

Não me inspirei em nenhuma iteração passada da personagem. Senti que era uma criação nossa de várias formas”, disse o ator norte-americano.

No site Rotten Tomatoes, o filme tem uma pontuação de 83%, com base em 42 avaliações. No IMBD, soma uma pontuação de 9,6, tendo por base 8708 avaliações.

O trabalho do realizador, bem como a interpretação de Joaquin Phoenix têm conquistado a crítica, havendo já rumores de que o filme é um claro candidato aos Óscares. Alberto Barbera, diretor do Festival de Veneza, não tem dúvidas: vai “direito para os Óscares“.

O filme parece também ter conquistado a crítica a nível internacional.

“Esta é uma visão verdadeiramente assustadora do capitalismo atual – sem dúvida o melhor filme de terror social desde Get Out – e Joaquin Phoenix é magnético no filme”, afirmou Philip De Semlyen, do Time Out, citado pela revista Visão.

“Tendo roubado descaradamente os filmes de Scorsese, Phillips transforma os ingredientes roubados em algo novo, de tal modo que o que começou como uma alegre sessão de cosplay tornou-se progressivamente mais perigoso – e de alguma forma mais relevante também”, apontou Xan Brooks, The Guardian.

“Joker fala sobre a mitologia do Batman, embora, de certa forma, esse seja o aspeto menos interessante do filme – principalmente quando se vê Phoenix no seu melhor”, acrecentou, por sua vez, James Mottram, do South China Morning Post.

Para o filme, orçamentado em 49 milhões de euros, Joaquin Phoenix  teve que perder cerca de 23 quilos, revela o Comunidade Cultura e Arte.

“Joker” conta a história de Arthur Fleck, um homem mentalmente perturbado, e mostra a sua transformação no violento e inteligente vilão Joker. O filme, que é parte do universdo da DC Comics, não conta com a presença de qualquer outro dos super-heróis da DC.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.