“Joker” ovacionado durante oito minutos em Veneza (e já se fala em Óscares)

O filme “Joker”, do cineasta Todd Phillips, foi este fim-de-semana apresentado aos críticos no Festival Internacional de Cinema de Veneza, tendo a plateia ovacionado o trabalho, em pé, durante oito minutos, escreve o Page Six.

É Joaquin Phoenix que dá nova vida à personagem Joker no novo filme que só vai estrear em Portugal a 3 de outubro. Em declarações aos jornalistas em Veneza, o ator disse que não foi influenciado por interpretações anteriores do vilão da DC.

Não me inspirei em nenhuma iteração passada da personagem. Senti que era uma criação nossa de várias formas”, disse o ator norte-americano.

No site Rotten Tomatoes, o filme tem uma pontuação de 83%, com base em 42 avaliações. No IMBD, soma uma pontuação de 9,6, tendo por base 8708 avaliações.

O trabalho do realizador, bem como a interpretação de Joaquin Phoenix têm conquistado a crítica, havendo já rumores de que o filme é um claro candidato aos Óscares. Alberto Barbera, diretor do Festival de Veneza, não tem dúvidas: vai “direito para os Óscares“.

O filme parece também ter conquistado a crítica a nível internacional.

“Esta é uma visão verdadeiramente assustadora do capitalismo atual – sem dúvida o melhor filme de terror social desde Get Out – e Joaquin Phoenix é magnético no filme”, afirmou Philip De Semlyen, do Time Out, citado pela revista Visão.

“Tendo roubado descaradamente os filmes de Scorsese, Phillips transforma os ingredientes roubados em algo novo, de tal modo que o que começou como uma alegre sessão de cosplay tornou-se progressivamente mais perigoso – e de alguma forma mais relevante também”, apontou Xan Brooks, The Guardian.

“Joker fala sobre a mitologia do Batman, embora, de certa forma, esse seja o aspeto menos interessante do filme – principalmente quando se vê Phoenix no seu melhor”, acrecentou, por sua vez, James Mottram, do South China Morning Post.

Para o filme, orçamentado em 49 milhões de euros, Joaquin Phoenix  teve que perder cerca de 23 quilos, revela o Comunidade Cultura e Arte.

“Joker” conta a história de Arthur Fleck, um homem mentalmente perturbado, e mostra a sua transformação no violento e inteligente vilão Joker. O filme, que é parte do universdo da DC Comics, não conta com a presença de qualquer outro dos super-heróis da DC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …