“Joker” ovacionado durante oito minutos em Veneza (e já se fala em Óscares)

O filme “Joker”, do cineasta Todd Phillips, foi este fim-de-semana apresentado aos críticos no Festival Internacional de Cinema de Veneza, tendo a plateia ovacionado o trabalho, em pé, durante oito minutos, escreve o Page Six.

É Joaquin Phoenix que dá nova vida à personagem Joker no novo filme que só vai estrear em Portugal a 3 de outubro. Em declarações aos jornalistas em Veneza, o ator disse que não foi influenciado por interpretações anteriores do vilão da DC.

Não me inspirei em nenhuma iteração passada da personagem. Senti que era uma criação nossa de várias formas”, disse o ator norte-americano.

No site Rotten Tomatoes, o filme tem uma pontuação de 83%, com base em 42 avaliações. No IMBD, soma uma pontuação de 9,6, tendo por base 8708 avaliações.

O trabalho do realizador, bem como a interpretação de Joaquin Phoenix têm conquistado a crítica, havendo já rumores de que o filme é um claro candidato aos Óscares. Alberto Barbera, diretor do Festival de Veneza, não tem dúvidas: vai “direito para os Óscares“.

O filme parece também ter conquistado a crítica a nível internacional.

“Esta é uma visão verdadeiramente assustadora do capitalismo atual – sem dúvida o melhor filme de terror social desde Get Out – e Joaquin Phoenix é magnético no filme”, afirmou Philip De Semlyen, do Time Out, citado pela revista Visão.

“Tendo roubado descaradamente os filmes de Scorsese, Phillips transforma os ingredientes roubados em algo novo, de tal modo que o que começou como uma alegre sessão de cosplay tornou-se progressivamente mais perigoso – e de alguma forma mais relevante também”, apontou Xan Brooks, The Guardian.

“Joker fala sobre a mitologia do Batman, embora, de certa forma, esse seja o aspeto menos interessante do filme – principalmente quando se vê Phoenix no seu melhor”, acrecentou, por sua vez, James Mottram, do South China Morning Post.

Para o filme, orçamentado em 49 milhões de euros, Joaquin Phoenix  teve que perder cerca de 23 quilos, revela o Comunidade Cultura e Arte.

“Joker” conta a história de Arthur Fleck, um homem mentalmente perturbado, e mostra a sua transformação no violento e inteligente vilão Joker. O filme, que é parte do universdo da DC Comics, não conta com a presença de qualquer outro dos super-heróis da DC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …