As jóias mais antigas do mundo têm 130 mil anos e são neandertal

d.r. Luka Mjeda

Colar de garras de águia-rabalva da era neandertal descoberto na Croácia

Colar de garras de águia-rabalva da era neandertal descoberto na Croácia

Uma equipa de investigadores croatas e norte-americanos descobriu que, há 130 mil anos, em Krapina, na Croácia, antes do surgimento do homem moderno na Europa, o homem de neandertal manipulava garras de águia-rabalva para fabricar jóias.

Esta é a conclusão de estudo publicado na revista científica “Plos One”, no qual os investigadores descrevem oito garras “ornamentadas”, descobertas há mais de cem anos, todas do mesmo período.

A descoberta, feita por cientistas da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, e do Museu de História Natural de Zagreb, na Croácia, poderá lançar uma nova luz sobre as capacidades cognitivas dos neandertais.

Segundo os investigadores, citados pela Sci-News, as quatro garras têm várias marcas de corte, com bordas arredondadas e vestígios de que sofreram algum tipo de polimento ou abrasão.

Três das jóias têm pequenos encaixes na superfície, aproximadamente no mesmo local na superfície do artefacto, o que sugere que poderiam fazer parte de um conjunto de jóias, usadas como colares ou braceletes.

d.r. Plos One

As peças descobertas em Krapina são as jóias mais antigas do mundo: 130 mil anos

As peças descobertas em Krapina são as jóias mais antigas do mundo: 130 mil anos

Alguns cientistas defendem que o homem de neandertal não tinha habilidades simbólicas e teria copiado os comportamentos simbólicos do homem moderno, com o qual terá coexistido na Europa durante 5 mil anos.

Mas o arqueólogo David Frayer, um dos autores do estudo, afirma que a decoração das garras sugere que “os neandertais as devem ter utilizado com algum tipo de objectivo simbólico, uma vez que foram manipuladas de forma deliberada”.

“É uma descoberta impressionante”, diz Frayer, “os neandertais tinham uma sofisticação cultural de que até agora ninguém suspeitava”.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto "gasoduto" espacial que alimenta uma galáxia gigante

Um recente estudo forneceu a primeira evidência direta de "gasodutos" de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias massivas do Universo. Uma equipa de astrónomos norte-americanos, liderada pela Universidade de Iowa, observou evidências de fluxos de gás …

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …