As jóias mais antigas do mundo têm 130 mil anos e são neandertal

d.r. Luka Mjeda

Colar de garras de águia-rabalva da era neandertal descoberto na Croácia

Colar de garras de águia-rabalva da era neandertal descoberto na Croácia

Uma equipa de investigadores croatas e norte-americanos descobriu que, há 130 mil anos, em Krapina, na Croácia, antes do surgimento do homem moderno na Europa, o homem de neandertal manipulava garras de águia-rabalva para fabricar jóias.

Esta é a conclusão de estudo publicado na revista científica “Plos One”, no qual os investigadores descrevem oito garras “ornamentadas”, descobertas há mais de cem anos, todas do mesmo período.

A descoberta, feita por cientistas da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, e do Museu de História Natural de Zagreb, na Croácia, poderá lançar uma nova luz sobre as capacidades cognitivas dos neandertais.

Segundo os investigadores, citados pela Sci-News, as quatro garras têm várias marcas de corte, com bordas arredondadas e vestígios de que sofreram algum tipo de polimento ou abrasão.

Três das jóias têm pequenos encaixes na superfície, aproximadamente no mesmo local na superfície do artefacto, o que sugere que poderiam fazer parte de um conjunto de jóias, usadas como colares ou braceletes.

d.r. Plos One

As peças descobertas em Krapina são as jóias mais antigas do mundo: 130 mil anos

As peças descobertas em Krapina são as jóias mais antigas do mundo: 130 mil anos

Alguns cientistas defendem que o homem de neandertal não tinha habilidades simbólicas e teria copiado os comportamentos simbólicos do homem moderno, com o qual terá coexistido na Europa durante 5 mil anos.

Mas o arqueólogo David Frayer, um dos autores do estudo, afirma que a decoração das garras sugere que “os neandertais as devem ter utilizado com algum tipo de objectivo simbólico, uma vez que foram manipuladas de forma deliberada”.

“É uma descoberta impressionante”, diz Frayer, “os neandertais tinham uma sofisticação cultural de que até agora ninguém suspeitava”.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira em assembleia-geral (AG) o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações. Os acionistas aprovaram …

Os micróbios do fundo do mar sobrevivem com menos energia do que pensávamos

Os micróbios do fundo do mar conseguem sobreviver com menos energia do que se pensava. Esta descoberta pode alterar a definição de vida como a conhecemos. Uma equipa de cientistas britânicos fez uma descoberta que levanta …