Centenas de artigos de bronze, incluindo armas e joias, foram encontrados dentro de vasos enterrados numa área de Auvérnia-Ródano-Alpes. Os investigadores pensam que se possam tratar de oferendas divinas.
Uma equipa de arqueólogos encontrou, num local pré-histórico em Gannat, em Allier, cerâmica da Idade do Bronze repleta de joias e armas, escreve o The Connexion.
A descoberta aconteceu durante a escavação de um assentamento fortificado, datado de 800 a.C., e acredita-se que os vasos terão sido enterrados deliberadamente há cerca de três mil anos.
Foram encontradas centenas de objetos feitos de bronze intactos, contou Pierre-Yves Milcent, professor na Universidade de Toulouse-Jean Jaurès, citado pelo Franceinfo.
Âge du Fer, âge du Bronze… Héritées de l’archéologie du XIXe siècle, ces expressions sont d’emploi constant, mais sont-elles surannées ? Des dépôts métalliques découverts dans l’Allier, suggèrent une continuité entre ces deux périodes culturelles. https://t.co/anTLmQOfWc
— Pourlascience (@PourlaScience) August 20, 2021
Dois dos recipientes descobertos em 2020 já foram analisados, revelando joias de mulher ou de criança, como pulseiras e pendentes.
Além disso, um dos vasos tinha uma camada de ferramentas e armas, enquanto o outro tinha decorações de carruagem, equipamento de equitação e peças de rodas.
Em cima de cada recipiente estavam eixos de bronze.
“Podiam ser ofertas como as encontradas na Grécia naquela altura, depositadas durante a fundação ou abandono do assentamento, para ajudar a garantir a proteção divina”, disse Milcent.
“Esta descoberta, com artefactos intactos, é excecional porque nos permite compreender melhor como e por que foram enterrados”, continuou.
A região de Allier – que tinha um potencial económico significativo, graças à navegação do rio Sioule e ao seu solo, que forneceu o estanho para fazer bronze – é conhecida pelos seus sítios de interesse pré-histórico.