/

Joias da Idade do Bronze descobertas intactas em França

Archaeological Service of the Canton of Bern / Badri Redha

Lancheira com cerca de 4000 anos descoberta nos Alpes suíços ainda com vestígios de grãos de cereais (a mancha negra no centro).

Centenas de artigos de bronze, incluindo armas e joias, foram encontrados dentro de vasos enterrados numa área de Auvérnia-Ródano-Alpes. Os investigadores pensam que se possam tratar de oferendas divinas.

Uma equipa de arqueólogos encontrou, num local pré-histórico em Gannat, em Allier, cerâmica da Idade do Bronze repleta de joias e armas, escreve o The Connexion.

A descoberta aconteceu durante a escavação de um assentamento fortificado, datado de 800 a.C., e acredita-se que os vasos terão sido enterrados deliberadamente há cerca de três mil anos.

Foram encontradas centenas de objetos feitos de bronze intactos, contou Pierre-Yves Milcent, professor na Universidade de Toulouse-Jean Jaurès, citado pelo Franceinfo.

Dois dos recipientes descobertos em 2020 já foram analisados, revelando joias de mulher ou de criança, como pulseiras e pendentes.

Além disso, um dos vasos tinha uma camada de ferramentas e armas, enquanto o outro tinha decorações de carruagem, equipamento de equitação e peças de rodas.

Em cima de cada recipiente estavam eixos de bronze.

“Podiam ser ofertas como as encontradas na Grécia naquela altura, depositadas durante a fundação ou abandono do assentamento, para ajudar a garantir a proteção divina”, disse Milcent.

“Esta descoberta, com artefactos intactos, é excecional porque nos permite compreender melhor como e por que foram enterrados”, continuou.

A região de Allier – que tinha um potencial económico significativo, graças à navegação do rio Sioule e ao seu solo, que forneceu o estanho para fazer bronze – é conhecida pelos seus sítios de interesse pré-histórico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.