/

Há duas novas joias da coroa no Museu do Tesouro Real (e são duas “peças singulares”)

DR

Charuteira D. Luís I, joia da coroa

Pormenor de charuteira em ouro, safiras e diamantes, alusiva ao baptismo do príncipe real D. Luís Filipe (1887-1908), neto de D. Luís I.

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) comprou duas joias associadas ao rei D. Luís I (1838-1889) num leilão organizado recentemente. As duas peças “singulares”, uma charuteira e uma boquilha em ouro, custaram quase 16 mil euros.

As duas joias foram adquiridas num leilão da Cabral Moncada “por proposta da direcção do Palácio Nacional da Ajuda para integrarem as colecções do Museu do Tesouro Real”, avança a DGPC em nota oficial.

Custaram um “total de 15.458,28 euros“, segundo a entidade.

Estão em causa uma charuteira em ouro, safiras e diamantes, que foi encomendada por D. Luís I aos “joalheiros da Coroa” para “presentear familiares e dignitários ao serviço da Corte” presentes na cerimónia de baptismo do neto, o príncipe real D. Luís Filipe (1887-1908), que decorreu na capela do Paço da Ajuda a 14 de Abril de 1887, como explica a DGPC.

Charuteira D. Luís I, joia da coroa

Charuteira em ouro, safiras e diamantes, alusiva ao baptismo do príncipe real D. Luís Filipe (1887-1908), neto de D. Luís I.

O outro objecto é uma boquilha em ouro filigranado, âmbar, rubis, esmeraldas e diamantes, que é marcada com o monograma “D.L.I.” (D. Luís I). Este item terá sido herdado “sucessivamente por D. Carlos I (1863-1908) e D. Manuel II (1889-1932)”, estando registado no “inventário republicano dos bens da antiga Casa Real”, explica ainda a DGPC.

DR

Boquilha D. Luís I, joia da coroa

Boquilha em ouro filigranado, rubis, esmeraldas e diamante com o monograma “D.L.I.” (D. Luís I)

A boquilha “foi reclamada como propriedade particular e restituída ao ex-monarca no exílio”, salienta também a entidade.

O director do Palácio Nacional da Ajuda – Museu do Tesouro Real, José Alberto Ribeiro, salienta que a compra em leilão implica o resgate de “mais duas singulares peças que em muito vêm valorizar as excepcionais colecções da antiga Casa Real, em particular, aquelas que foram reunidas em vida pelos monarcas D. Luís e D. Maria Pia”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.