Jogos de futebol podem vir a ter apenas 60 minutos

Peter De Voecht and Vincent Kalut / Photo News / rscanderlecht / Flickr

-

Jogos com a duração de 60 minutos, auto-passes nos livres e cantos e cartões amarelos e vermelhos para treinadores e dirigentes são algumas das medidas em análise pelo International Football Association Board (IFAB).

A International Football Association Board (IFAB), organismo legislador do desporto rei, está a analisar uma proposta que tem em vista alterar a duração dos jogos de futebol de 90 para 60 minutos. Com a mudança para apenas uma hora de jogo, a ideia é que o cronómetro pare quando a bola não está em jogo.

A proposta foi incluída no documento “Play Fair“, que consiste numa estratégia quinquenal projetada para tornar a prática do futebol mais apelativa.

A IFAB reconhece que a mudança seria no mínimo “radical”, com cada parte do jogo a durar apenas 30 minutos. O organismo refere que o objetivo desta medida seria incentivar as equipas a perderem menos tempo.

“Muita gente fica muito frustrada quando um jogo de 90 minutos tem menos de 60 minutos de jogo jogado”, explica a IFAB, citado pelo jornal Público.

Como alternativa, a IFAB sugere também parar apenas o relógio nos primeiros cinco minutos da primeira parte e nos últimos dez minutos do segundo tempo. Neste caso, a partida de futebol manteria os seus 90 minutos de duração originais.

Para além desta proposta, há outro assuntos em cima da mesa para discussão, entre os quais a possibilidade de os jogadores fazerem um auto-passe nos livres e cantos, a possibilidade de mostrar cartões amarelos e vermelhos a treinadores e dirigentes.

A IFAB não tenciona impor nenhuma destas leis, mas sim que se gere discussão e se tenha um olhar fresco “sobre como as novas leis poderiam melhorar o jogo“. Qualquer alteração demoraria anos a ser implementada e teria de ter a clara autorização da FIFA.

Ainda este mês, a IFAB fez 131 anos de história, depois de ter sido fundada em Londres, em 1886.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E aposto que até aumentam o preço dos bilhetes ao mesmo tempo.
    Por cá o que se vendia ao litro vende-se agora a 7,5 e a 7 (excepto o lixo tipo coca-cola e alguns refrigerantes , quiçá com a industria farmacêutica/ cancro envolvidos nisto) mas sempre mais caro, quer sejam vinho, azeite, tintas etc.

  2. Se noutras actividades desportivas é o tempo de jogo útil que conta porque não no futebol?
    Acabavam-se as manhas de rebolar no chão e as longas reposições de bola e as substituições de jogadores na parte final do jogo.

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …