Jogos de futebol podem vir a ter apenas 60 minutos

Peter De Voecht and Vincent Kalut / Photo News / rscanderlecht / Flickr

-

Jogos com a duração de 60 minutos, auto-passes nos livres e cantos e cartões amarelos e vermelhos para treinadores e dirigentes são algumas das medidas em análise pelo International Football Association Board (IFAB).

A International Football Association Board (IFAB), organismo legislador do desporto rei, está a analisar uma proposta que tem em vista alterar a duração dos jogos de futebol de 90 para 60 minutos. Com a mudança para apenas uma hora de jogo, a ideia é que o cronómetro pare quando a bola não está em jogo.

A proposta foi incluída no documento “Play Fair“, que consiste numa estratégia quinquenal projetada para tornar a prática do futebol mais apelativa.

A IFAB reconhece que a mudança seria no mínimo “radical”, com cada parte do jogo a durar apenas 30 minutos. O organismo refere que o objetivo desta medida seria incentivar as equipas a perderem menos tempo.

“Muita gente fica muito frustrada quando um jogo de 90 minutos tem menos de 60 minutos de jogo jogado”, explica a IFAB, citado pelo jornal Público.

Como alternativa, a IFAB sugere também parar apenas o relógio nos primeiros cinco minutos da primeira parte e nos últimos dez minutos do segundo tempo. Neste caso, a partida de futebol manteria os seus 90 minutos de duração originais.

Para além desta proposta, há outro assuntos em cima da mesa para discussão, entre os quais a possibilidade de os jogadores fazerem um auto-passe nos livres e cantos, a possibilidade de mostrar cartões amarelos e vermelhos a treinadores e dirigentes.

A IFAB não tenciona impor nenhuma destas leis, mas sim que se gere discussão e se tenha um olhar fresco “sobre como as novas leis poderiam melhorar o jogo“. Qualquer alteração demoraria anos a ser implementada e teria de ter a clara autorização da FIFA.

Ainda este mês, a IFAB fez 131 anos de história, depois de ter sido fundada em Londres, em 1886.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E aposto que até aumentam o preço dos bilhetes ao mesmo tempo.
    Por cá o que se vendia ao litro vende-se agora a 7,5 e a 7 (excepto o lixo tipo coca-cola e alguns refrigerantes , quiçá com a industria farmacêutica/ cancro envolvidos nisto) mas sempre mais caro, quer sejam vinho, azeite, tintas etc.

  2. Se noutras actividades desportivas é o tempo de jogo útil que conta porque não no futebol?
    Acabavam-se as manhas de rebolar no chão e as longas reposições de bola e as substituições de jogadores na parte final do jogo.

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …