Jogos de futebol podem vir a ter apenas 60 minutos

Peter De Voecht and Vincent Kalut / Photo News / rscanderlecht / Flickr

-

Jogos com a duração de 60 minutos, auto-passes nos livres e cantos e cartões amarelos e vermelhos para treinadores e dirigentes são algumas das medidas em análise pelo International Football Association Board (IFAB).

A International Football Association Board (IFAB), organismo legislador do desporto rei, está a analisar uma proposta que tem em vista alterar a duração dos jogos de futebol de 90 para 60 minutos. Com a mudança para apenas uma hora de jogo, a ideia é que o cronómetro pare quando a bola não está em jogo.

A proposta foi incluída no documento “Play Fair“, que consiste numa estratégia quinquenal projetada para tornar a prática do futebol mais apelativa.

A IFAB reconhece que a mudança seria no mínimo “radical”, com cada parte do jogo a durar apenas 30 minutos. O organismo refere que o objetivo desta medida seria incentivar as equipas a perderem menos tempo.

“Muita gente fica muito frustrada quando um jogo de 90 minutos tem menos de 60 minutos de jogo jogado”, explica a IFAB, citado pelo jornal Público.

Como alternativa, a IFAB sugere também parar apenas o relógio nos primeiros cinco minutos da primeira parte e nos últimos dez minutos do segundo tempo. Neste caso, a partida de futebol manteria os seus 90 minutos de duração originais.

Para além desta proposta, há outro assuntos em cima da mesa para discussão, entre os quais a possibilidade de os jogadores fazerem um auto-passe nos livres e cantos, a possibilidade de mostrar cartões amarelos e vermelhos a treinadores e dirigentes.

A IFAB não tenciona impor nenhuma destas leis, mas sim que se gere discussão e se tenha um olhar fresco “sobre como as novas leis poderiam melhorar o jogo“. Qualquer alteração demoraria anos a ser implementada e teria de ter a clara autorização da FIFA.

Ainda este mês, a IFAB fez 131 anos de história, depois de ter sido fundada em Londres, em 1886.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E aposto que até aumentam o preço dos bilhetes ao mesmo tempo.
    Por cá o que se vendia ao litro vende-se agora a 7,5 e a 7 (excepto o lixo tipo coca-cola e alguns refrigerantes , quiçá com a industria farmacêutica/ cancro envolvidos nisto) mas sempre mais caro, quer sejam vinho, azeite, tintas etc.

  2. Se noutras actividades desportivas é o tempo de jogo útil que conta porque não no futebol?
    Acabavam-se as manhas de rebolar no chão e as longas reposições de bola e as substituições de jogadores na parte final do jogo.

RESPONDER

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …