Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco.

Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de Futebol, no Brasil. O jogo foi a prolongamento e ficou marcado pela tensão.

Agora, novas pesquisas mostram que a emoção vivida pelos adeptos alemães durante o jogo pode ter provocado um aumento do número de pessoas que foram para o hospital com ataques cardíacos.

Uma equipa de investigadores, liderada por Karsten Keller da Johannes Gutenberg-University Mainz, na Alemanha, descobriu que as admissões hospitalares para enfartes do miocárdio (ataques cardíacos) aumentaram durante o Campeonato Mundial de Futebol 2014, em comparação com o período homólogo de 2013 e 2015, anos que antecederam e precederam, respetivamente, o Mundial.

Para chegar a essa conclusão, foram analisadas as admissões hospitalares por ataque cardíaco na Alemanha, relativas a quatro períodos: meados de junho a meados de julho de 2013, 2014 e 2015 (ano em que se realizou o Campeonato do Mundo), e meados de julho a meados de agosto de 2014 – o mês imediatamente a seguir. Para além do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA, nesses períodos não houve grandes eventos desportivos.

Os investigadores verificaram então que, durante o período do Campeonato do Mundo, a Alemanha teve 2,1% mais admissões hospitalares do que em 2013, 5,5% mais admissões do que no mês seguinte à final, e 3,7% mais admissões do que em 2015. Estes resultados foram publicados na revista Scientific Reports.

Além disso, não houve qualquer diferença na taxa de mortalidade hospitalar após um ataque cardíaco, exceto no dia da final entre a Alemanha e a Argentina, que teve o maior número de mortes hospitalares diárias do período em que decorreu o Mundial.

Os autores sugerem que o aumento nas admissões hospitalares devido a ataque cardíaco pode ter sido devido a elevados níveis de stress durante os jogos, visto que o stress pode afetar o coração e desencadear eventos cardiovasculares.

Embora o estudo identifique uma correlação entre jogos de futebol e casos de ataque cardíaco, não encontra explicitamente provas de causa, escreve a Cosmos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco. Portugal não está em condições de …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …