/

“Há muito em jogo se arriscarmos a fazer pouco pelas nossas economias”, avisa João Leão

António Pedro Santos / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão

O ministro das Finanças, João Leão, alertou esta terça-feira para o perigo de retirar os apoios nesta altura, havendo “muito em jogo se arriscarmos a fazer pouco pelas nossas economias, para todos os negócios e para todos os cidadãos”.

“A política orçamental tem sido um instrumento vital para ajudar as famílias e manter as empresas vivas. A luta não acabou. O vírus continua a ser um desafio para a saúde pública e para as nossas economias”, referiu no Twitter, antes da reunião virtual do Ecofin, que discutirá a manutenção da suspensão das regras de disciplina orçamental em 2022

O Ecofin vai debater ainda sobre as perspetivas económicas para a região. “Vemos a luz ao fundo do túnel e antecipamos um forte segundo trimestre”, afirmou João Leão, alertando: “Contudo, a incerteza continua a ser muito elevada e uma política orçamental coordenada deve continuar a ser a nossa prioridade”.

“Em primeiro lugar, devemos manter as medidas de apoio temporárias durante o tempo que for necessário; em segundo lugar, assim que a situação sanitária melhorar, devemos ter políticas de crescimento e medidas direcionadas para os setor mais vulneráveis; em terceiro, assim que a recuperação estiver em curso, as preocupações de sustentabilidade a médio prazo devem ser discutidas”, apontou o ministro das Finanças.

Sublinhou ainda que o plano de recuperação e resiliência permitirá “aos Estados-membros elevados níveis de investimento”, criando empregos, promovendo o crescimento e apoiando “uma transição digital e verde, sem criar um fardo sobre as dívidas públicas”.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.