Quem foram os jogadores que mais valorizaram em Portugal?

Rodrigo Antunes / Lusa

Matheus Nunes foi o jogador que mais valorizou esta temporada, numa lista dominada por FC Porto e Sporting CP, mas repleta de surpresas.

A temporada 2021/22 chegou ao fim. Esta foi uma época de afirmação para vários jogadores, que viram o seu valor de mercado disparar. Há um claro padrão nos futebolistas que mais valorizaram, sendo a maioria deles do FC Porto, que se sagrou campeão nacional, e do Sporting CP, que terminou no segundo posto.

Isolado nessa lista está Matheus Nunes. Em julho do ano passado, o luso-brasileiro valia apenas 5 milhões de euros. Depois de uma época de grande nível, o médio está agora cotado em 30 milhões de euros pelo portal Transfermarkt.

O facto de se ter tornado internacional português, representando a seleção em cinco partidas e marcando um golo, também ajudou à causa. O jovem de 23 anos tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e é cobiçado por vários clubes europeus.

Destaque também para Darwin Núñez, considerado como um dos melhores jogadores do campeonato. O avançado uruguaio foi o melhor marcado da Liga Bwin, com 34 golos marcados em 41 partidas. O benfiquista teve uma valorização de 20 milhões de euros desde o início da época e é provável que saia da Luz no verão.

Ainda no pódio está Vítor Ferreira, mais conhecido por Vitinha. O jovem médio portista regressou esta temporada aos ‘dragões’ depois de ter estado emprestado ao Wolverhampton.

Assim como Matheus Nunes, foi chamado à seleção por Fernando Santos e valorizou significativamente — 17 milhões de euros — desde o início da época. O médio de 22 anos está cotado em 24 milhões de euros e conta uma cláusula de rescisão de 40 milhões.

Para encontrar jogadores fora dos ‘três grandes’ é preciso descer até ao 13.º lugar, onde surgem bracarenses em dose dupla. Ricardo Horta, de 27 anos, e Vitinha, de 22 anos, são dois dos maiores valores do Sporting de Braga, sendo que o primeiro pode mesmo estar de saída para o SL Benfica.

Samuel Lino, que já foi vendido ao Atlético de Madrid, também surge na lista. O extremo brasileiro registou uma valorização de 5 milhões de euros desde o início da época. Foi uma das principais figuras do Gil Vicente, contribuindo para que o clube chegasse às competições europeias.

O mais jovem da lista é o bracarense Roger Fernandes, de 16 anos, que foi lançado por Carlos Carvalhal esta temporada. Na altura, com apenas 15 anos, o luso-guineense tornou-se o jogador mais jovem de sempre a marcar pelo Sporting de Braga. O jovem foi até aplaudido pelos adeptos rivais do Moitense.

Um dos nomes mais surpreendentes na lista é André Franco, do Estoril Praia. O médio de 24 anos, formado no Sporting, somou 11 golos e quatro assistências, destacando-se como um dos principais atletas da ‘Equipa da Linha’.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.