Jogadores no hospital às 4h da madrugada, mas Guiné-Bissau jogou na mesma

Federação de Futebol da Guiné-Bissau

Selecção da Guiné-Bissau

Federação tentou adiar o encontro com Marrocos mas não conseguiu. Guiné perdeu por 5-0.

A Guiné-Bissau perdeu pela primeira vez, no apuramento para a fase final do Mundial 2022. Depois de um empate e uma vitória, os guineenses foram goleados por Marrocos (5-0) e perderam a liderança do Grupo I de qualificação.

Em Rabat, nesta quarta-feira, o primeiro golo foi apontado à meia hora por Hakimi, antes de Louza converter uma grande penalidade, muito perto do intervalo.

No segundo tempo, logo aos três minutos, Chair apontou o terceiro golo do encontro. El Kaabi, aos 61 minutos, e El-Haddadi, aos 81 minutos, fechou a goleada. Cinco golos, cinco futebolistas que marcaram.

Pela selecção da Guiné-Bissau jogaram sete futebolistas de clubes portugueses: os titulares Nanú (FC Porto), Marcelo Djaló (Boavista), Fali Candé (Portimonense), Bura (Farense) e Alfa Semedo (Vitória Guimarães) e Simão Júnior e Jaquité (Vilafranquense) foram suplentes utilizados.

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau tentou adiar este jogo porque, na madrugada anterior, quase todos os convocados estiveram no hospital. Uma intoxicação alimentar originou este imprevisto, com mais de 20 jogadores a terem vómitos e diarreia – e com acusações aos responsáveis do hotel, por causa dos alimentos ingeridos. Estiveram no hospital até perto das 4 horas da madrugada.

Carlos Teixeira, presidente da federação, disse que a realização desta partida seria um “acto criminoso” mas a Confederação Africana de Futebol não adiou o jogo, baseando-se no relatório do hospital, que indicou que os futebolistas estavam em “boas condições”.

Marrocos é agora a selecção líder do Grupo I, com seis pontos em dois jogos. Guiné-Bissau, segunda classificada, tem quatro pontos em três partidas.

O próximo jogo é precisamente entre Guiné e Marrocos, novamente em Marrocos. O duelo está marcado para o próximo sábado.

Só o vencedor de cada grupo da qualificação da zona africana segue para a fase seguinte da qualificação para o Mundial 2022.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.