Joe Biden faz visita surpresa a Kiev. EUA anunciam novo pacote de ajuda militar e sanções

6

(h) Presidência da Ucrânia

Biden e Zelenskyy percorreram as ruas da capital e visitaram uma igreja enquanto os alarmes de ataque aéreo soavam.

O presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden chegou esta manhã a Kiev para uma visita surpresa à capital ucraniana onde se encontrou com Volodymyr Zelenskyy. Inicialmente, a Casa Branca negou a possibilidade de o chefe de Estado visitar território ucraniano, com a sua passagem pela Europa a incluir apenas uma paragem pela Polónia.

Nas primeiras imagens da visita divulgadas nas redes sociais, é possível ver Joe Biden ao lado de Volodymyr Zelenskyy a percorrer as ruas de Kiev. Trata-se naturalmente de uma visita histórica e que visa reforçar o apoio dos Estados Unidos da América à Ucrânia na guerra que o país trava contra a Rússia.

De acordo com primeiras informações divulgadas pelo The New York Times, Joe Biden chegou a Kiev por comboio, depois de uma viagem com partida da fronteira polaca — à semelhança do que tem acontecido com outros líderes mundiais que têm visitado a Ucrânia em tempo de guerra.

Os dois presidentes visitaram uma igreja de Kiev ao mesmo tempo que os alarmes de ataque aéreo soavam por toda a cidade. Ainda segundo o mesmo jornal, a vista é descrita como “uma demonstração da determinação da sua administração face à invasão russa que já dura há um ano“.

A equipa de Joe Biden revelou ontem a sua agenda para o dia de hoje, sequndo a qual o presidente ainda permanecia em Washington e só partiria para Varsóvia no final desta segunda-feira. No entanto, estima-se que na altura em que o documento foi revelado Biden já estaria a meio do percurso.

“À medida que o mundo se prepara para assinalar o primeiro aniversário da brutal invasão russa à Ucrânia, estou em Kiev hoje para me encontrar com o presidente Zelenskyy e reafirmar o nosso inabalável e incansável compromisso para com a democracia, soberania e integridade territorial da Ucrânia”, pode ler-se num comunicado lançado pela Casa Branca.

“Quando Putin lançou a sua invasão há praticamente um ano, ele achou que a Ucrânia era fraca e que o Ocidente estava dividido. Ele achou que iria vencer-nos. Mas ele estava totalmente enganado.”

Segundo a CNN, a visita serviu ainda para anunciar um novo pacote de apoio cifrado em 470 milhões de euros, o qual deverá incluir mais equipamento militar, como munições, morteiros, entre outros.

Novos dados vão sendo revelados sobre a preparação da visita de Biden a Kiev. De acordo com Jim La Porta, jornalista da Rolling Stone, citado pelo The Guardian, foi proposto ao presidente norte-americano que se encontrasse com Volodymyr Zelkenskyy na fronteira polaca-ucraniana ou na cidade de Lviv, também na parte oeste do país.

No entanto, esta possibilidade foi recusada pelo próprio, que inistiu na necessidade de visitar a capital Kiev, a qual se tornou um símbolo de resistência do país após os ataques que marcaram as primeiras semanas da invasão.

Ana Rita Moutinho //

6 Comments

  1. Porque o mundo não se revolta contra estes interesses mundiais, que nada tem a ver com territórios mas sim com economias e novas ordens mundiais?

  2. Estes “bandidos” americanos que dão 470 milhões de apoio à Ucrânia “Nazi”, que está a ser atacada pelos bonzinhos dos russos (com letra minúscula), realmente é tudo interesses e manipulação da imprensa a dar-nos a volta a cabeça para esconder os interesses económicos e instauração de novas ordens mundiais!!!
    Se dessem antes esse apoio ao putin (novamente com letra minúscula), acabava assim já a guerra na Ucrânia e podia começar a expandir-se para outras fronteiras onde todos iriamos viver felizes e de mãos dadas…
    Ditadura e comunismo são de facto outra coisa…

  3. Porque o mundo não se revolta com estas Albertinas, que estão sempre a mandar umas “bitaitadas”,
    achando que estão a dizer alguma coisa de jeito?

  4. Mas alguém duvida que os americanos o que querem é armas para os seus “senhores” ganharem milhões?
    Mandem sentá-los à mesa para negociarem, mas isso não interessa à América, nem ao “artista” ucraniano.

  5. Até me farto de rir, vão dando Milhões e a Europa em Declínio com as Sanções e em nada afeta os Russos, sanções atrás de Sanções que só prejudicam a Europa e aumentam o Poderio doa Americanos , desde que começou a Guerra os Europeus cada vez com menos poder de compra e o Dólar a Recuperar bem

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.