Joe Biden escreveu a Marcelo (e disse que está ansioso por colaborar com Portugal)

Sarah Silbiger / Bloomberg Pool by EPA

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escreveu uma carta a Marcelo Rebelo de Sousa, a agradecer as felicitações pela vitória do candidato democrata nas eleições norte-americanas de 3 de novembro.

De acordo com o site oficial da Presidência da República, Joe Biden agradece as “amáveis palavras” de Marcelo Rebelo de Sousa, diz que é uma “grande honra” ter sido eleito e lamenta que ainda não tenham “tido a oportunidade de falar ao telefone“.

Na carta, o Presidente-eleito diz ainda que tanto ele como a vice-presidente-eleita Kamala Harris estão ansiosos por trabalhar com Marcelo e “o seu governo” numa abordagem aos “problemas comuns” que os dois países e os respetivos povos enfrentam.

Além disso, Joe Biden lembra que a sua administração assumirá o cargo “num momento de grandes desafios globais, do coronavírus às mudanças climáticas”, desafios que “transcendem as fronteiras e requerem cooperação internacional”.

“Obrigado mais uma vez, Presidente Rebelo de Sousa. Espero ansiosamente por um diálogo futuro. Atenciosamente, Joseph R. Biden, Jr.”, termina a carta.

Marcelo enviou a 7 de novembro uma mensagem de felicitações a Joe Biden, declarando-se certo de que “as relações entre Portugal e os Estados Unidos da América, com mais de duzentos anos de história, se continuarão a estreitar no futuro“.

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos validou este mês a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais, que, com 302 votos, ultrapassou o mínimo de 270 necessários para poder ser o 46.º Presidente norte-americano.

Joe Biden toma posse a 20 de janeiro de 2021, substituindo o Republicano Donald Trump.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer verdadeiro democrata não deve reconhecer a eleição de Biden. Ou é ignorante face às provas de fraude massiva, que os media têm camuflado, ou não é democrata. É uma vergonha, bem como a propaganda e campanha de difamação de Trump que dura há 4 anos.

  2. Estamos fo**dos………….já pôs o olho em Portugal, o eleito com uma mega fraude nas eleições, corrupto e um dos responsaveis pela destruição do Iraque e Síria (e criação do grupo terrorista Daesh) a onde morreram mais de 2 milhões de seres humanos, provocou mais de 16 milhões de deslocados e uma ausência de um futuro digno para mais de 3 ou 4 gerações de crianças…………não auguro nada de bom com este futuro pseudo presidente que mais não será que o testa de ferro dos oligarcas sem escruplos daquela Républica Bananeira.

RESPONDER

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …