João Semedo é o candidato do BE à Câmara do Porto

João Semedo / Facebook

João Semedo, dirigente do Bloco de Esquerda

João Semedo, dirigente do Bloco de Esquerda

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda é o candidato do partido à Câmara do Porto, disse esta sexta-feira à agência Lusa uma fonte dos bloquistas.

A candidatura de João Semedo foi aprovada esta sexta-feira à noite pela concelhia do Porto do BE. O nome do ex-coordenador bloquista obteve 76% de votos favoráveis, 17% de votos contra e 7% de votos brancos.

João Teixeira Lopes, que já foi candidato à Câmara do Porto em 2009, vai ser o primeiro nome da lista para a assembleia municipal, disse uma fonte dos bloquistas à Lusa.

Nas eleições do próximo outono, Semedo vai defrontar o atual presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, o candidato do PSD, Álvaro Almeida, e a candidata da CDU, Ilda Figueiredo.

O médico, de 65 anos, dirigiu o Bloco de Esquerda em conjunto com a atual coordenadora, Catarina Martins, entre 2012 e 2014, numa solução de liderança ‘bicéfala’ que os bloquistas viriam a abandonar.

Membro do Bloco desde 2007, João Semedo foi deputado à Assembleia da República entre 2006 e 2015, ano em que renunciou ao mandato devido a um cancro na laringe, uma doença da qual já está restabelecido.

Há um ano, o ex-deputado saiu da Mesa Nacional do BE. Uma decisão que, disse na altura, não era tomada por discordância ou desmotivação, mas sim por considerar ser tempo de “ter outra forma de intervenção política e partidária”.

Semedo nasceu em Lisboa, mas vive no Porto há 40 anos, cidade onde exerceu a sua profissão e desenvolveu a sua atividade política, social e cultural.

Participou na fundação do Sindicato dos Médicos do Norte e integrou a direção do FITEI e da cooperativa artística Árvore, tendo igualmente trabalhado em diversos serviços de saúde públicos, privados e sociais.

Fez uma pós-graduação em Toxicodependências, trabalhou na Associação Norte Vida com a população sem abrigo.

Entre 2000 e 2006, foi presidente do Conselho de Administração do Hospital Joaquim Urbano, unidade do Serviço Nacional de Saúde especializada em doenças respiratórias e infeciosas.

Em 2006, deixou a administração do hospital para ser deputado da Assembleia da República em regime de exclusividade.

Antes do 25 de Abril de 1974, João Semedo foi militante comunista. Ingressou na UEC/PCP em 1972. Em 1973 foi detido pela PIDE/DGS, acusado de atividades subversivas.

Fez parte da Comissão Central da UEC (juventude comunista) e do Comité Central (CC) do PCP. Demitiu-se do CC do PCP em 1991 e abandonou o partido em 2003, ano em que participou na criação da Renovação Comunista.

Em 2004, como independente, integrou a lista do BE ao Parlamento Europeu e, em 2005, foi candidato à Assembleia da República pelos bloquistas, candidatura que repetiu em 2009 e 2011 como cabeça de lista pelo círculo do Porto.

Como deputado integrou diversas comissões parlamentares (saúde, assuntos europeus, orçamento e finanças), as duas comissões de inquérito ao BPN (2009 e 2012), a comissão de inquérito ao caso PT/TVI (2010) de que foi o relator e comissão de inquérito à aquisição dos submarinos (2014). Foi autor de diversos projetos de lei de cuja aprovação resultaram, entre outros, o testamento vital, a prescrição de genéricos, o estatuto do dador de sangue, a carta de direitos dos utentes do SNS e os tempos de espera no SNS.

Em 2015, participou na fundação do movimento cívico “Direito a morrer com dignidade”, a cuja coordenação pertence desde então.

Em 2016 foi distinguido pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito/Grau Ouro da cidade.

João Teixeira Lopes, licenciado em sociologia e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é dirigente do BE e foi deputado na IX e X legislaturas.

Em 2009, Teixeira Lopes foi candidato à Câmara do Porto, tendo obtido 2,6% dos votos.

Lusa Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …