João Semedo é o candidato do BE à Câmara do Porto

João Semedo / Facebook

João Semedo, dirigente do Bloco de Esquerda

João Semedo, dirigente do Bloco de Esquerda

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda é o candidato do partido à Câmara do Porto, disse esta sexta-feira à agência Lusa uma fonte dos bloquistas.

A candidatura de João Semedo foi aprovada esta sexta-feira à noite pela concelhia do Porto do BE. O nome do ex-coordenador bloquista obteve 76% de votos favoráveis, 17% de votos contra e 7% de votos brancos.

João Teixeira Lopes, que já foi candidato à Câmara do Porto em 2009, vai ser o primeiro nome da lista para a assembleia municipal, disse uma fonte dos bloquistas à Lusa.

Nas eleições do próximo outono, Semedo vai defrontar o atual presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, o candidato do PSD, Álvaro Almeida, e a candidata da CDU, Ilda Figueiredo.

O médico, de 65 anos, dirigiu o Bloco de Esquerda em conjunto com a atual coordenadora, Catarina Martins, entre 2012 e 2014, numa solução de liderança ‘bicéfala’ que os bloquistas viriam a abandonar.

Membro do Bloco desde 2007, João Semedo foi deputado à Assembleia da República entre 2006 e 2015, ano em que renunciou ao mandato devido a um cancro na laringe, uma doença da qual já está restabelecido.

Há um ano, o ex-deputado saiu da Mesa Nacional do BE. Uma decisão que, disse na altura, não era tomada por discordância ou desmotivação, mas sim por considerar ser tempo de “ter outra forma de intervenção política e partidária”.

Semedo nasceu em Lisboa, mas vive no Porto há 40 anos, cidade onde exerceu a sua profissão e desenvolveu a sua atividade política, social e cultural.

Participou na fundação do Sindicato dos Médicos do Norte e integrou a direção do FITEI e da cooperativa artística Árvore, tendo igualmente trabalhado em diversos serviços de saúde públicos, privados e sociais.

Fez uma pós-graduação em Toxicodependências, trabalhou na Associação Norte Vida com a população sem abrigo.

Entre 2000 e 2006, foi presidente do Conselho de Administração do Hospital Joaquim Urbano, unidade do Serviço Nacional de Saúde especializada em doenças respiratórias e infeciosas.

Em 2006, deixou a administração do hospital para ser deputado da Assembleia da República em regime de exclusividade.

Antes do 25 de Abril de 1974, João Semedo foi militante comunista. Ingressou na UEC/PCP em 1972. Em 1973 foi detido pela PIDE/DGS, acusado de atividades subversivas.

Fez parte da Comissão Central da UEC (juventude comunista) e do Comité Central (CC) do PCP. Demitiu-se do CC do PCP em 1991 e abandonou o partido em 2003, ano em que participou na criação da Renovação Comunista.

Em 2004, como independente, integrou a lista do BE ao Parlamento Europeu e, em 2005, foi candidato à Assembleia da República pelos bloquistas, candidatura que repetiu em 2009 e 2011 como cabeça de lista pelo círculo do Porto.

Como deputado integrou diversas comissões parlamentares (saúde, assuntos europeus, orçamento e finanças), as duas comissões de inquérito ao BPN (2009 e 2012), a comissão de inquérito ao caso PT/TVI (2010) de que foi o relator e comissão de inquérito à aquisição dos submarinos (2014). Foi autor de diversos projetos de lei de cuja aprovação resultaram, entre outros, o testamento vital, a prescrição de genéricos, o estatuto do dador de sangue, a carta de direitos dos utentes do SNS e os tempos de espera no SNS.

Em 2015, participou na fundação do movimento cívico “Direito a morrer com dignidade”, a cuja coordenação pertence desde então.

Em 2016 foi distinguido pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito/Grau Ouro da cidade.

João Teixeira Lopes, licenciado em sociologia e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é dirigente do BE e foi deputado na IX e X legislaturas.

Em 2009, Teixeira Lopes foi candidato à Câmara do Porto, tendo obtido 2,6% dos votos.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …