João Miguel Tavares denuncia a “tremenda lata” de Jorge Coelho

O socialista Jorge Coelho foi “apanhado” a ler informações que lhe terão sido passadas pelo governo, sobre o estado da economia portuguesa, durante a “Quadratura do Círculo” da SIC Notícias, depois de ter garantido que tinha estudado o assunto “a fundo”.

O caso foi tornado público pelo jornalista João Miguel Tavares na sua página de Facebook e refere-se ao momento em que “Jorge Coelho se põe a ler uns papéis sublinhados a vermelho, para demonstrar que a economia portuguesa estava muito melhor do que aquilo que para aí se diz”, como escreve o cronista do Público.

Ora, a aproximação da câmara aos papéis de Jorge Coelho deixa perceber que o comentador do programa político da SIC estava a ler “um email de Joana Almodovar, que, frisa João Miguel Tavares, é chefe de gabinete do Ministério da Economia“.

Na imagem divulgada pelo jornalista é possível ver a impressão de uma mensagem de correio electrónico, na qual se lê a frase “encarrega-me o senhor ministro de remeter elementos (…)”.

O jornalista acusa Coelho de “ir papaguear para a televisão os memos do Ministério da Economia” e refere que “é preciso uma tremenda lata” para dizer que foi “estudar mesmo isto a fundo”.

O comentário de João Miguel Tavares está a ter grande repercussão e a gerar inúmeras reacções – em sentidos diversos.

Por um lado, há utilizadores do Facebook como António Cardoso que dizem que o comportamento de Coelho é “escandaloso”, ou como Manuel Jacinto que nota que a televisão afinal paga ao ex-ministro socialista “para fazer de faz de conta”.

Mas também há quem critique João Miguel Tavares, como é o caso de Joaquim Mateus Lopes Seita, que lhe pergunta se “não faz o mesmo quando vai comentar na TV” ou quando “escreve as suas crónicas nos jornais”.

“Será que comenta sem ter qualquer informação sobre o assunto que vai comentar? Será que isto é ilegal?”, pergunta este utilizador.

“O Durão Barroso dos pobrezinhos”

O professor António Fernando Nabais recorre por seu lado ao seu espaço de opinião no blogue Aventar para comentar o caso, tecendo duras críticas a Jorge Coelho, de quem fala como “um dos muitos chicos espertos do centrão“.

Nabais refere-se ao político do PS como “uma espécie de Durão Barroso dos pobrezinhos”, explicando que “terá usado cargos públicos como estágio para voos salariais mais altos” e lembrando que passou pela Mota-Engil depois de ter estado no governo.

Para o professor, o caso reportado por João Miguel Tavares é a confirmação de que “Coelho está, na SIC, a trabalhar para o PS, o que lhe garante, pelo menos, duas fontes de rendimento”.

SV, ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o coelhone vai dar tareia no joão miguel.
    Ele avisou; “quem se mete com o PS, leva ! ”
    Chapéus há muitos; e chicos espertos também !

  2. Vejam bem que é com ISTO que o sr.João Miguel Tavares se preocupa.
    Com as “fontes” de Jorge Coelho. Nem quer saber se as notícias são boas, se são verdadeiras, para ele gravíssimo é Jorge Coelho estar a ler um e-mail de alguém que pertence ao governo.
    Este senhor se é mesmo jornalista devia saber como é que se arranjam notícias, ou então as que ele dá são inventadas.
    Que rica ocasião que ele perdeu para estar calado !

  3. MAFURRA não seja casmurro. A questão não está se o Jorge Coelho foi ler um email; ele não pode é estar como comentador de um programa a dizer-se isento, apenas expressa a opinião dele e de mais ninguém e que ainda por cima, estuda os assuntos a fundo. Se ele pretende enganar palermas e fazer os outros de idiotas então deve estar a falar para pessoas como você.

  4. Isto é o exemplo de seriedade dos politicos que temos. Admiro muito que o sr. jornalista tão perspicaz (apartidário?) não tenha detetado muitos casos semelhantes por personalidades de diversos quadrantes politico/partidários ( infelizmente é um caso muito comum, os politicos servirem-se dos cargos que desempenham para depois se “orientarem” quando saem). Dar-lhe -iam muito papel para escrever e tinta para gastar….seria cada crónica! È ver onde estão muitos dos dirigentes politicos que passaram pelos vários governos. Se não se lembra deverá fazer uma introspeção profunda e não faltará quem se disponha a avivar-lhe a memória. Para já deverá começar por fazer o trabalho de casa .

  5. Este sr. jornalista tem andado muito distraído. Se quer mostrar isenção partidária, deveria rever os casos sem conta de personagens politicas de vários quadrantes, que passaram por vários governos e não só , servindo-se dessa situação para o “arranjinho” no futuro. Infelizmente ( por isso andamos pelas ruas da amargura, com casos de corrupção, desonestidade e tudo o que uma democracia não deveria ter) é muito repetitivo e comum, por isso é que há tal descrença na politica e nos seus representantes. Aconselho vivamente a fazer o trabalho de casa para criar colunas bombásticas de jornal.

  6. Eu acho que j coelho pode ter na mão uma informação do governo e outras que porventura recolheu noutros lados, estudar o caso, seja ou não a fundo para depois exprimir a sua opiniao. Ou queriam que ele fosse estudar baseado em quê? Se o governo é do partido dele e se tem os dados, logo…
    Há mais comentadores que vindo dos partidos políticos é lá que têm a fonte principal, ex. Santana Lopes, Marques Mendes, Antônio Vitorino etc

  7. Sr. Jornalista João Miguel Tavares (desculpe se me enganei).
    Para quem à boca cheia, critica o clientelismo e as cunhas, acho muito lamentável e cínico, pedir um emprego na função pública ao Sr. Primeiro Ministro, que penso não ter sido seu colega de escola. Se quiser entrar na função pública, deve concorrer aos concursos que, com alguma frequência, são publicados no Diário da República.
    O facto do Sr. Dr. António Costa (nosso Primeiro Ministro) ter ficado com os seus filhos foi, realmente, uma bofetada sem mão. Não estava à espera desta, pois não?
    É que respostas assim, só vêm de pessoas inteligentes…

  8. Sr. Jornalista João Miguel Tavares (desculpe se me enganei).
    Para quem à boca cheia, critica o clientelismo e as cunhas, acho muito lamentável e cínico, pedir um emprego na função pública ao Sr. Primeiro Ministro, que penso não ter sido seu colega de escola. Se quiser entrar na função pública, deve concorrer aos concursos que, com alguma frequência, são publicados no Diário da República.
    O facto do Sr. Dr. António Costa (nosso Primeiro Ministro) ter ficado com os seus filhos foi, realmente, uma bofetada sem mão. Não estava à espera desta, pois não?
    É que respostas assim, só vêm de pessoas inteligentes…

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …