João Miguel Tavares denuncia a “tremenda lata” de Jorge Coelho

O socialista Jorge Coelho foi “apanhado” a ler informações que lhe terão sido passadas pelo governo, sobre o estado da economia portuguesa, durante a “Quadratura do Círculo” da SIC Notícias, depois de ter garantido que tinha estudado o assunto “a fundo”.

O caso foi tornado público pelo jornalista João Miguel Tavares na sua página de Facebook e refere-se ao momento em que “Jorge Coelho se põe a ler uns papéis sublinhados a vermelho, para demonstrar que a economia portuguesa estava muito melhor do que aquilo que para aí se diz”, como escreve o cronista do Público.

Ora, a aproximação da câmara aos papéis de Jorge Coelho deixa perceber que o comentador do programa político da SIC estava a ler “um email de Joana Almodovar, que, frisa João Miguel Tavares, é chefe de gabinete do Ministério da Economia“.

Na imagem divulgada pelo jornalista é possível ver a impressão de uma mensagem de correio electrónico, na qual se lê a frase “encarrega-me o senhor ministro de remeter elementos (…)”.

O jornalista acusa Coelho de “ir papaguear para a televisão os memos do Ministério da Economia” e refere que “é preciso uma tremenda lata” para dizer que foi “estudar mesmo isto a fundo”.

O comentário de João Miguel Tavares está a ter grande repercussão e a gerar inúmeras reacções – em sentidos diversos.

Por um lado, há utilizadores do Facebook como António Cardoso que dizem que o comportamento de Coelho é “escandaloso”, ou como Manuel Jacinto que nota que a televisão afinal paga ao ex-ministro socialista “para fazer de faz de conta”.

Mas também há quem critique João Miguel Tavares, como é o caso de Joaquim Mateus Lopes Seita, que lhe pergunta se “não faz o mesmo quando vai comentar na TV” ou quando “escreve as suas crónicas nos jornais”.

“Será que comenta sem ter qualquer informação sobre o assunto que vai comentar? Será que isto é ilegal?”, pergunta este utilizador.

“O Durão Barroso dos pobrezinhos”

O professor António Fernando Nabais recorre por seu lado ao seu espaço de opinião no blogue Aventar para comentar o caso, tecendo duras críticas a Jorge Coelho, de quem fala como “um dos muitos chicos espertos do centrão“.

Nabais refere-se ao político do PS como “uma espécie de Durão Barroso dos pobrezinhos”, explicando que “terá usado cargos públicos como estágio para voos salariais mais altos” e lembrando que passou pela Mota-Engil depois de ter estado no governo.

Para o professor, o caso reportado por João Miguel Tavares é a confirmação de que “Coelho está, na SIC, a trabalhar para o PS, o que lhe garante, pelo menos, duas fontes de rendimento”.

SV, ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o coelhone vai dar tareia no joão miguel.
    Ele avisou; “quem se mete com o PS, leva ! ”
    Chapéus há muitos; e chicos espertos também !

  2. Vejam bem que é com ISTO que o sr.João Miguel Tavares se preocupa.
    Com as “fontes” de Jorge Coelho. Nem quer saber se as notícias são boas, se são verdadeiras, para ele gravíssimo é Jorge Coelho estar a ler um e-mail de alguém que pertence ao governo.
    Este senhor se é mesmo jornalista devia saber como é que se arranjam notícias, ou então as que ele dá são inventadas.
    Que rica ocasião que ele perdeu para estar calado !

  3. MAFURRA não seja casmurro. A questão não está se o Jorge Coelho foi ler um email; ele não pode é estar como comentador de um programa a dizer-se isento, apenas expressa a opinião dele e de mais ninguém e que ainda por cima, estuda os assuntos a fundo. Se ele pretende enganar palermas e fazer os outros de idiotas então deve estar a falar para pessoas como você.

  4. Isto é o exemplo de seriedade dos politicos que temos. Admiro muito que o sr. jornalista tão perspicaz (apartidário?) não tenha detetado muitos casos semelhantes por personalidades de diversos quadrantes politico/partidários ( infelizmente é um caso muito comum, os politicos servirem-se dos cargos que desempenham para depois se “orientarem” quando saem). Dar-lhe -iam muito papel para escrever e tinta para gastar….seria cada crónica! È ver onde estão muitos dos dirigentes politicos que passaram pelos vários governos. Se não se lembra deverá fazer uma introspeção profunda e não faltará quem se disponha a avivar-lhe a memória. Para já deverá começar por fazer o trabalho de casa .

  5. Este sr. jornalista tem andado muito distraído. Se quer mostrar isenção partidária, deveria rever os casos sem conta de personagens politicas de vários quadrantes, que passaram por vários governos e não só , servindo-se dessa situação para o “arranjinho” no futuro. Infelizmente ( por isso andamos pelas ruas da amargura, com casos de corrupção, desonestidade e tudo o que uma democracia não deveria ter) é muito repetitivo e comum, por isso é que há tal descrença na politica e nos seus representantes. Aconselho vivamente a fazer o trabalho de casa para criar colunas bombásticas de jornal.

  6. Eu acho que j coelho pode ter na mão uma informação do governo e outras que porventura recolheu noutros lados, estudar o caso, seja ou não a fundo para depois exprimir a sua opiniao. Ou queriam que ele fosse estudar baseado em quê? Se o governo é do partido dele e se tem os dados, logo…
    Há mais comentadores que vindo dos partidos políticos é lá que têm a fonte principal, ex. Santana Lopes, Marques Mendes, Antônio Vitorino etc

  7. Sr. Jornalista João Miguel Tavares (desculpe se me enganei).
    Para quem à boca cheia, critica o clientelismo e as cunhas, acho muito lamentável e cínico, pedir um emprego na função pública ao Sr. Primeiro Ministro, que penso não ter sido seu colega de escola. Se quiser entrar na função pública, deve concorrer aos concursos que, com alguma frequência, são publicados no Diário da República.
    O facto do Sr. Dr. António Costa (nosso Primeiro Ministro) ter ficado com os seus filhos foi, realmente, uma bofetada sem mão. Não estava à espera desta, pois não?
    É que respostas assim, só vêm de pessoas inteligentes…

  8. Sr. Jornalista João Miguel Tavares (desculpe se me enganei).
    Para quem à boca cheia, critica o clientelismo e as cunhas, acho muito lamentável e cínico, pedir um emprego na função pública ao Sr. Primeiro Ministro, que penso não ter sido seu colega de escola. Se quiser entrar na função pública, deve concorrer aos concursos que, com alguma frequência, são publicados no Diário da República.
    O facto do Sr. Dr. António Costa (nosso Primeiro Ministro) ter ficado com os seus filhos foi, realmente, uma bofetada sem mão. Não estava à espera desta, pois não?
    É que respostas assim, só vêm de pessoas inteligentes…

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …