João Leão: “Gastámos mais 686 milhões na Saúde do que estava no Suplementar”

António Pedro Santos / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão.

Numa audição regimental na Comissão de Orçamento e Finanças, João Leão disse que foi gasto mais dinheiro na Saúde do que aquilo que estava previsto no Orçamento Suplementar.

Se no orçamento aprovado no verão do ano passado estavam previstos 500 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde fazer frente aos gastos com a pandemia de covid-19, a despesa acabou por ser de “686 milhões de euros, acima do limite orçamental”.

De acordo com o Observador, João Leão esperava críticas após a despesa em 2020 ter sido menor do que o Governo esperava, sobretudo em gastos com a pandemia.



O governante diz que “é normal e existem razões para não ser tudo executado”, dando os exemplos de “três câmaras municipais de referência do PSD”, em que o executado ficou em 63% do orçamentado. “E é válido para câmaras do PSD, mas também do PS e dos outros partidos”, explicou.

O deputado Duarte Pacheco disse que João Leão demonstrou “desespero” nas suas explicações, “tudo para não dizer que assume que decidiu cortar na despesa e privilegiar as contas públicas”.

“Já estamos habituados: convosco a despesa ficou sempre abaixo do que foi autorizado pelo parlamento”, disse o deputado. “Sabe quem está a aplaudir, onde quer que esteja? O doutor Oliveira Salazar, que deve estar a aplaudir o rigor das suas contas”.

“Na área da Saúde gastámos mais do que viemos cá pedir, senhor deputado. E na Segurança Social gastámos ligeiramente acima”, respondeu Leão.

Relativamente ao orçamento da Segurança Social, a execução rondou aquilo que foi planeado. Estavam orçamentados 1.906 milhões de euros e foram gastos 1.915 milhões de euros.

O ministro das Finanças sublinhou ainda que, em 2020, a contração da economia portuguesa foi de 7,6% no ano passado, “inferior à estimativa do governo de 8,3% e inferior à da Comissão Europeia”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …