João, 12 anos, negativa a matemática, é campeão do mundo de cálculo mental

wwworks / Flickr

-

João Silva Bento, 12 anos, estudante do 6º ano na Escola Secundária Manuel Fernandes, em Abrantes, sagrou-se este ano campeão mundial de cálculo mental, entre mais de 36 mil participantes de 61 diferentes países.

A competição relativa aos Campeonatos SuperTmatik, que todos os anos decorrem online, envolveu este ano 36 725 finalistas de 61 nacionalidades diferentes, tendo o jovem estudante português conquistado o 1º lugar no seu escalão, com um tempo de resolução de 42,5 segundos às 10 equações que lhe foram apresentadas.

“O João Bento tem revelado uma apetência invulgar para o cálculo mental”, disse à agência Lusa o seu professor de Matemática, António Percheiro, tendo observado que o jovem campeão do mundo de cálculo mental “é um aluno com dificuldades a Matemática”, tendo reprovado na disciplina no final do segundo período do presente ano letivo.

“No ano letivo 2012/2013 o João ganhou o campeonato ao nível do Agrupamento de Escolas, como aluno de 5º ano, e concorreu a nível Internacional mas não obteve um resultado de destaque”, notou, tendo defendido que “foi a sua perseverança e gosto pelo cálculo mental” que fez com que o João, este ano letivo, tenha voltado a concorrer e conquistado o 1º lugar a nível mundial.

“Aliás”, acrescentou, “o João melhorou bastante desde a conquista deste troféu. Conseguiu agora um teste muito positivo, o que lhe abre muito boas perspetivas para uma nota positiva no final do ano”, confidenciou o professor.

Residente em Alferrarede, Abrantes, João Bento disse ter ficado “muito contente” com o resultado obtido, tendo confessado, no entanto, que “não esperava” ganhar.

“Era muita gente a participar e o Mundo é muito grande”, notou, tendo lembrado que “desde pequenino que treinava e fazia muitas contas com os familiares, tipo contas de somar, dividir e multiplicar, tudo de cabeça”.

João Bento, que afirmou gostar “mais ou menos” de Matemática, disse ainda que o título de campeão do mundo “vai servir de motivação para subir a nota”, e passar na disciplina.

“Não fica lá muito bem a um campeão do mundo em cálculo mental ter depois negativa a matemática”, observou.

“Os meus pais e os meus amigos deram-me os parabéns e disseram-me para continuar assim”, rematou o estudante.

O 2º lugar no concurso foi atribuído a um concorrente da Coreia do Sul, com o tempo de 46:26 segundos, e o 3º lugar a um estudante indiano, que demorou 48:80 segundos a resolver mentalmente os problemas matemáticos apresentados no concurso.

A direção do Agrupamento nº 2 de Escolas Dr. Manuel Fernandes informou a Lusa que o troféu de campeão do Mundo atribuído pela organização dos Campeonatos SuperTmatik vai ser entregue em cerimónia pública, em dia ainda por designar.

/Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A título de curiosidade: “No ano letivo 2012/2013 o João ganhou o campeonato ao nível do Agrupamento de Escolas, como aluno de 5º ano (…)”… Estava no 5º ano e agora, no ano letivo de 2015/2016 está no 6º ano. Ficou retido no 5º ano, ? …

    • Os alunos em portugal são medíocres? Os professores de matemática são péssimos? Tem conhecimento de causa? Talvez seja melhor olhar para os resultados do pisa…

    • O ensino de matemática é uma bosta. A dada altura lembro-me que passou a imperar decorar coisas em substituição do raciocínio lógico… é normal que o crianço não goste de matemática

  2. O método de ensino utilizado é para a maior parte dos alunos. Para os que não conseguem aprender, será objeto de investigação e qualquer Professor pode arranjar outro método. O João, excepcional,provavelmente irrequieto e perturbador, teve ocasião de ser avaliado da sua invulgar capacidade. Atenção, pois a informação de cada aluno dos primeiros quatro anos, deve ser conhecida pelos Professores seguintes e assim sucessivamente, para poderem consultar sempre que necessário. Parabéns ao João por ter nascido com esta característica e que cresça o interesse pelo que o rodeia.

  3. Os métodos de ensino é que são uma porcaria! OBSOLETOS!
    Repetir, repetir, repetir é o mote. Se não repetir como o professor diz, corta-se logo na avaliação!

  4. Einstein também foi considerado um péssimo aluno.
    Só melhorou quando caiu e bateu com a moleirinha não sei onde… (esta ultima versão é minha)

RESPONDER

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …