João, 12 anos, negativa a matemática, é campeão do mundo de cálculo mental

wwworks / Flickr

-

João Silva Bento, 12 anos, estudante do 6º ano na Escola Secundária Manuel Fernandes, em Abrantes, sagrou-se este ano campeão mundial de cálculo mental, entre mais de 36 mil participantes de 61 diferentes países.

A competição relativa aos Campeonatos SuperTmatik, que todos os anos decorrem online, envolveu este ano 36 725 finalistas de 61 nacionalidades diferentes, tendo o jovem estudante português conquistado o 1º lugar no seu escalão, com um tempo de resolução de 42,5 segundos às 10 equações que lhe foram apresentadas.

“O João Bento tem revelado uma apetência invulgar para o cálculo mental”, disse à agência Lusa o seu professor de Matemática, António Percheiro, tendo observado que o jovem campeão do mundo de cálculo mental “é um aluno com dificuldades a Matemática”, tendo reprovado na disciplina no final do segundo período do presente ano letivo.

“No ano letivo 2012/2013 o João ganhou o campeonato ao nível do Agrupamento de Escolas, como aluno de 5º ano, e concorreu a nível Internacional mas não obteve um resultado de destaque”, notou, tendo defendido que “foi a sua perseverança e gosto pelo cálculo mental” que fez com que o João, este ano letivo, tenha voltado a concorrer e conquistado o 1º lugar a nível mundial.

“Aliás”, acrescentou, “o João melhorou bastante desde a conquista deste troféu. Conseguiu agora um teste muito positivo, o que lhe abre muito boas perspetivas para uma nota positiva no final do ano”, confidenciou o professor.

Residente em Alferrarede, Abrantes, João Bento disse ter ficado “muito contente” com o resultado obtido, tendo confessado, no entanto, que “não esperava” ganhar.

“Era muita gente a participar e o Mundo é muito grande”, notou, tendo lembrado que “desde pequenino que treinava e fazia muitas contas com os familiares, tipo contas de somar, dividir e multiplicar, tudo de cabeça”.

João Bento, que afirmou gostar “mais ou menos” de Matemática, disse ainda que o título de campeão do mundo “vai servir de motivação para subir a nota”, e passar na disciplina.

“Não fica lá muito bem a um campeão do mundo em cálculo mental ter depois negativa a matemática”, observou.

“Os meus pais e os meus amigos deram-me os parabéns e disseram-me para continuar assim”, rematou o estudante.

O 2º lugar no concurso foi atribuído a um concorrente da Coreia do Sul, com o tempo de 46:26 segundos, e o 3º lugar a um estudante indiano, que demorou 48:80 segundos a resolver mentalmente os problemas matemáticos apresentados no concurso.

A direção do Agrupamento nº 2 de Escolas Dr. Manuel Fernandes informou a Lusa que o troféu de campeão do Mundo atribuído pela organização dos Campeonatos SuperTmatik vai ser entregue em cerimónia pública, em dia ainda por designar.

/Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A título de curiosidade: “No ano letivo 2012/2013 o João ganhou o campeonato ao nível do Agrupamento de Escolas, como aluno de 5º ano (…)”… Estava no 5º ano e agora, no ano letivo de 2015/2016 está no 6º ano. Ficou retido no 5º ano, ? …

    • Os alunos em portugal são medíocres? Os professores de matemática são péssimos? Tem conhecimento de causa? Talvez seja melhor olhar para os resultados do pisa…

    • O ensino de matemática é uma bosta. A dada altura lembro-me que passou a imperar decorar coisas em substituição do raciocínio lógico… é normal que o crianço não goste de matemática

  2. O método de ensino utilizado é para a maior parte dos alunos. Para os que não conseguem aprender, será objeto de investigação e qualquer Professor pode arranjar outro método. O João, excepcional,provavelmente irrequieto e perturbador, teve ocasião de ser avaliado da sua invulgar capacidade. Atenção, pois a informação de cada aluno dos primeiros quatro anos, deve ser conhecida pelos Professores seguintes e assim sucessivamente, para poderem consultar sempre que necessário. Parabéns ao João por ter nascido com esta característica e que cresça o interesse pelo que o rodeia.

  3. Os métodos de ensino é que são uma porcaria! OBSOLETOS!
    Repetir, repetir, repetir é o mote. Se não repetir como o professor diz, corta-se logo na avaliação!

  4. Einstein também foi considerado um péssimo aluno.
    Só melhorou quando caiu e bateu com a moleirinha não sei onde… (esta ultima versão é minha)

RESPONDER

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …