//

“Orgulhoso de ser português.” Jesus recebe condecoração

1

Jose Sena Goulao / EPA

O Presidente da República condecorou esta segunda-feira o treinador de futebol Jorge Jesus com a Ordem do Infante D. Henrique pelos resultados alcançados no Brasil, ao serviço do Flamengo, e em Portugal.

Jorge Jesus foi condecorado esta segunda-feira com a Ordem do Infante D. Henrique. “Jorge Jesus contribuiu e contribui para projetar o prestígio de Portugal no mundo do desporto, mas em geral em termos sociais, em particular num país que nos é muito querido”, disse Marcelo Rebelo de Sousa durante a cerimónia, que decorreu esta tarde no Palácio de Belém, em Lisboa.

O treinador falou logo a seguir ao Presidente de República, começando por dizer que conhece bem a história de Infante D. Henrique, até porque este nome faz parte do seu quotidiano, uma vez que atravessa uma avenida com o mesmo nome no Rio de Janeiro.

Jorge Jesus falou da ligação histórica e cultural entre Portugal e o Brasil, reforçando uma ideia que já tinha sido trazida por Marcelo. “Não fomos nós, eu e a minha equipa técnica, que descobrimos o Brasil. Também não fui eu que dei a independência ao Brasil. Mas fomos nós que a 23 e a 24 de novembro conquistámos dois títulos. Vamos ficar na história do Brasil”, disse o treinador.

Jorge Jesus concluiu, já com a voz trémula, dizendo que se sente “orgulhoso de ser português”.

A seguir, o agora Comendador respondeu a algumas perguntas dos jornalistas. Quando questionado sobre o significado desta distinção, o técnico afirmou que esta é “uma condecoração completamente diferente” e que “a maior vitória é sentir o carinho e o consenso do povo português em relação ao treinador Jorge Jesus”.

A decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de condecorar o treinador português foi divulgada no dia 21 de dezembro, logo após a final do campeonato de mundo de clubes, em que o Flamengo perdeu com o Liverpool por 1-0 no prolongamento.

Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, de 65 anos, começou a carreira como treinador em 1990, no Amora, e conquistou três títulos de campeão nacional pelo Benfica. O seu palmarés como treinador inclui uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça pelo Benfica, uma Taça da Liga e uma Supertaça pelo Sporting, uma Taça Intertoto da UEFA pelo Sporting de Braga e uma Supertaça pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Este ano, levou o Flamengo a conquistar a Taça Libertadores e o campeonato brasileiro, mas falhou o mundial de clubes ao perder na final com os ingleses do Liverpool.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem prestou “serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Ja deixei ha 3 anos de ter orgulho neste “pr”!
    Pois já passou ha muito tempo para a sua fase de diarreia (não crónica mas) aguda, mas infelizmente ainda não em fase terminal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.