Liverpool vence Flamengo e desfaz sonho de Jesus

Ali Haider / EPA

O Liverpool conquistou hoje o primeiro título intercontinental, ao vencer por 1-0 o Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, graças a um golo do brasileiro Roberto Firmino, no prolongamento, na final do Mundial de clubes.

Em Doha, o avançado internacional ‘canarinho’ decidiu a final a favor dos campeões europeus aos 99 minutos, desfazendo o nulo que se verificou no final do tempo regulamentar, durante o qual o Flamengo deu excelente réplica e mostrou as ‘credenciais’ de campeão brasileiro e da Taça Libertadores.

À quarta tentativa, a equipa inglesa levantou o seu primeiro ‘cetro’ mundial, depois de ter perdido as finais da Taça Intercontinental de 1981, precisamente para o Flamengo, e 1984, para os argentinos do Independiente, e do Mundial de clubes de 2005, perante o São Paulo.

O Liverpool torna-se, assim, na segunda equipa inglesa a alcançar o título de campeão intercontinental, juntando-se ao Manchester United, que conquistou o troféu em 1999 e 2008.

A entrada forte do Liverpool, que voltou a contar com o central holandês Van Dijk, esteve perto de produzir ‘frutos’ logo no primeiro minuto, quando Alexander-Arnold ‘encontrou’ Roberto Firmino nas ‘costas’ da defesa do Flamengo, só que o avançado fez o que não lhe é habitual e falhou no frente-a-frente com o compatriota Diego Alves.

Naby Keita e Alexander-Arnold também tentaram surpreender o guarda-redes do ‘Fla’, sem sucesso, numa altura em que a estratégia do campeão europeu era evidente: dava algum fôlego ao adversário para construir na retaguarda, procurando depois tirar partido de um passe mal medido dos ‘rubro-negros’ e lançar ataques rápidos.

A velocidade começou, de facto, a fazer a diferença no relvado do estádio Khalifa, mas a favor do Flamengo, através das iniciativas de Bruno Henrique, que foi criando ‘sobressaltos’ à defensiva dos ‘reds’.

O domínio do Flamengo acabou por se ‘esfumar’ no final da primeira parte, sendo que, do intervalo, veio um Liverpool absolutamente incisivo, que só não se colocou em vantagem porque Firmino acertou no poste, quando tinha tudo para inaugurar o marcador, e Salah rematou ao lado.

A resposta dos ‘cariocas’ chegou em ‘dose’ dupla e pelos ‘pés’ de Gabriel Barbosa: depois de ter atirado por cima numa primeira tentativa, viu Alisson fazer uma enorme defesa e negar-lhe o golo no lance imediatamente a seguir.

O antigo avançado do Benfica voltaria a tentar ‘desatar o nó’ à entrada para os últimos 20 minutos, numa ‘bicicleta’ que se revelou inofensiva, o mesmo sucedendo com Henderson, a cinco minutos do final, num pontapé que foi ‘esbarrar’ na grande intervenção de Diego Alves.

Em tempo de compensação, os corações dos adeptos do Flamengo ficaram em suspenso, quando o árbitro assinalou grande penalidade favorável ao Liverpool, por aparente falta de Rafinha sobre Mané, mas acabou por retificar a decisão, após recorrer às imagens do vídeo-árbitro (VAR).

O nulo adiou as decisões para o prolongamento, durante o qual Roberto Firmino resolveu a ‘contenda’ a favor dos vencedores da Liga dos Campeões europeus. Os ingleses aproveitaram o espaço concedido pelo conjunto do Rio de Janeiro, lançaram um contra-ataque e Mané assistiu Firmino para o tento decisivo.

Pouco depois, Diego Alves evitou que Salah fizesse o segundo dos ‘reds’ e o lance poderia mesmo ter tido consequências de maior para os campeões europeus, já que o Flamengo ainda dispôs de duas boas situações, a última das quais claríssima, aos 119 minutos, quando o jovem Lincoln, lançado por Jorge Jesus no prolongamento, falhou o que parecia um empate certo.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …