Liverpool vence Flamengo e desfaz sonho de Jesus

Ali Haider / EPA

O Liverpool conquistou hoje o primeiro título intercontinental, ao vencer por 1-0 o Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, graças a um golo do brasileiro Roberto Firmino, no prolongamento, na final do Mundial de clubes.

Em Doha, o avançado internacional ‘canarinho’ decidiu a final a favor dos campeões europeus aos 99 minutos, desfazendo o nulo que se verificou no final do tempo regulamentar, durante o qual o Flamengo deu excelente réplica e mostrou as ‘credenciais’ de campeão brasileiro e da Taça Libertadores.

À quarta tentativa, a equipa inglesa levantou o seu primeiro ‘cetro’ mundial, depois de ter perdido as finais da Taça Intercontinental de 1981, precisamente para o Flamengo, e 1984, para os argentinos do Independiente, e do Mundial de clubes de 2005, perante o São Paulo.

O Liverpool torna-se, assim, na segunda equipa inglesa a alcançar o título de campeão intercontinental, juntando-se ao Manchester United, que conquistou o troféu em 1999 e 2008.

A entrada forte do Liverpool, que voltou a contar com o central holandês Van Dijk, esteve perto de produzir ‘frutos’ logo no primeiro minuto, quando Alexander-Arnold ‘encontrou’ Roberto Firmino nas ‘costas’ da defesa do Flamengo, só que o avançado fez o que não lhe é habitual e falhou no frente-a-frente com o compatriota Diego Alves.

Naby Keita e Alexander-Arnold também tentaram surpreender o guarda-redes do ‘Fla’, sem sucesso, numa altura em que a estratégia do campeão europeu era evidente: dava algum fôlego ao adversário para construir na retaguarda, procurando depois tirar partido de um passe mal medido dos ‘rubro-negros’ e lançar ataques rápidos.

A velocidade começou, de facto, a fazer a diferença no relvado do estádio Khalifa, mas a favor do Flamengo, através das iniciativas de Bruno Henrique, que foi criando ‘sobressaltos’ à defensiva dos ‘reds’.

O domínio do Flamengo acabou por se ‘esfumar’ no final da primeira parte, sendo que, do intervalo, veio um Liverpool absolutamente incisivo, que só não se colocou em vantagem porque Firmino acertou no poste, quando tinha tudo para inaugurar o marcador, e Salah rematou ao lado.

A resposta dos ‘cariocas’ chegou em ‘dose’ dupla e pelos ‘pés’ de Gabriel Barbosa: depois de ter atirado por cima numa primeira tentativa, viu Alisson fazer uma enorme defesa e negar-lhe o golo no lance imediatamente a seguir.

O antigo avançado do Benfica voltaria a tentar ‘desatar o nó’ à entrada para os últimos 20 minutos, numa ‘bicicleta’ que se revelou inofensiva, o mesmo sucedendo com Henderson, a cinco minutos do final, num pontapé que foi ‘esbarrar’ na grande intervenção de Diego Alves.

Em tempo de compensação, os corações dos adeptos do Flamengo ficaram em suspenso, quando o árbitro assinalou grande penalidade favorável ao Liverpool, por aparente falta de Rafinha sobre Mané, mas acabou por retificar a decisão, após recorrer às imagens do vídeo-árbitro (VAR).

O nulo adiou as decisões para o prolongamento, durante o qual Roberto Firmino resolveu a ‘contenda’ a favor dos vencedores da Liga dos Campeões europeus. Os ingleses aproveitaram o espaço concedido pelo conjunto do Rio de Janeiro, lançaram um contra-ataque e Mané assistiu Firmino para o tento decisivo.

Pouco depois, Diego Alves evitou que Salah fizesse o segundo dos ‘reds’ e o lance poderia mesmo ter tido consequências de maior para os campeões europeus, já que o Flamengo ainda dispôs de duas boas situações, a última das quais claríssima, aos 119 minutos, quando o jovem Lincoln, lançado por Jorge Jesus no prolongamento, falhou o que parecia um empate certo.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting já tem autocarro decorado e reclama 23.º título. A FPF só reconhece 18

A apenas uma vitória do título, o Sporting já tem o autocarro decorado para celebrar a conquista. Os 'leões' reclamam 23 títulos, embora a FPF só reconheça 18. O Sporting CP está a uma vitória de …

Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava. O lago …

"Já vimos este filme". Catarina Martins receia austeridade pós-bazuca (e está preocupada com a TAP)

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse temer a austeridade que possa surgir após a prometida bazuca de fundos europeus e confessou estar “muito preocupada” com a TAP. Em entrevista à TVI na noite de segunda-feira, …

Portugal continental atinge 4 milhões de doses administradas. Processo está a ser mais rápido do que o previsto

Portugal Continental vai atingir esta terça-feira as quatro milhões de doses de vacinas administradas. Segundo a task force, o processo está a acontecer mais rapidamente do que o previsto. De acordo com um fonte da task …

Descoberta nova espécie de tartaruga que viveu no final do Cretáceo

Em 2015, paleontólogos descobriram em Madagáscar um fóssil excecionalmente bem preservado, que agora se confirma ser de uma nova espécie de tartaruga, que remonta ao final do Cretáceo. A antiga tartaruga era uma espécie de água …

Pelo menos onze mortos na sequência de um tiroteio numa escola da Rússia

Dois indivíduos não identificados efetuaram esta terça-feira disparos numa escola na cidade de Kazan, no centro da Rússia, informaram agências de notícias, que citam fontes oficiais. Pelo menos onze pessoas morreram, avança a AFP, que cita …

Pedido de insolvência da Groundforce não implica despedimentos. Mas salários de maio estão em risco

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) recebeu a garantia do Governo de que não vão acontecer despedimentos na Groundforce depois de a TAP ter avançado com um pedido de insolvência da empresa. "Foi-nos …

#Estrumegate. Matos Fernandes admite "linguagem desajustada", mas Galamba continua debaixo de fogo

O ministro do Ambiente admitiu esta segunda-feira que o seu secretário de Estado adjunto e da Energia usou "linguagem desajustada" para criticar um programa de informação, mas considerou que o próprio João Galamba o …

Reforma das Forças Armadas. Cravinho critica “manobras escusas” de “agremiação”

O ministro da Defesa acusou esta segunda-feira ex-chefes militares de “manobras escusas” para “perpetuar a influência” nas Forças Armadas, declarando não se intimidar em relação às reformas legislativas em curso, mantendo a expetativa da aprovação …

Cientistas treinaram abelhas para detetar covid-19 em poucos segundos

Cientistas holandeses têm estado, nos últimos tempos, a treinar abelhas para serem capazes de detetar casos de covid-19. De acordo com o comunicado da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, que trabalhou com a start-up InsectSense, …