Jesus no Benfica por dois anos. “Não vim para me reformar”

António Cotrim / Lusa

Apresentação de Jorge Jesus como novo treinador do Benfica

O treinador assinou contrato com o Benfica por dois anos, até ao final da temporada 2021/22, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Jorge Jesus foi apresentado como novo treinador do Benfica, esta segunda-feira, numa cerimónia que decorreu no Benfica Campus, o centro de estágio das águias, no Seixal.

“A todos os presentes, muito obrigado por terem vindo. Agradecer ao presidente, novamente, por acreditar no meu trabalho, no que é a minha competência e da minha equipa técnica. Acredito no projeto do presidente, no presidente a 100% e no projeto que tem para a equipa do Benfica. Quero expressar o seguinte: vim para ganhar, estou habituado a ganhar, mas também vim para unir a nação benfiquista. É muito importante que todos os benfiquistas percebam o que têm por cima da águia: um, somos todos”, disse o treinador, citado pelo site Tribuna Expresso.

“Vim para o Benfica com a mesma vontade de ganhar quando fui apresentado pela primeira vez. Venho com a mesma convicção que estou num clube que pode proporcionar esses objetivos a qualquer treinador. Estou determinado e com muita vontade de ganhar coisas importantes para o Benfica. Não vim para o Benfica para me reformar. O presidente ofereceu-me quatro anos de contrato e disse que não. Quero um ano de contrato. Ele disse um não, dois pelo menos. Fizemos dois anos de contrato”, continuou.

“Não vim para melhorar o meu contrato, vim ganhar menos dinheiro do que ganhava no Flamengo. Vim porque acredito no projeto, nesta nação, e em todas as condições para fazer do Benfica grande, para voltar o prestígio internacional que o Benfica teve durante muitos anos. Quando saí daqui, ganhámos todos os objetivos que havia para conquistar. Neste momento, vim para o Benfica com essa convicção, sabendo que não sou o salvador. O salvador serão todos os benfiquistas e toda a estrutura que nos envolver.”

“Temos todas as condições para fazer uma equipa muito forte. Toda a estrutura do futebol, comandada pelo presidente, de certeza que vai reunir um leque de jogadores para fazermos uma grande equipa. E não vamos jogar o dobro, vamos jogar o triplo“, assegurou o técnico.

“Só um clube me poderia tirar do Brasil e o presidente convenceu-me a voltar a Portugal. Gosto de desafios difíceis. Este grande clube tem um historial, quem trabalhar nesta casa sabe que é difícil, mas é motivador. Aqui há capacidade estrutural para atingir os objetivos. Para sair de onde sair, onde me adoravam, tinha que ser convencido por algo que me trouxesse nova vontade e um desafio diferente. O presidente foi ao Brasil convencer-me que este era o desafio ambicioso para voltar a Portugal.”

“Não sou o mesmo treinador do que quando saí do Benfica. Estou diferente. Sou muito mais treinador do que quando saí. Tenho ideias muito mais valorizadas, não só para o Benfica, como também para o futebol português. Quando saí, dei uma entrevista em que disse que a linguagem do futebol em Portugal tem de mudar. E quem tem de liderar isso terá de ser o Benfica, porque tem capacidade para o fazer”, afirmou.

Jesus, de 66 anos, já tinha sido confirmado como novo técnico dos encarnados, a 17 de julho, dia em que rescindiu com o Flamengo, após conquistar seis troféus em pouco mais de um ano, incluindo a Taça Libertadores e o campeonato brasileiro.

O técnico luso regressa a um cargo que ocupou entre 2009/10 e 2014/15, período em que conquistou 10 títulos, nomeadamente, três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e cinco edições da Taça da Liga.

No total dos seis anos, o treinador, nascido na Amadora, a 24 de julho de 1954, somou 321 encontros pelos encarnados, conseguindo 225 vitórias, 52 empates e 44 derrotas, com 674 golos marcados e 249 sofridos.

Jesus começou a carreira no Amora, em 1989/90, e, depois, passou por Felgueiras, União da Madeira, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Moreirense, União de Leiria, Belenenses e Sporting de Braga, antes de chegar à Luz.

Depois de se tornar o mais titulado treinador dos encarnados, que também levou a duas finais da Liga Europa, perdidas para Chelsea (2012/13) e Sevilha (2013/14), rumou ao Sporting, tendo passado, no estrangeiro, por Al-Hilal e Flamengo.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …