Para o país não andar para trás, Jerónimo pede aos militantes que se transformem em candidatos

António Pedro Santos / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, pediu esta quarta-feira mais mobilização aos militantes da CDU, transformando-se estes também em candidatos às eleições legislativas, porque “o risco de andar para trás é bem real” em termos de direitos e rendimentos em Portugal.

Num comício noturno em Vila Nova de Gaia, Porto, Jerónimo de Sousa começou por dizer que os últimos quatro anos de legislatura com Governo minoritário do PS e uma posição conjunta “mostraram que valeu a pena a luta e ação e intervenção do PCP, do PEV, das forças da CDU”.

“Não foram quatro anos fáceis. Foram quatro anos de ação e luta. O balanço ao trabalho realizado nesta legislatura pelas forças da CDU mostra uma intervenção sem paralelo. Muitas das medidas que os trabalhadores e a maioria dos portugueses reconhecem como positivas têm a marca da iniciativa e do voto dos partidos da CDU. Sim, foi das bancadas do PCP e de ‘Os Verdes’ que surgiu intensa atividade também com propostas inovadoras na procura de solução a novos e velhos problemas”, afirmou.

O líder do PCP regozijou-se por, “ao fim de mais de 20 anos de luta e proposta da CDU”, ter sido alcançada “a criação e implementação do passe único” nos transportes públicos coletivos metropolitanos.

“Um enorme avanço que garante poupanças muito significativas, particularmente para trabalhadores, para estudantes e para reformados. Um enorme avanço que ainda há três anos perecia inatingível quando em várias assembleias municipais da área metropolitana do Porto e na própria Assembleia da República a nossa proposta foi chumbada porque o PS, o PSD, o CDS não apoiaram a criação do passe único”, elogiou.

Jerónimo de Sousa destacou que, apesar de se tratar de um “grande avanço na vida de muitas pessoas” e uma poupança importante em termos económicos, nesta matéria, “como muitas outras, nada está garantido para todo o sempre”.

“Tal como a Diana Ferreira [deputada e cabeça-de-lista pelo Porto] aqui denunciou, o risco de andar para trás é bem real. As resistências dos autarcas PS e do PSD na região à aplicação da medida são bem evidentes e estão já a prejudicar a população da área metropolitana do Porto, que ainda não tem os descontos do passe família nem o passe sub-13 garantido, o que, na prática, está a retirar o direto ao transporte a muitas crianças”, lamentou.

O secretário-geral comunista terminou o discurso com um forte apelo aos militantes e simpatizantes presentes no evento para que, “nesta última semana e meia” de campanha eleitoral se empenhem e tentem congregar mais votos, indo “para junto do povo”, tornando-se também autênticos candidatos CDU.

O mesmo argumento de “andar para trás” utilizou também esta quarta-feira o secretário geral do socialista, António Costa, antevendo que um eventual regresso do PSD ao poder poderia trazer aumento de impostos, cortes nos salários e o fim passes sociais.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …