Jerónimo admite que o PS roubou louros ao PCP (mas repetiria a “geringonça” sem arrependimentos)

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral comunista afastou esta terça-feira os “agoirentos do costume”, após o pior resultado de sempre em eleições europeias da CDU, e reafirmou “confiança” para as legislativas de outubro.

“Desenganem-se os agoirentos do costume. Desenganem-se os que apostaram tudo contra o PCP e a CDU porque sabem que é em nós que reside a força capaz de fazer avançar os direitos dos trabalhadores e do povo. O PCP parte para as legislativas com confiança e determinação”, afirmou Jerónimo de Sousa na sede comunista, em Lisboa.

O líder comunista, questionado insistentemente sobre o facto de a posição conjunta com o PS ter vindo a prejudicar eleitoralmente comunistas e ecologistas, reiterou o “acerto da posição” adotada em 2015, embora admitindo que o Governo minoritário do PS tenha “capitalizado” votos com a atual situação política e correlação de forças no parlamento.

Apesar de admitir que o PS pode ter levado alguns dos votos do PCP, Jerónimo de Sousa não está arrependido da “geringonça”. Aliás, disse mesmo estar orgulhoso.

“Não estamos nem arrependidos. Voltaríamos a fazer o mesmo para que prevalecessem direitos que eram aspirações profundas dos trabalhadores e do povo”, disse o comunista, citado pelo jornal Público. “É uma experiência que nos orgulha”, apontou depois na conferência de imprensa após a reunião do Comité Central do PCP.

Jerónimo de Sousa não descarta a possibilidade a um novo acordo à esquerda, mas deixa um aviso ao PS:  “O que é preciso é avançar e não andar para trás”.

O secretário geral do PCP apelou ao voto nas legislativas de outubro, afirmando que este é o caminho “para garantir que no futuro próximo não se volte ao caminho de retrocesso político, económico e social”, afirmou, citado pelo jornal i.

O mesmo diário observa que o PCP desceu em todas as eleições – autárquicas, presidenciais ou europeias – desde que entrou na “geringonça” governativa, em 2015.  Nas votações de domingo para o Parlamento Europeu, os comunistas caíram dos 12,6% para os 6,8, registando o pior resultado de sempre em europeias. Foi com isto em mente que Jerónimo afirmou que esta votação, “particularmente negativa”, é um “sinal de alerta”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Talvez tenha sido por terem alimentado a “casmurrice” do sindicato dos professores contra a vontade da maioria dos portugueses! É melhor fazerem uma boa “introspecção” para que não voltem a fazer asneiras dessas!

    • Pois é. Não sabem como os outros dar cambalhotas ao sabor do vento. O que é verdade hoje, amanhã pode ser mentira. e assim a malta vai-se safando, mas os comunas não aprendem isso

  2. Não foi o PS que lhes roubou votos, até nisto são cegos, quem lhes roubou votos foi o Bloco, a Catarina com aqueles olhos de burro morto e um discurso simples e adocicado, esconde o que realmente é a ideologia do BE.

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …