Fazer jejum aumenta esperança média de vida

-

O jejum está, normalmente, associado à perda de peso, mas, de acordo com o japonês Yoshinori Ohsumi, Nobel da Medicina deste ano, também ajuda a rejuvenescer o nosso corpo e, logo, a aumentar a esperança média de vida.

Yoshinori Ohsumi defende que o jejum ajuda as células a “comerem-se” umas às outras (o chamado processo de autofagia) e que isso renova-nos.

Agora, a grande questão é saber como jejuar de forma segura e que seja benéfica para o nosso corpo. Um grupo de investigadores brasileiros está a tratar de descobrir como o poderemos fazer, avança o portal Uol.

A lógica de Yoshinori Ohsumi é que a autofagia é um importante mecanismo de auto-limpeza que existe em todas as células do nosso corpo.

A redução desse mecanismo provoca a acumulação de componentes danificados, que levam à morte das células e ao desenvolvimento de doenças. Portanto, manter a autofagia activa seria uma forma de prevenir problemas.

“A autofagia não fica activa o tempo todo. Mas a restrição de nutrientes é uma forma de burlar isso”, disse ao Uol Luciana Gomes, investigadora do Laboratório de Reparo de DNA da Universidade de São Paulo.

Essa auto-limpeza no organismo é activada quando a célula está em situações de stress, como ao fumar um cigarro, ao ficar algum tempo sem se alimentar ou até algo menos radical do que o jejum, como a restrição do consumo de alimentos, segundo se descobriu agora.

Note-se que a redução de calorias deve variar entre 20% e 60% e ser relativa aos hidratos de carbono e proteínas, de acordo com as pesquisas realizadas até ao momento.

O tempo da privação de nutrientes e do jejum também não deve ser muito longo, já que assim a célula começa a “comer” os componentes bons. A duração ideal é de 12 horas ou, no máximo, 24 horas.

Para resultar em pleno, o jejum terá de ser feito de forma periódica e em pessoas saudáveis. No caso da redução calórica, precisaria de ser permanente para produzir efeitos, tal como foi verificado nos testes já feitos em animais.

O resultado é um aumento de 30% da esperança média de vida.

Mas como é irreal e difícil uma redução calórica permanente, continua a busca para descobrir a indicação ideal de frequência do jejum para garantir esses benefícios.

ZAP / Move Notícias

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Oh, PT, esse seu comentário à Maria Pissinati, fa-lo sentir uma pessoa mais inteligente ou mais elegante? Cada um deve ser livre de expressar a sua opinião sem ser ofendido, senhor. Já chegámos ao sec. XXI, há uns aninhos… Peça lá desculpa à senhora que nem lhe dirigiu palavra . Ninguém gosta de ler este tipo de provocações.

RESPONDER

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …