/

Morta aos olhos de França, Jeanne Pouchain está a tentar “ressuscitar” desde 2017

2

Jeanne Pouchain foi declarada morta por um tribunal em 2017. Desde então, a francesa tem tentado provar às autoridades que está viva – mas convencê-las não está a ser uma tarefa fácil.

Há três anos que Jeanne Pouchain, uma mulher de 58 anos, não existe aos olhos do Governo francês. Após uma longa disputa judicial envolvendo um ex-funcionário da sua empresa de limpezam a francesa foi declarada morta – e está desde então a tentar “ressuscitar” oficialmente.

“Fui ver um advogado que me disse que o problema seria resolvido rapidamente, pois eu havia consultado o meu médico que atestou que eu ainda estava viva. Mas porque houve uma decisão [legal], isso não foi suficiente ”, disse Pouchain, citado pelo jornal britânico The Guardian.

O advogado Sylvain Cormier também ficou surpreendido com o caso. “É uma história maluca. Eu não conseguia acreditar. Nunca pensei que um juiz declararia alguém morto sem um certificado. Mas o querelante alegou que a Sra. Pouchain estava morta, sem fornecer qualquer prova e todos acreditaram nele. Ninguém verificou”, disse o advogado, em declarações à AFP.

A decisão do tribunal de Lyon de declarar a morte de Pouchain veio em novembro de 2017, após mais de uma década de batalhas judiciais com um ex-funcionário descontente.

Um tribunal industrial de 2004 ordenou que Pouchain pagasse ao ex-membro da equipa – supostamente demitido do seu emprego quando a empresa de Pouchain perdeu um grande contrato – cerca de 14 mil euros por danos. Como o caso era contra a sua empresa e não contra Pouchain pessoalmente, a decisão nunca foi executada.

Em 2009, o funcionário processou novamente, mas o caso foi retirado do tribunal.

Em 2016, acreditando que Pouchain estava morta, um tribunal ordenou que o seu filho e marido pagassem os danos. No ano seguinte, a funcionária informou ao tribunal industrial que as cartas para a sua ex-chefe não foram respondidas e ela tinha morrido.

Pouchain foi riscada dos registos oficiais, invalidando o seu documento de identificação, carta de condução, conta bancária, seguro de saúde e outros documentos oficiais necessários para provar sua existência.

Enquanto o seu advogado tentava ressuscitá-la oficialmente nesta semana, Pouchain acusou o ex-funcionário de inventar a sua morte na tentativa de obter uma indemnização de seus herdeiros. O advogado da funcionária contraargumentou que Pouchain fingiu estar morta para evitar pagar os danos, acusações que ela negou.

“Não tenho documentos de identidade, nem seguro de saúde, não posso provar aos bancos que estou viva. Não sou nada”, disse Pouchain. “É hora de alguém dizer ‘chega’. Se eu não lutar, ninguém vai lutar por mim. A avó do meu marido tem 102 anos… ela passou por muitas coisas, incluindo a guerra, mas diz que nunca sofreu nada tão duro como eu”.

Maria Campos, ZAP //

2 Comments

  1. Esse é um caso que assentaria muito bem na administração portuguesa, mas em França segundo me tem constado também vai “evoluindo” no mesmo sentido.

  2. Se pega por cá , vai ser um corrupio aos tribunais para “ matar “ os nossos idosos e reformados , se o
    donalt vent… , sabe disso , tem mais um motivo , para juntar a lista das suas inovadoras ideias, de trump .
    Cuidem-se

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.