Jean-Marie Le Pen acusado de empregar funcionários-fantasma no Parlamento europeu

staffpresi_esj / Flickr

Jean-Marie le Pen

O ex-líder da extrema-direita francesa, Jean-Marie Le Pen, foi depor por “desvio de fundos” e “cumplicidade” neste delito, no caso de empregos fictícios do seu partido, a ex-Frente Nacional (FN), no Parlamento europeu.

O cofundador do partido, rebatizado União Nacional (RN) sob a liderança de sua filha, Marine Le Pen, foi interrogado durante mais de quatro horas pelos juízes de instrução parisienses sobre os empregos de três dos seus colaboradores, segundo os seus advogados citados pela agência AFP.

Le Pen, de 91 anos, “está muito cansado por tudo isto”, confessou a advogada Frédéric Joachim. “É um caso de politiquice”, afirmou, denunciando uma “incursão do poder judicial no poder legislativo”.

Já convocado em 11 de abril neste caso, Le Pen, que dirigiu a FN entre 1972 e 2011, recusou comparecer perante os juízes ao considerar que ainda estava protegido pela sua imunidade de eurodeputado, mas que foi levantada pelo Parlamento europeu, a pedido da justiça francesa, em 12 de março.

Os magistrados suspeitam que o partido e os seus dirigentes estabeleceram “de forma concreta e deliberada” um “sistema de desvio” dos envelopes enviados pela União Europeia a cada deputado para remunerar colaboradores parlamentares, permitindo ao partido que economizasse nos seus salários.

O prejuízo foi calculado pelo Parlamento europeu em cerca de sete milhões de euros no período 2009-2017. Marine Le Pen e o partido RN também estão a ser examinados neste processo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …