Javalis tomaram o lugar dos coelhos. “Muitos animais estão doentes”

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais.

Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, afirma que uma parte significativa da caça que estava baseada nas perdizes e nos coelhos bravos “diminuiu” por razões que se prendem com a doença hemorrágica viral e a mixomatose, verificando-se uma “transumância da caça menor para a caça maior, sobretudo para os javalis”.

Mas há outro fator que está a contribuir para a redução da caça menor: “Os javalis comem as crias de coelho bravo ou da lebre e os ovos das perdizes. Estamos perante um super predador que dizima a caça menor e tem-se deslocado do centro do país para sul onde se alterou o modelo agrícola que existia há 20 anos”, explica o dirigente ao Público.

Esta realidade está a provocar um “desequilíbrio ecológico“, destaca o dirigente da organização ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, imputando as consequências ao “desaparecimento dos predadores de topo como o lobo ibérico ou o lince”, uma vez que, quando estes existiam, o número de javalis mantinha-se equilibrado.

A verdade é que o problema está descontrolado e “só o Governo é que tem meios técnicos e financeiros para intervir”, adianta João Diniz, dirigente da Confederação Nacional de Agricultores (CNA) ao mesmo diário, criticando a indiferença do ICNF e do Ministério da Agricultura.

“Queremos saber que populações de javalis existem, o seu estado sanitário e como controlar a espécie. Muitos animais (javalis) estão doentes e há sobretudo o risco do descontrolo populacional que pode trazer para o território português a peste suína africana”, frisa João Diniz.

A chegada destes animais a locais onde têm lugar atividades humanas faz com que aumente o receio de esta proximidade poder ter reflexos na saúde humana. Segundo Jacinto Amaro, estamos a assistir à “humanização” do javali.

No dia 11 de março, o grupo parlamentar do CDS apresentou um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo a elaboração de um “estudo sobre a distribuição territorial da população de javalis em Portugal”.

O documento faz referência a um conjunto de doenças que afetam os animais e que em certas ocasiões podem ser transmitidas ao ser humano. As mais graves que afetam o javali são a tuberculose e a triquinose.

Questionada pelo jornal, a Direção-Geral de Saúde remeteu respostas para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária que, no site, refere que entre 2011 e 2016 foram identificados “casos positivos de carcaças contagiadas com tuberculose em 28% das jornadas de caça na região Centro e 12% no Alentejo, sendo que cerca de 7% dos javalis abatidos eram portadores de doença após as respectivas confirmações laboratoriais”.

Mário Durval, membro da Associação de Médicos de Saúde Pública, explicou que as doenças transportadas pelos javalis “não são um problema de saúde pública”, mas admite que, “em última análise, há sempre lugar a preocupação, apesar das consequências estarem muito longínquas”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Para mim, a preocupação principal deveria ser com a segurança dos cidadãos, sobretudo das crianças.
    “olha o porquinho” pode ser a última frase que uma criança pequena poderá dizer se ao virar a curva da sebe do quintal dos avós se vir confrontada com uma família de javalis.
    A ‘não caça’ e a geral ‘não ameaça’ dos humanos a várias espécies está a ser prejudicial para nós e para os próprios animais.
    Hoje em dia o problema principal são: os javalis, as raposas e alguma aves (por razões diferentes)No caso dos javalis, acho que uma caça intensiva (tiros e cães) durante um período de 2 anos resolve o problema para uma década. Depois,…faz-se o mesmo.

    • É um bicho muito esquivo e nada fácil de caçar… tal como as raposas e sacarrabos (predadores implacáveis)! A pergunta que ninguém faz é a seguinte: o que é que está a dizimar a caça menor?

  2. A natureza é sábia, foi criado predadores e presas, mas nós nao sabemos conviver como as outras especies sabem. Entao tudo que o humano superior interfere vira merda. Simples assim.

RESPONDER

Cientistas criaram o som mais alto de sempre

O som foi produzido debaixo de água ao fazer colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X. O barulho gerado é superior ao do lançamento de um foguete. A experiência foi realizada como parte de …

Plutão pode esconder um oceano líquido debaixo de uma camada de gás

Uma das características mais marcantes de Plutão é o seu coração, também conhecido como Tombaugh Regio, uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 quilómetros de diâmetro. O seu lobo esquerdo, o Sputnik Planitia, é …

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …