Javalis tomaram o lugar dos coelhos. “Muitos animais estão doentes”

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais.

Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, afirma que uma parte significativa da caça que estava baseada nas perdizes e nos coelhos bravos “diminuiu” por razões que se prendem com a doença hemorrágica viral e a mixomatose, verificando-se uma “transumância da caça menor para a caça maior, sobretudo para os javalis”.

Mas há outro fator que está a contribuir para a redução da caça menor: “Os javalis comem as crias de coelho bravo ou da lebre e os ovos das perdizes. Estamos perante um super predador que dizima a caça menor e tem-se deslocado do centro do país para sul onde se alterou o modelo agrícola que existia há 20 anos”, explica o dirigente ao Público.

Esta realidade está a provocar um “desequilíbrio ecológico“, destaca o dirigente da organização ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, imputando as consequências ao “desaparecimento dos predadores de topo como o lobo ibérico ou o lince”, uma vez que, quando estes existiam, o número de javalis mantinha-se equilibrado.

A verdade é que o problema está descontrolado e “só o Governo é que tem meios técnicos e financeiros para intervir”, adianta João Diniz, dirigente da Confederação Nacional de Agricultores (CNA) ao mesmo diário, criticando a indiferença do ICNF e do Ministério da Agricultura.

“Queremos saber que populações de javalis existem, o seu estado sanitário e como controlar a espécie. Muitos animais (javalis) estão doentes e há sobretudo o risco do descontrolo populacional que pode trazer para o território português a peste suína africana”, frisa João Diniz.

A chegada destes animais a locais onde têm lugar atividades humanas faz com que aumente o receio de esta proximidade poder ter reflexos na saúde humana. Segundo Jacinto Amaro, estamos a assistir à “humanização” do javali.

No dia 11 de março, o grupo parlamentar do CDS apresentou um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo a elaboração de um “estudo sobre a distribuição territorial da população de javalis em Portugal”.

O documento faz referência a um conjunto de doenças que afetam os animais e que em certas ocasiões podem ser transmitidas ao ser humano. As mais graves que afetam o javali são a tuberculose e a triquinose.

Questionada pelo jornal, a Direção-Geral de Saúde remeteu respostas para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária que, no site, refere que entre 2011 e 2016 foram identificados “casos positivos de carcaças contagiadas com tuberculose em 28% das jornadas de caça na região Centro e 12% no Alentejo, sendo que cerca de 7% dos javalis abatidos eram portadores de doença após as respectivas confirmações laboratoriais”.

Mário Durval, membro da Associação de Médicos de Saúde Pública, explicou que as doenças transportadas pelos javalis “não são um problema de saúde pública”, mas admite que, “em última análise, há sempre lugar a preocupação, apesar das consequências estarem muito longínquas”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Para mim, a preocupação principal deveria ser com a segurança dos cidadãos, sobretudo das crianças.
    “olha o porquinho” pode ser a última frase que uma criança pequena poderá dizer se ao virar a curva da sebe do quintal dos avós se vir confrontada com uma família de javalis.
    A ‘não caça’ e a geral ‘não ameaça’ dos humanos a várias espécies está a ser prejudicial para nós e para os próprios animais.
    Hoje em dia o problema principal são: os javalis, as raposas e alguma aves (por razões diferentes)No caso dos javalis, acho que uma caça intensiva (tiros e cães) durante um período de 2 anos resolve o problema para uma década. Depois,…faz-se o mesmo.

    • É um bicho muito esquivo e nada fácil de caçar… tal como as raposas e sacarrabos (predadores implacáveis)! A pergunta que ninguém faz é a seguinte: o que é que está a dizimar a caça menor?

  2. A natureza é sábia, foi criado predadores e presas, mas nós nao sabemos conviver como as outras especies sabem. Entao tudo que o humano superior interfere vira merda. Simples assim.

RESPONDER

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …