Javalis tomaram o lugar dos coelhos. “Muitos animais estão doentes”

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais.

Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, afirma que uma parte significativa da caça que estava baseada nas perdizes e nos coelhos bravos “diminuiu” por razões que se prendem com a doença hemorrágica viral e a mixomatose, verificando-se uma “transumância da caça menor para a caça maior, sobretudo para os javalis”.

Mas há outro fator que está a contribuir para a redução da caça menor: “Os javalis comem as crias de coelho bravo ou da lebre e os ovos das perdizes. Estamos perante um super predador que dizima a caça menor e tem-se deslocado do centro do país para sul onde se alterou o modelo agrícola que existia há 20 anos”, explica o dirigente ao Público.

Esta realidade está a provocar um “desequilíbrio ecológico“, destaca o dirigente da organização ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, imputando as consequências ao “desaparecimento dos predadores de topo como o lobo ibérico ou o lince”, uma vez que, quando estes existiam, o número de javalis mantinha-se equilibrado.

A verdade é que o problema está descontrolado e “só o Governo é que tem meios técnicos e financeiros para intervir”, adianta João Diniz, dirigente da Confederação Nacional de Agricultores (CNA) ao mesmo diário, criticando a indiferença do ICNF e do Ministério da Agricultura.

“Queremos saber que populações de javalis existem, o seu estado sanitário e como controlar a espécie. Muitos animais (javalis) estão doentes e há sobretudo o risco do descontrolo populacional que pode trazer para o território português a peste suína africana”, frisa João Diniz.

A chegada destes animais a locais onde têm lugar atividades humanas faz com que aumente o receio de esta proximidade poder ter reflexos na saúde humana. Segundo Jacinto Amaro, estamos a assistir à “humanização” do javali.

No dia 11 de março, o grupo parlamentar do CDS apresentou um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo a elaboração de um “estudo sobre a distribuição territorial da população de javalis em Portugal”.

O documento faz referência a um conjunto de doenças que afetam os animais e que em certas ocasiões podem ser transmitidas ao ser humano. As mais graves que afetam o javali são a tuberculose e a triquinose.

Questionada pelo jornal, a Direção-Geral de Saúde remeteu respostas para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária que, no site, refere que entre 2011 e 2016 foram identificados “casos positivos de carcaças contagiadas com tuberculose em 28% das jornadas de caça na região Centro e 12% no Alentejo, sendo que cerca de 7% dos javalis abatidos eram portadores de doença após as respectivas confirmações laboratoriais”.

Mário Durval, membro da Associação de Médicos de Saúde Pública, explicou que as doenças transportadas pelos javalis “não são um problema de saúde pública”, mas admite que, “em última análise, há sempre lugar a preocupação, apesar das consequências estarem muito longínquas”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Para mim, a preocupação principal deveria ser com a segurança dos cidadãos, sobretudo das crianças.
    “olha o porquinho” pode ser a última frase que uma criança pequena poderá dizer se ao virar a curva da sebe do quintal dos avós se vir confrontada com uma família de javalis.
    A ‘não caça’ e a geral ‘não ameaça’ dos humanos a várias espécies está a ser prejudicial para nós e para os próprios animais.
    Hoje em dia o problema principal são: os javalis, as raposas e alguma aves (por razões diferentes)No caso dos javalis, acho que uma caça intensiva (tiros e cães) durante um período de 2 anos resolve o problema para uma década. Depois,…faz-se o mesmo.

    • É um bicho muito esquivo e nada fácil de caçar… tal como as raposas e sacarrabos (predadores implacáveis)! A pergunta que ninguém faz é a seguinte: o que é que está a dizimar a caça menor?

  2. A natureza é sábia, foi criado predadores e presas, mas nós nao sabemos conviver como as outras especies sabem. Entao tudo que o humano superior interfere vira merda. Simples assim.

    • A Natureza criou predadores e presas. E um dos predadores… somos nós!
      Ou tu achas que não foi a Natureza que nos criou?

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …