Cultivados sem terra e entre quatro paredes. Japoneses criam a Tesla dos morangos

3

Uma empresa japonesa está a vender uma embalagem de oito morangos a 50 dólares. São cultivados verticalmente, sem terra, dentro de um armazém.

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde os elementos minerais essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das plantas são fornecidos através de uma solução nutritiva que fornece todos os nutrientes que os vegetais necessitam.

Não é propriamente uma novidade, mas a técnica ainda é desconhecida de muitos. No Japão, nem tanto. Lá, um par de cientistas desenvolveu uma linhagem de morangos saborosos que estão a trazer à tona as capacidades da agricultura hidropónica vertical.

Hiroki Koga e Brendan Somerville são os criadores dos “Omakase”, que se tornaram a moda entre os chefs da cidade de Nova Iorque. Estes morangos são cultivados hidroponicamente, explica a Good News Network.

Os morangos são a cultura mais infestada de pesticidas no supermercado. Felizmente, encaixam como uma luva na agricultura hidropónica.

Nem tudo é um mar de rosas. Para produzir estes morangos é necessária uma quantidade exorbitante de trabalho, razão pela qual uma embalagem de oito morangos pode custar 50 dólares.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Oishii (@oishii.berry)

“A indústria de agricultura vertical tem muito potencial além das folhas verdes e nós tínhamos a confiança e a crença de que seríamos capazes de fazer isso”, disse Hiroki Koga, cofundador da Oishii, a empresa onde Hiroki Koga e Brendan Somerville trabalharam na sua criação.

A empresa alugou um armazém para a plantação vertical. As condições no armazém foram manipuladas para replicar o clima alpino japonês. Têm sensores que monitorizam os níveis de humidade, dióxido de carbono, temperatura e outros fatores. São enviados alertas para os telemóveis de Koga e Somerville se algo estiver errado.

Embora os omakase sejam demasiado caros para as prateleiras de supermercado, o plano da empresa é trazer outras culturas de morango japonesas. A Oishii quer ainda expandir para uvas e melões.

Mas um passo de cada vez. A equipa está, neste momento, relutante em expandir a sua linha de produtos sem a devida preparação. “Como a Tesla, estão a entrar num mercado com o produto mais caro e à espera de se diversificar a partir daí”, escreve a Good News Network.

  Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. 8 morangos 50 dolares… Se quiserem eu vendo 20 por 100 dólares e mais, gasto terra neles… tenho de mandar proposta…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.