Japonês “Miss Zombie” vence melhor filme do Fantasporto 2014

gomorrahizer / YouTube

-

O filme japonês “Miss Zombie”, de Hiroyuki Tanaka, foi distinguido com o grande prémio para melhor obra do Fantasporto deste ano, anunciou hoje a organização, que marcou a próxima edição para 27 de Fevereiro de 2015.

Em comunicado, a organização revelou que os premiados da 34.ª edição do festival, que termina no domingo no Rivoli Teatro Municipal, incluem também “Chimères”, de Olivier Beguin, que recebe o prémio especial do júri na secção de Cinema Fantástico, e os israelitas Aharon Keshales e Navot Papushado por melhor realização com “Big Bad Wolves”.

O título de melhor filme português a concurso foi atribuído a “José Combustão dos Porcos”, de José Magro, enquanto “Heavenly Shift”, de Márk Bodzsár, foi galardoado com o prémio de melhor obra a concurso na secção da Semana dos Realizadores.

O espanhol Alex de la Iglésia, conhecido do festival por vários dos seus anteriores filmes com destaque para “O dia da besta”, viu o mais recente trabalho, “Las Brujas de Zagarramurdi”, ser premiado na categoria de melhores efeitos especiais na secção de Cinema Fantástico e escolhido pelo público do festival.

“Love me”, de Maryna Gorbach e Mehmet Bahadir Er, foi distinguido com o prémio especial do júri na secção da Semana dos Realizadores, que escolheu o mexicano Carlos Cuáron, irmão do Alfonso Cuáron responsável por “Gravidade”, como melhor realizador por “Besos de Azucar”.

A organização do Festival Internacional de Cinema do Porto referiu que Hiroyuki Tanaka, também conhecido por Sabu, realizador do grande prémio desta edição, “é um velho conhecido do Fantasporto, tendo o seu primeiro filme, ‘Dangan Ranna’, sido um dos nomeados para Melhor Filme em 1996”, descrevendo “Miss Zombie” como “uma sátira social repleta de humor negro passada num Japão do futuro onde os zombies são ao mesmo tempo animais de estimação e animais doméstico”.

O Fantasporto termina este fim-de-semana, com o Baile dos Vampiros no Hard Club na noite de hoje e os filmes premiados a serem novamente exibidos ao longo de domingo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …