Japonês “Miss Zombie” vence melhor filme do Fantasporto 2014

gomorrahizer / YouTube

-

O filme japonês “Miss Zombie”, de Hiroyuki Tanaka, foi distinguido com o grande prémio para melhor obra do Fantasporto deste ano, anunciou hoje a organização, que marcou a próxima edição para 27 de Fevereiro de 2015.

Em comunicado, a organização revelou que os premiados da 34.ª edição do festival, que termina no domingo no Rivoli Teatro Municipal, incluem também “Chimères”, de Olivier Beguin, que recebe o prémio especial do júri na secção de Cinema Fantástico, e os israelitas Aharon Keshales e Navot Papushado por melhor realização com “Big Bad Wolves”.

O título de melhor filme português a concurso foi atribuído a “José Combustão dos Porcos”, de José Magro, enquanto “Heavenly Shift”, de Márk Bodzsár, foi galardoado com o prémio de melhor obra a concurso na secção da Semana dos Realizadores.

O espanhol Alex de la Iglésia, conhecido do festival por vários dos seus anteriores filmes com destaque para “O dia da besta”, viu o mais recente trabalho, “Las Brujas de Zagarramurdi”, ser premiado na categoria de melhores efeitos especiais na secção de Cinema Fantástico e escolhido pelo público do festival.

“Love me”, de Maryna Gorbach e Mehmet Bahadir Er, foi distinguido com o prémio especial do júri na secção da Semana dos Realizadores, que escolheu o mexicano Carlos Cuáron, irmão do Alfonso Cuáron responsável por “Gravidade”, como melhor realizador por “Besos de Azucar”.

A organização do Festival Internacional de Cinema do Porto referiu que Hiroyuki Tanaka, também conhecido por Sabu, realizador do grande prémio desta edição, “é um velho conhecido do Fantasporto, tendo o seu primeiro filme, ‘Dangan Ranna’, sido um dos nomeados para Melhor Filme em 1996”, descrevendo “Miss Zombie” como “uma sátira social repleta de humor negro passada num Japão do futuro onde os zombies são ao mesmo tempo animais de estimação e animais doméstico”.

O Fantasporto termina este fim-de-semana, com o Baile dos Vampiros no Hard Club na noite de hoje e os filmes premiados a serem novamente exibidos ao longo de domingo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …