O homem mais velho do mundo é agora um japonês de 112 anos

Guinness World Records

Yasutaro Koide, 112 anos, o homem mais velho do mundo

Yasutaro Koide, 112 anos, o homem mais velho do mundo

O japonês Yasutaro Koide, de 112 anos, foi reconhecido como o homem mais velho do mundo ainda vivo pelo Livro Guinness dos Recordes, informam os ‘media’ nipónicos.

Yasutaro Koide recebeu o reconhecimento após a morte em julho do também japonês Sakari Momoi, que o superava em termos de idade por aproximadamente um mês de diferença.

Yasutaro Koide, que nasceu a 13 de março de 1903, que trabalhou como alfaiate, passa atualmente os dias entre a sua casa e um centro diurno na cidade de Nagoya, no centro do Japão, para onde se mudou quando tinha 107 anos para estar mais perto da filha.

Apesar da avançada idade, Yasutaro Koide é capaz de andar sozinho em casa – embora utilize uma cadeira de rodas na maior parte do tempo -, não usa placa dentária e lê o jornal sem óculos, como destaca a organização Guinness World Records em comunicado.

O título de mulher mais longeva do mundo ainda viva pertencia à também japonesa Misao Okawa, até à sua morte a 1 de abril último, menos de um mês depois de ter cumprido 117 anos.

O recorde é atualmente ostentado por Susannah Mushatt Jones, uma mulher de 116 anos, residente em Brooklyn, Nova Iorque.

O Japão é, a seguir ao Mónaco, o país do mundo com a maior esperança média de vida, superior aos 80 anos em ambos os géneros.

Os mais velhos do Mundo e da História

Susannah Mushatt Jones é a pessoa viva mais velha do Mundo, mas a francesa Jeanne Calment é a pessoa que viveu mais tempo de que há registo: 122 anos entre fevereiro de 1875 e agosto de 1997.

A segunda pessoa mais velha de sempre, a americana Sarah Knauss, viveu entre 1880 e 1999 e morreu com 119 anos e 97 dias.

As 100 pessoas mais velhas da história viveram todas mais de 113 anos. Apenas 4 estão vivas, apenas 7 eram homens, 50 eram americanos, 20 japoneses e 2 eram portuguesas.

Maria de Jesus, nascida a 10 de setembro de 1893 em Vila Nova de Ourém e falecida a 2 de janeiro de 2009, em Tomar, foi a portuguesa mais velha da história. Viveu 115 anos e 124 dias.

Consta que Matusalém viveu muito mais tempo, mas os censos da altura apenas mantinham registos de primogénitos recém-nascidos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …