Japão teme desastre natural iminente devido a “triplo mau presságio” do mar

Os japoneses temem a chegada iminente de um desastre natural depois de terem sido encontrados nos últimos dez dias, na baía de Toyama, três peixes que vivem em águas profundas e cuja presença na costa é encarada como um prenúncio de terramotos e tsunamis.

De acordo com a Russia Today, dois dos três peixes foram encontrados na mesma costa, enquanto o outro espécime, que media mais de quatro metros de comprimento, ficou preso numa rede de pesca no porto de Imizu.

A espécie em causa, caracterizada por longos corpos em tons de prata e barbatanas vermelhas, é raramente vista na superfície, embora a lenda indique que o peixe-remo – conhecido no Japão como o “mensageiro do palácio do deus do mar” – sobe à superfície e lá permanece encalhado antes de um terramoto ocorrer.

Contudo, esta não é a primeira vez que esta espécie aparece em costas nipónicas. Antes do grande terramoto que abalou o Japão em 2011, cerca de 20 peixes desta espécie foram encontrados nas praias da região. O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas.

https://www.instagram.com/p/BtNTb8hFlQF/?utm_source=ig_embed

Os cientistas não chegaram ainda a um consenso sobre este mau presságio. Alguns especialistas defendem que não há uma ligação definitiva e direta entre o aparecimento dos peixes e terramotos, enquanto outros admite que é possível que estas espécies sintam a chegada de desastres naturais.

Kiyoshi Wadatsumi, sismólogo chinês, sublinha que os peixes de águas profundas são criaturas “muito sensíveis a movimentos irregulares” oriundos do fundo do mar. E, por este mesmo motivo, sustenta, é possível que na crença popular o seu aparecimento seja associado à iminência de uma catástrofe natural.

“Não há nenhuma evidência científica para a teoria de que os peixes-remos aparecem associados a grandes terramotos, mas não podemos negar essa possibilidade“, considerou Kazusa Saiba, diretor do Uozu Aquarium, no Japão, em declarações à CNN.

“Pode ser o aquecimento global que esteja a ter um impacto no peixe-remo ou outro qualquer motivo que não estejamos a perceber”, advertiu.

Esta espécie, também conhecida como “serpente do mar” já deu também à costa noutras regiões, como na Califórnia, nos Estados Unidos, ou no México.

Não são apenas os japoneses que associam o aparecimento de determinadas espécies marinhas em alto mar a presságios de desastres naturais. Em maio passado, uma criatura de grandes dimensões sem vida deu à costa numa praia das Filipinas, levando alguns locais a acreditar na chegada do Apocalipse.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As minhas desculpas (cá está o chato de novo),. mas seguramente não era isto que pretendiam escrever, certo? “O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas”.

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …