Japão teme desastre natural iminente devido a “triplo mau presságio” do mar

Os japoneses temem a chegada iminente de um desastre natural depois de terem sido encontrados nos últimos dez dias, na baía de Toyama, três peixes que vivem em águas profundas e cuja presença na costa é encarada como um prenúncio de terramotos e tsunamis.

De acordo com a Russia Today, dois dos três peixes foram encontrados na mesma costa, enquanto o outro espécime, que media mais de quatro metros de comprimento, ficou preso numa rede de pesca no porto de Imizu.

A espécie em causa, caracterizada por longos corpos em tons de prata e barbatanas vermelhas, é raramente vista na superfície, embora a lenda indique que o peixe-remo – conhecido no Japão como o “mensageiro do palácio do deus do mar” – sobe à superfície e lá permanece encalhado antes de um terramoto ocorrer.

Contudo, esta não é a primeira vez que esta espécie aparece em costas nipónicas. Antes do grande terramoto que abalou o Japão em 2011, cerca de 20 peixes desta espécie foram encontrados nas praias da região. O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas.

https://www.instagram.com/p/BtNTb8hFlQF/?utm_source=ig_embed

Os cientistas não chegaram ainda a um consenso sobre este mau presságio. Alguns especialistas defendem que não há uma ligação definitiva e direta entre o aparecimento dos peixes e terramotos, enquanto outros admite que é possível que estas espécies sintam a chegada de desastres naturais.

Kiyoshi Wadatsumi, sismólogo chinês, sublinha que os peixes de águas profundas são criaturas “muito sensíveis a movimentos irregulares” oriundos do fundo do mar. E, por este mesmo motivo, sustenta, é possível que na crença popular o seu aparecimento seja associado à iminência de uma catástrofe natural.

“Não há nenhuma evidência científica para a teoria de que os peixes-remos aparecem associados a grandes terramotos, mas não podemos negar essa possibilidade“, considerou Kazusa Saiba, diretor do Uozu Aquarium, no Japão, em declarações à CNN.

“Pode ser o aquecimento global que esteja a ter um impacto no peixe-remo ou outro qualquer motivo que não estejamos a perceber”, advertiu.

Esta espécie, também conhecida como “serpente do mar” já deu também à costa noutras regiões, como na Califórnia, nos Estados Unidos, ou no México.

Não são apenas os japoneses que associam o aparecimento de determinadas espécies marinhas em alto mar a presságios de desastres naturais. Em maio passado, uma criatura de grandes dimensões sem vida deu à costa numa praia das Filipinas, levando alguns locais a acreditar na chegada do Apocalipse.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As minhas desculpas (cá está o chato de novo),. mas seguramente não era isto que pretendiam escrever, certo? “O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas”.

RESPONDER

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …

Projeto do Chega sobre castração de pedófilos é "inconstitucional" (mas debate ainda é hipótese)

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu hoje, por maioria, que o projeto-lei do Chega sobre castração química não preenche os requisitos constitucionais para subir a plenário, mas remeteu a decisão do seu agendamento para o …

Velório de Laura Ferreira será reservado à família

O velório de Laura Ferreira, mulher do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que morreu na terça-feira, durante a noite, em Lisboa, será esta quarta-feira, no centro funerário de Cascais, disse à Lusa fonte próxima da família. A …