Japão teme desastre natural iminente devido a “triplo mau presságio” do mar

Os japoneses temem a chegada iminente de um desastre natural depois de terem sido encontrados nos últimos dez dias, na baía de Toyama, três peixes que vivem em águas profundas e cuja presença na costa é encarada como um prenúncio de terramotos e tsunamis.

De acordo com a Russia Today, dois dos três peixes foram encontrados na mesma costa, enquanto o outro espécime, que media mais de quatro metros de comprimento, ficou preso numa rede de pesca no porto de Imizu.

A espécie em causa, caracterizada por longos corpos em tons de prata e barbatanas vermelhas, é raramente vista na superfície, embora a lenda indique que o peixe-remo – conhecido no Japão como o “mensageiro do palácio do deus do mar” – sobe à superfície e lá permanece encalhado antes de um terramoto ocorrer.

Contudo, esta não é a primeira vez que esta espécie aparece em costas nipónicas. Antes do grande terramoto que abalou o Japão em 2011, cerca de 20 peixes desta espécie foram encontrados nas praias da região. O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas.

https://www.instagram.com/p/BtNTb8hFlQF/?utm_source=ig_embed

Os cientistas não chegaram ainda a um consenso sobre este mau presságio. Alguns especialistas defendem que não há uma ligação definitiva e direta entre o aparecimento dos peixes e terramotos, enquanto outros admite que é possível que estas espécies sintam a chegada de desastres naturais.

Kiyoshi Wadatsumi, sismólogo chinês, sublinha que os peixes de águas profundas são criaturas “muito sensíveis a movimentos irregulares” oriundos do fundo do mar. E, por este mesmo motivo, sustenta, é possível que na crença popular o seu aparecimento seja associado à iminência de uma catástrofe natural.

“Não há nenhuma evidência científica para a teoria de que os peixes-remos aparecem associados a grandes terramotos, mas não podemos negar essa possibilidade“, considerou Kazusa Saiba, diretor do Uozu Aquarium, no Japão, em declarações à CNN.

“Pode ser o aquecimento global que esteja a ter um impacto no peixe-remo ou outro qualquer motivo que não estejamos a perceber”, advertiu.

Esta espécie, também conhecida como “serpente do mar” já deu também à costa noutras regiões, como na Califórnia, nos Estados Unidos, ou no México.

Não são apenas os japoneses que associam o aparecimento de determinadas espécies marinhas em alto mar a presságios de desastres naturais. Em maio passado, uma criatura de grandes dimensões sem vida deu à costa numa praia das Filipinas, levando alguns locais a acreditar na chegada do Apocalipse.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As minhas desculpas (cá está o chato de novo),. mas seguramente não era isto que pretendiam escrever, certo? “O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas”.

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …