Japão teme desastre natural iminente devido a “triplo mau presságio” do mar

Os japoneses temem a chegada iminente de um desastre natural depois de terem sido encontrados nos últimos dez dias, na baía de Toyama, três peixes que vivem em águas profundas e cuja presença na costa é encarada como um prenúncio de terramotos e tsunamis.

De acordo com a Russia Today, dois dos três peixes foram encontrados na mesma costa, enquanto o outro espécime, que media mais de quatro metros de comprimento, ficou preso numa rede de pesca no porto de Imizu.

A espécie em causa, caracterizada por longos corpos em tons de prata e barbatanas vermelhas, é raramente vista na superfície, embora a lenda indique que o peixe-remo – conhecido no Japão como o “mensageiro do palácio do deus do mar” – sobe à superfície e lá permanece encalhado antes de um terramoto ocorrer.

Contudo, esta não é a primeira vez que esta espécie aparece em costas nipónicas. Antes do grande terramoto que abalou o Japão em 2011, cerca de 20 peixes desta espécie foram encontrados nas praias da região. O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas.

https://www.instagram.com/p/BtNTb8hFlQF/?utm_source=ig_embed

Os cientistas não chegaram ainda a um consenso sobre este mau presságio. Alguns especialistas defendem que não há uma ligação definitiva e direta entre o aparecimento dos peixes e terramotos, enquanto outros admite que é possível que estas espécies sintam a chegada de desastres naturais.

Kiyoshi Wadatsumi, sismólogo chinês, sublinha que os peixes de águas profundas são criaturas “muito sensíveis a movimentos irregulares” oriundos do fundo do mar. E, por este mesmo motivo, sustenta, é possível que na crença popular o seu aparecimento seja associado à iminência de uma catástrofe natural.

“Não há nenhuma evidência científica para a teoria de que os peixes-remos aparecem associados a grandes terramotos, mas não podemos negar essa possibilidade“, considerou Kazusa Saiba, diretor do Uozu Aquarium, no Japão, em declarações à CNN.

“Pode ser o aquecimento global que esteja a ter um impacto no peixe-remo ou outro qualquer motivo que não estejamos a perceber”, advertiu.

Esta espécie, também conhecida como “serpente do mar” já deu também à costa noutras regiões, como na Califórnia, nos Estados Unidos, ou no México.

Não são apenas os japoneses que associam o aparecimento de determinadas espécies marinhas em alto mar a presságios de desastres naturais. Em maio passado, uma criatura de grandes dimensões sem vida deu à costa numa praia das Filipinas, levando alguns locais a acreditar na chegada do Apocalipse.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As minhas desculpas (cá está o chato de novo),. mas seguramente não era isto que pretendiam escrever, certo? “O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas”.

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …