Japão teme desastre natural iminente devido a “triplo mau presságio” do mar

Os japoneses temem a chegada iminente de um desastre natural depois de terem sido encontrados nos últimos dez dias, na baía de Toyama, três peixes que vivem em águas profundas e cuja presença na costa é encarada como um prenúncio de terramotos e tsunamis.

De acordo com a Russia Today, dois dos três peixes foram encontrados na mesma costa, enquanto o outro espécime, que media mais de quatro metros de comprimento, ficou preso numa rede de pesca no porto de Imizu.

A espécie em causa, caracterizada por longos corpos em tons de prata e barbatanas vermelhas, é raramente vista na superfície, embora a lenda indique que o peixe-remo – conhecido no Japão como o “mensageiro do palácio do deus do mar” – sobe à superfície e lá permanece encalhado antes de um terramoto ocorrer.

Contudo, esta não é a primeira vez que esta espécie aparece em costas nipónicas. Antes do grande terramoto que abalou o Japão em 2011, cerca de 20 peixes desta espécie foram encontrados nas praias da região. O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas.

https://www.instagram.com/p/BtNTb8hFlQF/?utm_source=ig_embed

Os cientistas não chegaram ainda a um consenso sobre este mau presságio. Alguns especialistas defendem que não há uma ligação definitiva e direta entre o aparecimento dos peixes e terramotos, enquanto outros admite que é possível que estas espécies sintam a chegada de desastres naturais.

Kiyoshi Wadatsumi, sismólogo chinês, sublinha que os peixes de águas profundas são criaturas “muito sensíveis a movimentos irregulares” oriundos do fundo do mar. E, por este mesmo motivo, sustenta, é possível que na crença popular o seu aparecimento seja associado à iminência de uma catástrofe natural.

“Não há nenhuma evidência científica para a teoria de que os peixes-remos aparecem associados a grandes terramotos, mas não podemos negar essa possibilidade“, considerou Kazusa Saiba, diretor do Uozu Aquarium, no Japão, em declarações à CNN.

“Pode ser o aquecimento global que esteja a ter um impacto no peixe-remo ou outro qualquer motivo que não estejamos a perceber”, advertiu.

Esta espécie, também conhecida como “serpente do mar” já deu também à costa noutras regiões, como na Califórnia, nos Estados Unidos, ou no México.

Não são apenas os japoneses que associam o aparecimento de determinadas espécies marinhas em alto mar a presságios de desastres naturais. Em maio passado, uma criatura de grandes dimensões sem vida deu à costa numa praia das Filipinas, levando alguns locais a acreditar na chegada do Apocalipse.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As minhas desculpas (cá está o chato de novo),. mas seguramente não era isto que pretendiam escrever, certo? “O sismo acabou por originar um tsunami que fez mais de 19.000 mil pessoas”.

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …