Japão tem quase 59 mil pessoas com mais de 100 anos, a maioria mulheres

O Japão conta com quase 59 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos, das quais 87% mulheres, indicam dados oficiais hoje divulgados.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão, até 1 de setembro, ascendia a 58.820 o total de japoneses centenários, mais 4.423 do que os registados em igual período do ano passado, ocupando uma proporção de 46,21 por cada 100 mil habitantes.

As mulheres continuam a ser, de longe, as que vivem mais no Japão: existem mais de 51.000 japonesas com idade igual ou superior a 100 anos – 87,1 % do total –, as quais contam com uma esperança média de vida de 86,61 anos, a mais elevada do mundo.

Os dados divulgados resultam de uma estimativa feita a partir dos dados de registo de residentes, a propósito da celebração, na próxima segunda-feira, dia 15, do Dia do Respeito pelos Idosos, festa nacional num país, cuja população é a mais envelhecida do mundo.

O número de centenários tem aumentado de forma significativa nas últimas cinco décadas, já que em 1963, quando foi efetuado o primeiro estudo, os japoneses com mais de 100 anos eram apenas 153.

Em 1998, esse número atingiu, pela primeira vez, a barreira dos 10 mil, alcançando, de forma surpreendente, os 30 mil em 2007 até superar os 50 mil cinco anos mais tarde e os 54 mil em 2013, segundo dados facultados pelo Ministério da Saúde.

O envelhecimento da população figura como um dos grandes desafios para o Japão, dado que se calcula que cerca de 40% dos seus cidadãos tenha mais de 65 anos em 2060.

O crescente número de idosos traduz-se num cenário difícil para o sistema de segurança social da terceira economia mundial, a qual deverá ser capaz de garantir a resistência do seu sistema de cuidados de saúde e do de pensões antes da queda da idade produtiva.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …