Japão tem quase 59 mil pessoas com mais de 100 anos, a maioria mulheres

O Japão conta com quase 59 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos, das quais 87% mulheres, indicam dados oficiais hoje divulgados.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão, até 1 de setembro, ascendia a 58.820 o total de japoneses centenários, mais 4.423 do que os registados em igual período do ano passado, ocupando uma proporção de 46,21 por cada 100 mil habitantes.

As mulheres continuam a ser, de longe, as que vivem mais no Japão: existem mais de 51.000 japonesas com idade igual ou superior a 100 anos – 87,1 % do total –, as quais contam com uma esperança média de vida de 86,61 anos, a mais elevada do mundo.

Os dados divulgados resultam de uma estimativa feita a partir dos dados de registo de residentes, a propósito da celebração, na próxima segunda-feira, dia 15, do Dia do Respeito pelos Idosos, festa nacional num país, cuja população é a mais envelhecida do mundo.

O número de centenários tem aumentado de forma significativa nas últimas cinco décadas, já que em 1963, quando foi efetuado o primeiro estudo, os japoneses com mais de 100 anos eram apenas 153.

Em 1998, esse número atingiu, pela primeira vez, a barreira dos 10 mil, alcançando, de forma surpreendente, os 30 mil em 2007 até superar os 50 mil cinco anos mais tarde e os 54 mil em 2013, segundo dados facultados pelo Ministério da Saúde.

O envelhecimento da população figura como um dos grandes desafios para o Japão, dado que se calcula que cerca de 40% dos seus cidadãos tenha mais de 65 anos em 2060.

O crescente número de idosos traduz-se num cenário difícil para o sistema de segurança social da terceira economia mundial, a qual deverá ser capaz de garantir a resistência do seu sistema de cuidados de saúde e do de pensões antes da queda da idade produtiva.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …

Primeira linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas já esgotou

A primeira linha de crédito criada pelo Governo para apoiar empresas, no âmbito da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, já esgotou. De acordo com o semanário Expresso, já não estão a ser aceites candidaturas para …

Recém-nascidos vão poder ser registados pela Internet

O registo de recém-nascidos vai poder ser feito através da plataforma digital dos Serviços da Justiça, de modo a evitar as saídas de casa. Os balcões "Nascer Cidadãos", que garantiam o registo de bebés após o …

Quase 30% dos brasileiros diz não fazer isolamento social

Quase um terço dos brasileiros não faz isolamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, segundo uma sondagem divulgada pelo Instituto Datafolha. De acordo com os inquéritos feitos pelo Instituto …

Sindicato dos magistrados do MP quer legislação para dispensa de autópsias

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) defende a criação de uma legislação temporária para a dispensa de autópsias médico-legais durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o Observador, numa carta aberta enviada à …

Rússia nega "categoricamente" subornos na atribuição do Mundial 2018

Esta terça-feira, Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que o Mundial 2018 de futebol foi atribuído pela FIFA de “forma absolutamente legal”. A Presidência russa negou “categoricamente”, esta terça-feira, a existência de qualquer tipo de subornos …

Na Nova Zelândia, nem a covid-19 vai parar o Coelho da Páscoa. É um "trabalhador essencial"

Este ano, na Nova Zelândia, nem a covid-19 vai parar o Coelho da Páscoa. Esta segunda-feira, Jacinda Ardern, primeira-ministra do país, classificou o famoso coelho como um "trabalhador essencial". Segundo a primeira ministra neozelandesa, o Coelho …

Assassino do jornalista eslovaco Jan Kuciak condenado a 23 anos de prisão

Um tribunal eslovaco condenou na segunda-feira a 23 anos de prisão o assassino do jornalista Jan Kuciak, que investigava as relações entre o crime organizado e o poder. O repórter foi morto a tiro em …

"Não compreendo que Rui Pinto esteja preso, enquanto os agentes do SEF estão em casa"

Ana Gomes fez uma comparação entre a detenção do hacker português Rui Pinto e o facto de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), suspeitos de agredir um cidadão ucraniano até à morte, estarem …