/

Japão quer terminar (finalmente) 2ª Guerra Mundial com a Rússia

2

Jim O'Connell

O governo japonês espera assinar esta semana o tratado de paz com a Rússia que coloca formalmente um fim à 2ª Guerra Mundial.

“Na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países de 15 de abril, haverá discussão de concluir o tratado de paz na base da resolução mutualmente aceitável”, anunciou o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga.

O Japão e a Rússia nunca assinaram um acordo de paz permanente depois da 2ª Guerra Mundial por causa das divergências sobre a soberania de quatro ilhas – Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai – que a Rússia considera as Ilhas Curilas do Sul e o Japão denomina Territórios do Norte.

Esta terça-feira, o chanceler japonês Fumio Kishida disse que, na sua interpretação, “o problema do tratado de paz não é nada mais do que a questão dos territórios do Norte”

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, disse ontem que o tratado de paz entre a Rússia e o Japão não pode ser reduzido às disputas territoriais, já que em 1956 as partes assinaram uma declaração conjunta em que os países recusaram reclamações territoriais.

No entanto, essa disputa territorial continua a existir ainda hoje: o Japão reivindica as quatro ilhas russas do Arquipélago das Curilas, citando o Tratado Bilateral sobre o Comércio e Fronteiras assinado com Moscovo em 1855, enquanto a Rússia alega que as ilhas foram integradas na União Soviética na sequência da 2ª Guerra Mundial.

Agência Brasil

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.