Japão presta “eternas condolências” a americanos mortos na II Guerra

Jim Lo Scalzo / EPA

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, dirige-se a uma sessão conjunta das duas câmaras do parlamento norte-americano, o Senado e o Congresso.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, dirige-se a uma sessão conjunta das duas câmaras do parlamento norte-americano, o Senado e o Congresso.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, o primeiro chefe de Governo do Japão a dirigir-se ao Congresso dos Estados Unidos, apresentou esta quarta-feira “eternas condolências” pelos cidadãos norte-americanos que o seu país matou durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o objetivo de aprofundar as relações com os Estados Unidos após uma controvérsia sobre os seus pontos de vista acerca da Segunda Guerra, Shinzo Abe falou aos congressistas em inglês, destacou os fortes laços entre as duas nações nascidos dos escombros de batalhas brutais como Pearl Harbor e Iwo Jima e apresentou um sentido pedido de desculpas pelas ações do Japão.

“Em nome do Japão e do povo japonês, apresento com profundo respeito as minhas eternas condolências pelas almas de todos os norte-americanos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial”, declarou, desencadeando o aplauso dos congressistas.

Pouco antes de chegar ao Capitólio, Abe depôs simbolicamente uma coroa de flores num memorial daquele conflito que se estima ter matado 400.000 norte-americanos.

“As batalhas registadas no memorial vieram-me à mente, e refleti sobre os sonhos perdidos e futuros perdidos desses jovens norte-americanos”, afirmou.

A história é dura, o que está feito não pode ser desfeito. Com profundo arrependimento no coração, fiquei ali algum tempo de pé, rezando em silêncio”, disse Abe.

Mas foram as ações do Japão na Ásia durante aquela guerra que ameaçaram ensombrar o seu histórico discurso: no Congresso, o primeiro-ministro nipónico viu-se confrontado com a presença de Lee Yong-Soo, de 87 anos, uma das cerca de 200.000 mulheres asiáticas submetidas a escravatura sexual pelas tropas japonesas ocupantes.

Yong-Soo foi convidada pelo congressista Mike Honda, um dos muitos que acusam Abe de minimizar qualquer papel oficial do país ou das suas Forças Armadas.

Abe expressou “profundos remorsos” pelas ações do Japão nas nações asiáticas vizinhas, mas ficou aquém de um verdadeiro pedido de desculpas exigido por muitos.

“Depois da guerra, iniciámos o nosso caminho carregando sentimentos de profundo remorso por causa da guerra”, sustentou na reunião conjunta das duas câmaras do parlamento norte-americano, o Senado e Câmara dos Representantes.

As nossas ações causaram sofrimento aos povos dos países asiáticos. Não devemos ignorar isso”, defendeu.

Isso enfureceu alguns no Congresso, incluindo Honda, que considerou “chocante e vergonhoso” que Abe “continue a iludir a responsabilidade do seu Governo pelas sistemáticas atrocidades perpetradas pelo Exército Imperial Japonês”.

Os mesmos representantes deverão dar ao Presidente, Barack Obama, autoridade para assinar um vasto acordo de comércio no Pacífico que inclui o Japão, os Estados Unidos e outros 10 países.

O chefe do executivo japonês apostou nesse pacto, que conta com a oposição da esquerda do espetro político.

O acordo, que Abre considerou “mais do que uma ferramenta económica“, vai “muito além de simples vantagens económicas. É também relativo à nossa segurança. A longo prazo, o seu valor estratégico é enorme. Nunca devemos esquecer-nos disso”, referiu.

“Podemos espalhar os nossos valores comuns por todo o mundo e fazer com que criem raízes: o Estado de Direito, a democracia e a liberdade”, disse o primeiro-ministro nipónico.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Cambada de hipócritas e cínicos. E os milhões de civis inocentes mortos que as duas bombas nucleares causaram, não merecem as eternas condolências dos EUA????? Ninguém tem duvidas que estas bombas levaram a um fim mais rápido da WWII, mas não deixou de ser um assassinato em massa de civis inocentes.

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …