Jogos Olímpicos 2020 vão ser adiados para 2021

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, propôs ao Comité Olímpico Internacional (COI) o adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020 que deviam realizar-se em Tóquio, devido à pandemia da Covid-19. O presidente do COI, Thomas Bach, concordou “100%”.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro japonês, como adianta o The New York Times.

A televisão pública japonesa NHK avançou em primeira mão que a proposta esteve em discussão na conversa por video-conferência entre o primeiro-ministro japonês e o líder do COI.

No domingo, o COI anunciou que ia deliberar num período de quatro semanas sobre a realização dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que deveriam decorrer entre 24 de Julho e 9 de Agosto. A pandemia da Covid-19 colocou o adiamento na agenda, mas não o cancelamento.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro japonês admitiu pela primeira vez que a decisão de adiar poderia “ser inevitável“, reconhecendo que “a prioridade são os atletas”.

O Canadá e a Austrália já anunciaram que, caso os Jogos se realizem nas datas previstas, os seus atletas não deverão participar.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu na segunda-feira firmeza e rapidez no anúncio de uma solução de adiamento dos Jogos Olímpicos, numa carta enviada ao presidente do COI.

Maioria dos atletas portugueses quer adiamento

A maioria dos atletas portugueses integrados no projecto do COP para Tóquio 2020 quer o adiamento dos Jogos, revela um questionário divulgado pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).

Segundo os resultados do inquérito, enviado aos 89 atletas do Projecto Tóquio2020, 74, 89% querem o adiamento dos Jogos, com cerca de dois terços do universo total a pretender que o evento passe para 2021.

Os resultados foram enviados à Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional, pode ler-se num comunicado assinado pelo presidente da CAO, João Rodrigues.

“Por outro lado, 82% dos atletas consideram que, a manterem-se as datas actuais, os Jogos Olímpicos não seriam justos do ponto de vista desportivo”, acrescenta a nota.

Neste momento, e com as medidas de contenção em vigor em Portugal e em vários outros países, “apenas 42% considera ter as condições mínimas para treinar, embora sem a exigência que a preparação olímpica obriga”.

O adiamento é também apoiado pelo Comité Paralímpico de Portugal.

Vários outros organismos internacionais se têm pronunciado sobre a mudança das datas previstas para a competição na capital japonesa, entre elas a Federação Internacional de Atletismo, a ‘World Athletics’, mas também os comités olímpicos de Brasil, Espanha, Estados Unidos, Noruega e Polónia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …