/

Japão fica sem batatas fritas devido aos tufões que atingiram o país

2

Doing / Flickr

A Calbee é a principal marca japonesa de batatas fritas

A Calbee é a principal marca japonesa de batatas fritas

Uma crise de escassez de batatas fritas no Japão, produto cujo preço sofreu fortes aumentos e desapareceu das prateleiras dos supermercados, demonstrou o férreo protecionismo que o país exerce sobre os seus produtos agrícolas.

Um pacote de batatas com sabor a pizza do principal produtor no Japão, a Calbee, era vendida hoje, quase um mês depois de começar a escassez destes tubérculos, a 3.000 ienes – cerca de 25 euros – no site de leilões Yahoo Japan, quando o seu preço habitual é inferior a 200 ienes – 1,70 euro.

A companhia, que detém mais de metade da parcela de mercado no arquipélago japonês, anunciou no dia 10 de abril uma suspensão da produção desta e de outras 14 variedades de batatas fritas – sem data de reatamento – devido à escassa colheita do outono passado no norte do arquipélago, atingido por vários tufões durante 2016.

Além dos problemas climatéricos, somam-se as dúvidas dos agricultores de cultivar o tubérculo específico para a produção das batatas fritas, diferente das batatas de mesa, que são plantadas na sua maioria na ilha de Hokkaido.

Em 2014 e 2015 aconteceu uma situação parecida, quando a queda da produção de leite na mesma região levou a um período de escassez de manteiga.

O mercado no Japão é muito protecionista e impõe barreiras à entrada de produtos agrícolas de outros países. Por isso, as companhias que produzem batatas fritas têm muitas dificuldades quanto à importação de batatas frescas pelo sistema de inspeção vegetal e de quarentena, dependente do Ministério e Agricultura, Pesca e Alimentos.

Tóquio argumenta que batatas frescas sujas podem introduzir pragas e representam um risco para as quintas japonesas. O Japão só começou a importar batatas em 2006, devido à insistência dos Estados Unidos, um dos principais exportadores do tubérculo.

// EFE

2 Comments

  1. Estes japoneses são mesmo manhosos!…
    Vendem os seus produtos por todo o mundo mas depois dificultam ao máximo a entrada de produtos importados no seu país!
    Emigrantes por lá também são raros, principalmente asiáticos, pois eles tratam-os com desprezo!!
    Enfim…

  2. É por causa de notícias insólitas como esta que o ZAP ainda está autorizado a mandar noticias para o meu email .
    Nem sei como é que eles vão descobrir coisas destas eheheheh .
    Mas a mais engraçada de todas foi a da discoteca espanhola que pagava 100€ às mulheres que entrassem na discoteca sem cuecas e ainda lhes dava bebida grátis , ehehehehe .

    https://zap.aeiou.pt/barcelona-vai-processar-discoteca-da-100-euros-mulheres-entrem-sem-cuecas-150377

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.